A TecnoSpeed está há 14 anos no mercado de software, fortalecendo o desenvolvedor nacional, inovando e compartilhando conhecimento. Conheça nossas experiências e estratégias adotadas ao longo dessa trajetória pelas palavras do nosso CEO, Erike Almeida.
Para constituir uma empresa, nós vemos nos livros e conceitos, que é necessário ter um propósito, a empresa é criada para fazer algo pela sociedade. E esse propósito nós tínhamos em 2005, quando a TecnoSpeed começou: apoiar o desenvolvedor de software, oferecendo soluções para torná-lo mais competitivo.
Agora, como criar uma empresa que vai se diferenciar nesse mercado? Como ter sucesso? Depois de 14 anos de trajetória e muitos desafios, eu, Erike Almeida, CEO da TecnoSpeed, posso compartilhar um pouco de como nós conseguimos fazer isso.
Os primeiros passos
As estatísticas afirmavam que a grande maioria das empresas fechavam as portas em até dois anos e que a solução era ter um planejamento estratégico e um diferencial competitivo.
Nós estávamos fazendo software, nossa empresa era no interior e a nossa missão era vender para o Brasil todo usando um modelo de atendimento e implantação totalmente online e remoto. Só isso já representava um grande pioneirismo da nossa parte naquela época, afinal, as empresas de software ainda dependiam muito do físico e a venda pela internet ainda não era como é hoje.
Durante os primeiros 3 anos de TecnoSpeed passamos por grandes dificuldades financeiras e tivemos que mudar (e muito) nossos produtos e nossa forma de desenvolvimento. Tivemos que aprender a vender soluções e não somente criar produtos. E esse modelo de negócio demandava estratégia e relevância.
Como construir relevância?
Então, apesar de já termos a inovação em nossa essência, ela também veio acompanhada de vários desafios. Como sobreviver sendo uma empresa pequena em um mercado tão competitivo? Como reter funcionários e ao mesmo tempo brigar com as grandes empresas e multinacionais? Como abrir o nosso espaço?
Seja referência
E foi com isso em mente que estruturamos nossa estratégia de entrada no mercado: usar o marketing de conteúdo e as redes sociais para construir o nosso nome, nos tornarmos referência e conquistar, pouco a pouco, um lugar relevante no mercado.
Parece básico hoje, mas de novo, os tempos eram outros. Trabalhamos, no começo, com o Google Adwords e logo passamos a alimentar também o nosso querido blog. Com isso, conseguimos divulgar nossos produtos, disseminar conhecimento e sermos reconhecidos como autoridade.
O poder dos valores internos
A velocidade sempre esteve em nosso DNA e se reflete na capacidade que temos de inovar, abrindo e mostrando caminhos para os nossos clientes. Ela nos deixa um passo à frente dos concorrentes, mas não é suficiente para nos manter consistentes no mercado por muito tempo.
Por isso, ao longo de 14 anos a gente criou e aperfeiçoou o que chamamos de molho especial. Ele traduz a forma como procuramos fazer as coisas, os valores que estão enraizados em nossa cultura e podem ser percebidos em nossas soluções, serviços, produtos e parcerias. E ao contrário do que você pode pensar, nossos ingredientes não são secretos, vou te contar:
-
Proatividade
Este ingrediente potencializa o sabor do nosso molho especial, pois nos faz ir além do óbvio. Entregamos mais do que softwares: levamos aos nossos parceiros e clientes formas de inovar, ganhar mercado e atrair novas fontes de receita.
E com isso conseguimos deixar de ser “apenas” fornecedores e passamos a ser uma empresa proativa, que conhece as dores dos clientes e oferece soluções cada vez mais assertivas.
-
Colaboração
Outro valor é a colaboração, um objetivo que nos preocupamos em compartilhar todos os dias! Temos como missão desenvolver soluções que tornem o mercado das Software Houses mais competitivo e relevante. Mas como atingir essa meta?
A resposta começa com a colaboração, apenas um time alinhado e consciente sobre a importância de cada membro para desenvolver um software de qualidade, entenderá os motivos que tornam a contribuição entre as pessoas um valor fundamental.
Colaboração é a nossa atividade diária!
-
Conhecimento
Além do espírito colaborativo, temos o ingrediente do conhecimento, que incrementa o nosso relacionamento interno e com os clientes.
Acreditamos que quando compartilhamos nossas experiências, acertos e erros somos capazes de influenciar outras pessoas e negócios, gerando uma cultura de crescimento e sucesso conjunto.
-
Confiança
Por último, a confiança foi um tempero que sempre esteve ali, mas que precisava ser reforçado. Internamente, ela é como se fosse o nosso DNA. Para nós é essencial que os colaboradores possam ter autonomia para executar da melhor forma possível suas demandas.
Além disso, ao oferecer uma solução para um mercado “nichado”, como o das software houses, é preciso ganhar a confiança dos seus clientes e manter relações verdadeiras com eles.
E a junção de tudo isso cria o molho especial da TecnoSpeed, que nos permite ter mais rapidez, credibilidade e excelência no mercado em que atuamos. Temos plena certeza de que ele realmente se tornou um diferencial competitivo da empresa e continuará sendo o combustível do sucesso para muitos e muitos anos.
Queremos compartilhar!
Participar de prêmios e ações de reconhecimento é extremamente necessário. Trabalhar a nível de excelência não é fácil, e é justamente por isso que precisamos divulgar nossas conquistas. Veja alguns prêmios e certificações que que conquistamos ao longo desses anos.
GPTW
Todos os prêmios são especiais, mas estar no ranking do GPTW (Great Place to Work) tem um sabor especial. Esse ranking mundial reúne as melhores empresas para se trabalhar, avaliando instituições que são referência quando o assunto é prazer e bem-estar no trabalho para seus colaboradores.
Nosso primeiro prêmio foi alcançado em 2017, quando levamos a 2ª posição no ranking que avaliou as melhores pequenas empresas para se trabalhar em T.I. no Brasil. Também fomos eleitos a melhor pequena empresa para se trabalhar no Paraná por dois anos consecutivos.
Em 2018, passamos para a categoria de médias empresas, já que tínhamos ultrapassado o marco de 100 colaboradores. Nesse ano, a TecnoSpeed foi escolhida como a 4ª melhor empresa de T.I. para se trabalhar no Brasil.
Já em 2019, alcançamos o 11º lugar entre as melhores médias empresas para se trabalhar no Brasil. Sim, dessa vez não apenas na área de T.I., a competição aqui era muito mais acirrada.
O prêmio mais recente foi em junho de 2020, quando alçamos voos mais altos e chegamos ao ranking latino. A TecnoSpeed foi eleita uma das 50 melhores empresas para se trabalhar na América Latina, na categoria de pequenas e médias empresas.
CMMI
No ano de 2018, recebemos a certificação internacional CMMI for Services (CMMI-SVC) de Nível 3. A sigla, que significa Capability Maturity Model Integration e pode ser traduzida como Modelo Integrado de Maturidade em Capacitação, representa um modelo que visa ajudar empresas a alcançarem excelência em todos seus processos. Hoje, a TecnoSpeed é a única empresa de capital totalmente brasileiro com essa certificação em todo o território nacional.
Invista em talentos
Esses prêmios não teriam sido possíveis sem todas as pessoas que passaram pelo nosso caminho, desde parceiros até colaboradores. Conseguir atrair talentos não é uma tarefa fácil, mas trabalhamos incansavelmente para reter esses talentos e fazemos isso investindo nessas pessoas, sempre promovendo o que há de melhor em capacitação para que nossos colaboradores se tornem profissionais cada vez mais incríveis. Cada colaborador está aqui por um motivo e eles sabem disso, a TecnoSpeed é o que é hoje graças a essas pessoas.
Prêmio de inovação
Em 2019, alcançamos também o Prêmio Nacional de Inovação na categoria Inovação em Marketing entre as médias empresas. Foi um marco bastante importante por alguns motivos, um deles é o fato de sermos uma empresa de tecnologia que venceu um prêmio na área do marketing, o que valida os nossos esforços estratégicos neste setor.
Oportunidades dentro do seu negócio
Inovar, em muitos casos, significa trazer ideias e/ou produtos externos que possuem grande potencial para trazer ótimos resultados. Porém, desenvolvedor, muitas vezes o que você procura pode estar dentro da sua Software House.
Isso aconteceu conosco, com o TecnoSpeed Academy! O Marcelo Pizani (TecnoSpeed Academy) identificou uma oportunidade de capacitar a nossa rede com o know-how que adquirimos ao longo desses 14 anos. Hoje oferecemos cursos de ERP, tributação, gestão e muitos outros.
A software house, sem dúvidas, é um local vetor de inovação. Veja como se desenvolveu a ideia, no vídeo abaixo:
Obrigado
Colhemos excelentes resultados nestes últimos anos, frutos de muito trabalho e esforço de todos os nossos colaboradores, parceiros e, claro, da confiança de nossos clientes. Deixamos aqui o nosso muito obrigado por esses 14 anos e estamos confiantes para os próximos desafios e conquistas que virão em breve!