As software houses têm muito a ganhar com a oferta de certificado digital aos seus clientes. Conheça melhor o histórico e o potencial desse recurso!
O ano de 2023 foi decisivo para o mercado de Certificado Digital. Muitas mudanças importantes e significativas foram anunciadas pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e, até mesmo, começaram a ser implementadas.
Contudo, antes de começar a entender o que vem por aí, é fundamental conhecer o contexto dessas novidades, a trajetória dessa tecnologia no Brasil e no mundo nos últimos anos, bem como o potencial e ganhos que ela representa para os negócios, inclusive o seu.
Acompanhe a leitura para ficar por dentro dos conceitos e destaques do universo das certificações até aqui e ter uma base sólida para entender, se adaptar e explorar da melhor forma as alterações que estão chegando!
O certificado digital nas software houses
Certificado digital é uma tecnologia não exatamente nova — surgiu lá em 2001 com a Medida Provisória Nº 2.200-2 —, mas inovadora e que atende diversas demandas da atualidade.
Uma certificação é sinônimo de agilidade, praticidade, economia e eficiência para os negócios, além de alinhamento com as tendências e necessidades do mundo digital e globalizado em que vivemos.
A digitalização já chegou e ficou, e a tecnologia é a solução para que a adaptação a essa realidade seja o mais fluida e oportuna possível.
Software houses sabem muito bem disso e trabalham justamente nessa direção, levando soluções para os processos, rotinas e dores dos empresários e empresas.
Desse modo, pensar o certificado nas software houses é quase que natural; uma conexão lógica e capaz de beneficiar todos os lados envolvidos, em um verdadeiro ecossistema de otimização e expansão.
E é por isso que nós da TecnoSpeed investimos nesse nicho e te incentivamos a fazer o mesmo!
Necessidade do mercado tech
O certificado digital se tornou uma necessidade do mercado tech à medida que mais usuários estavam conectados à internet e mais negócios estavam atuando no meio digital.
Esse contato virtual criou a demanda por recursos que pudessem identificar pessoas (físicas ou jurídicas) através da tela, garantir a autenticidade e integridade de operações eletrônicas — compras, contratos, solicitações, declarações, transferências.
O que já era forte se tornou o “novo normal” com a pandemia do Coronavírus em 2020 e, então, regra nos anos que se seguiram. Hoje, é difícil encontrar negócios e pessoas que não tenham uma presença, ainda que mínima, no digital.
Home office, nômades digitais, e-commerces, documentos fiscais eletrônicos, eSocial… diversos processos e dinâmicas migraram para o online. Somos o 5º país com mais usuários de internet no mundo e são mais de 165 milhões de brasileiros conectados.
Com isso, o certificado digital passou a ser um item obrigatório para as empresas assinarem documentos, cumprirem rotinas fiscais e contábeis, realizarem consultas e acessarem serviços públicos. E, por esses motivos, um investimento importante para software houses.
Webinar: O Boom do Certificado Digital
Se você quer se adequar a essa necessidade do mercado tech, é hora de levar o certificado digital para a sua software house. A boa notícia é que você está no lugar certo para tirar esse projeto do papel e assistir o nosso webinar O Boom do Certificado Digital é o primeiro passo perfeito para isso.
Nele, Fausto Sperandio, do TecnoSign, repassa desde o conceito, estrutura e principais aplicações dos certificados digitais no Brasil; e explica com detalhes as tecnologias de segurança integradas às certificações e o histórico de crescimento desse mercado de 2020 a 2023.
Alerta de spoiler: a curva de crescimento do certificado digital é exponencial — uma média de 17% a.a — e ainda tem muito espaço para crescer, tanto nacionalmente quanto no globo. Segundo estimativas internas do TecnoSign, o mercado de certificações brasileiro só atingiu 21,4% do seu potencial até então.
Ou seja, estamos no início dessa trajetória e já é surpreendente o sucesso e o volume de ganhos que o certificado digital trouxe para o cenário nacional. Imagine quando atingirmos o potencial máximo? E todas as oportunidades que existem durante essa jornada?
Os dados mais recentes do ITI em Números (consulta em janeiro/2024), somam mais de 12.2 milhões de certificados digitais ativos; o ano de 2023 foi fechado com quase 9 milhões de emissões e a expectativa é superar a marca dos 10 milhões de certificados em 2024.
Então, não deixe de conferir todos os números, motivos e dicas para absorver mais essa demanda dos seus clientes pessoa física e pessoa jurídica, e começar a oferecer certificado digital na sua software house. Dê o play no nosso webinar:
Certificado digital no ERP
Caso queira já partir para a prática e não perder tempo para fazer esse investimento tão rico em oportunidades, conte com a gente!
Nós temos anos de experiência neste mercado, um time de especialistas para te dar todo o suporte necessário e propostas e soluções pensadas especificamente para negócios de tecnologia e sistemas ERP como o seu.
Além disso, estamos vinculados à maior Autoridade Certificadora do país e somos uma Autoridade de Registro reconhecida pela ICP-Brasil. Ou seja, você não vai encontrar um parceiro melhor!
Avanços futuros
Agora que você já entendeu a importância do certificado digital para as software houses e tem na mão um conteúdo e uma oportunidade de parceria para entrar para este mercado com o pé direito, que tal falarmos das tais novidades que estão chegando para revolucionar o cenário das certificações?
Assim, não vai faltar nada para você se dar bem nessa nova empreitada do seu negócio!
Em setembro de 2023, aconteceu o 20º Fórum de Certificação Digital – CertForum e nele foram anunciadas algumas mudanças como a transição da identidade em papel para a CIN — Carteira de Identificação Nacional; a extinção dos certificados A1, A2, S1, S2, S3 e S4; e a implementação do Selo Eletrônico e da AR Eletrônica.
Nos artigos linkados você encontra mais informações sobre cada uma dessas novidades, mas é importante destacar que as alterações serão realizadas de forma gradual e programada, para que todos possam se adaptar sem grandes problemas.
E, claro, você sempre pode contar com o nosso blog e demais canais de comunicação para se manter bem informado sobre esses avanços futuros do certificado digital!