Veja como essa metodologia é capaz de facilitar a gerência de projetos da sua empresa e conheça seus principais benefícios.
O termo projeto pode ser definido como um esforço temporário realizado para criar um serviço, produto ou resultado exclusivo.
A gerência de projetos, entretanto, não deve ser fundamentada em práticas intuitivas. Mas em uma série de técnicas, habilidades, conhecimentos e ferramentas específicas para seu desenvolvimento.
O PM Canvas, por exemplo, facilita sua articulação estratégica, sendo fundamental para levantar todas as informações necessárias para o andamento do seu projeto.
Se preferir, assista a versão em vídeo, apresentado por Rodrigo Ramalho e Fábio Rogério!
O que é PM Canvas?
Também conhecido como Project Model Canvas, o PM Canvas é uma metodologia inovadora que se utiliza de conceitos visuais e uma estrutura lógica para o desenvolvimento de um projeto.
Ele permite uma visualização mais simples e estruturada de todas as exigências necessárias para sua evolução, promovendo uma reflexão antes mesmo do início da sua execução.
Essa ferramenta de gerência de projetos é organizada em blocos de perguntas que trazem consigo pontos estratégicos que facilitam a mensuração do que precisa ser desenvolvido neste processo.
Reflexões promovidas por essa ferramenta
Entre os aspectos analisados pelo PM Canvas, temos:
Por que estou fazendo este projeto?
Na gerência de projetos, essa é uma pergunta que engloba as justificativas, os objetivos e os benefícios trazidos por ele.
Quanto às justificativas, elas precisam descrever de forma clara e objetiva os principais problemas enfrentados pela sua software house.
No que se refere aos objetivos, eles precisam ser: específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com tempo de realização definido.
Já os benefícios, apresentarão quais serão os ganhos da empresa à partir do desenvolvimento desse projeto.
O quê pretendo construir?
Um novo serviço, produto ou apenas um resultado exclusivo?
Essa é uma etapa fundamental para descrever sua solução, assim como o tipo de resultado que você espera dela.
Além disso, quais os requisitos essenciais para o seu andamento?
Aqui, serão relatados desde suas funções e desempenhos, até informações sobre a sua qualidade e confiabilidade.
É muito importante que você já consiga visualizar tudo de forma clara e abrangente.
Quem serão os envolvidos na sua execução?
Seja interna ou externamente, qual será a equipe necessária para a concretização da sua ideia?
O stakeholder, por exemplo, é o responsável pela tomada de decisão.
Ele pode ser um cliente, um patrocinador, uma organização ou um público ativamente envolvido, cujos interesses podem ser afetados positiva ou negativamente por alguma ação.
Apenas ele pode deliberar sobre a execução ou o cancelamento de um projeto.
Quanto aos profissionais para o desenvolvimento, deverão ser listados de acordo com suas respectivas atividades, sendo indispensáveis para a efetivação da meta.
Como esse trabalho será realizado?
Definição dos caminhos primordiais para a realização do projeto.
Que tipo de premissa ou restrição eu tenho associado a ele?
Quais são os fatores que podem limitar ou até mesmo prejudicar a produtividade da minha equipe?
A gerência de projetos por checklist de todas as atividades concluídas facilita a mensuração e a verificação das etapas para uma integração de todas as partes.
O resultado? Um desenvolvimento que se destaca por sua qualidade.
Qual a estimativa de custo e quando ele ficará pronto?
Apesar dessas perguntas serem feitas no início da estruturação do projeto, só podem ser respondidas após a definição de todas as outras etapas.
Identificar os riscos e as incertezas que podem influenciar no seu andamento é essencial para elaborar uma linha de tempo tangível e coerente.
As entregas das tarefas devem ser ordenadas com base nos deadlines definidos antecipadamente com os profissionais envolvidos.
Sendo que o custo deverá ser calculado de acordo com o checklist das atividades.
Com o Project Modal Canvas, temos uma visão mais detalhada do projeto que pretendemos desenvolver.
E uma vez que ele é adotado por sua diretoria ou patrocinador, você terá uma base mais sólida para iniciar sua execução.
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