Saiba como a sua software house pode se preparar para o trabalho home office, e o que a Tecnospeed está fazendo para manter o desempenho da equipe na quarentena.
Estamos passando por um momento de crise e o trabalho home office tem sido a salvação para as software houses continuarem desempenhando as tarefas sem colocar a saúde dos seus profissionais em risco.
Sabemos que muitas pessoas já estavam acostumadas com esse modelo de trabalho, mas para a maioria isso ainda é uma novidade e um desafio.
Nós da Tecnospeed também teríamos encontrado dificuldades não fosse nossa experiência anterior com essa cultura.
A maior parte dos nossos integrantes até então trabalhavam nas dependências da empresa, mas sempre tivemos profissionais que realizavam as suas atividades em casa. E foi a experiência anterior desses colegas que nos ajudou nesse processo de quarentena por conta do COVID-19.
Embora no começo acreditássemos que sofreríamos muitos “perrengues” para colocar toda a nossa equipe no trabalho home office, nos alegramos em dizer que a mudança foi mais fácil do que eu imaginávamos.
É claro que, para tornar isso possível, foi necessário algumas modificações no nosso dia a dia. Mas nada impossível e que não pudesse ser realizado para nos adaptarmos a esse modelo.
Pensando nas dificuldades que as software houses em quarentena podem estar passando, resolvemos vir até aqui para oferecer algumas dicas que podem ajudar você e sua equipe assim como ajudou a TecnoSpeed.
Ainda não sabemos quanto tempo esse processo de isolamento pode durar, então acredito que as sugestões abaixo podem ser úteis para facilitar os desafios do trabalho home office.
Boa leitura!
Afinal, o que é o trabalho Home Office?
Você já conheceu alguém que disse ter um escritório em casa?
Pois é exatamente isso que o termo “home office” significa: escritório em casa.
Diferente da cultura tradicional de trabalho, na qual as pessoas precisam se dirigir até a empresa para desempenhar as suas funções, o modelo de trabalho home office tem como premissa “levar” o trabalho até a casa do colaborador.
Ou seja, os funcionários podem realizar as suas tarefas de maneira remota, dentro da sua própria residência.
Como preparar sua software house para o Home Office
Agora que você já sabe o que é o home office e como ele funciona, que tal conferir 6 dicas infalíveis para ajudar a sua software house a se preparar?
1. Mudança no mindset
Tempos desafiadores são necessários para nos tirar da nossa zona de conforto. Se não estivermos preparados para eles ou se ficarmos aprisionados dentro das nossas próprias cabeças, fica difícil sairmos do lugar e superarmos os desafios.
A primeira coisa que nós da Tecnospeed tivemos de fazer quando descobrimos que todos teríamos de trabalhar home office, foi abrir a nossa percepção em relação ao mundo para analisar como poderíamos nos adaptar a esse novo cenário.
Ou seja, mudamos o mindset ao qual estávamos acostumados.
Analisar a situação de cabeça fria, compreender quais medidas seriam necessárias para a nossa segurança e perceber que não precisaríamos deixar de trabalhar caso tivéssemos um plano, foi decisivo.
2. Apoio da alta gestão
Quando falamos em mudar o mindset costumamos dizer que a alta direção e os gestores são os que mais “sofrem”. Muitos estão tão acostumados com a rotina ou gostam de assistir os colaboradores trabalhando que a qualquer sinal de mudança ficam receosos.
No trabalho home office as coisas são completamente diferentes do que em um escritório, e os líderes não conseguem ter controle sobre o que a sua equipe está fazendo. Nesse caso, o medo de dar liberdade para os funcionários é o que atrapalha o progresso e o sucesso da software house no trabalho à distância.
Para que o home office realmente funcione, a alta gestão precisa dar apoio a todos os seus colaboradores. Deve mostrar que tem confiança no seu time e que, mesmo estando longe, ele e toda a equipe estará à disposição para ajudar caso necessário.
3. Planejamento e rotina
Você pode não acreditar, mas uma das coisas que fez e continua fazendo diferença para a nossa equipe é o planejamento. Cada colaborador sabe quais são as suas responsabilidades e cada um está sendo responsável por montar a sua rotina e cumprir com as suas tarefas.
Algumas pessoas ainda ignoram o poder do planejamento, pois acreditam que uma simples ação não é capaz de trazer grandes resultados, mas elas estão equivocadas.
Ter um plano, criar uma rotina e seguir o cronograma à risca é o que têm contribuído para que todos os nossos profissionais consigam realizar as atividades sem nenhum problema.
4. Metas e prazos
Como os colaboradores não estão mais necessariamente dentro da empresa, você pode achar complicado e praticamente impossível de avaliar o desempenho deles. Porém, hoje já existem ferramentas de trabalho com as quais é possível controlar as tarefas, estipular prazos e até mesmo acompanhar o progresso de entregas à distância.
Aplicativos como o Trello e o Monday são exemplos de ferramentas que podem ajudar você a coordenar os serviços da equipe. Se cada colaborador cumprir com as suas tarefas, no tempo previsto, não tem porque você se preocupar, não é? Afinal, mesmo que em casa, eles estão trazendo bons resultados para a empresa.
5. Estar presente mesmo que longe
A comunicação entre os colaboradores é um dos grandes desafios do trabalho home office. Isso porque ninguém sabe se um dos colegas vai estar disponível para ajudar a solucionar um problema ou esclarecer uma dúvida.
Então, quando a empresa precisa utilizar a cultura do home office, é importante que os líderes instruam toda a equipe a estarem presentes mesmo que de longe. Isto é, sempre que possível estar online para dar assistência e suporte ao restante do time.
Aqui na Tecnospeed, por exemplo, estamos sempre conectados a fones de ouvido, dentro de uma sala de áudio, no período definido por nós para o trabalho. Assim, se um dos colegas precisar falar com qualquer outra pessoa, ele pode simplesmente abrir uma página e fazer o comunicado.
Entendeu a ideia?
6. Prepare o ambiente de trabalho
Os profissionais que estão começando a ingressar no home office também podem encontrar dificuldades na hora de separar o que é trabalho e lazer. Principalmente se não tiverem um lugar específico para desempenhar as funções como, por exemplo, um escritório em casa.
Nesse caso, o ideal é que o colaborador escolha um espaço que seja agradável e que o ajude a se concentrar e produzir sem que seja interrompido.
Outra sugestão que também pode ser interessante, além de preparar um ambiente de trabalho, é o funcionário estabelecer horários para desempenhar as suas atividades no dia. Dessa forma ele consegue organizar melhor a rotina e assim dedicar o seu tempo no que diz respeito à empresa.
Gostou ? No podcast “Além do Software” tem mais!
As dicas acima são simples, mas posso garantir que, se utilizadas por cada membro da equipe, podem trazer resultados fantásticos para o seu negócio.
Se você tiver interesse em saber mais sobre como estamos nos adaptando ao trabalho home office, sinta-se convidado a ouvir o nosso Podcast Especial Coronavírus: “A experiência da Tecnospeed com o Home Office e como ela ajudou nesse momento.”
Lá explicamos melhor como está sendo esse processo de adaptação e o que alguns de nossos funcionários estão fazendo para continuar desempenhando as suas funções em casa. Até lá.