Analista Fiscal: o que esse profissional faz? Quais são suas principais funções?

O Analista Fiscal é um profissional super importante para empresas que precisam lidar de forma mais intensa com questões fiscais e tributárias. Entenda melhor a importância dessa profissão.


O Brasil tem uma legislação fiscal e tributária cheia de minúcias que devem ser analisadas com muita atenção. Muitas empresas acabam contratando um escritório de contabilidade para dar conta dessas obrigações, já que esse é um trabalho que não pode ser feito por amadores.

Porém, empresas maiores precisam ter alguém dentro do quadro de funcionários por conta da alta demanda dessas tarefas, e às vezes até mesmo um setor inteiro. Nesse cenário, surge o Analista Fiscal, um profissional importantíssimo.

Você sabe o que um analista fiscal faz? Sabe quais tarefas são suas responsabilidades – e quais não são? Será que você pode desempenhar essa função? São realmente muitas dúvidas, mas nós vamos responder todas elas. Boa leitura!

NF-e

O que é um analista fiscal

O analista fiscal é o profissional responsável por todas as atividades fiscais de uma empresa, como a entrega de escriturações, acompanhamento fiscal de entradas e saídas de mercadorias e tributos e muitas outras responsabilidades.

Essa pessoa atua de forma bastante próxima aos gestores e à equipe financeira, acompanhando de perto as movimentações financeiras e tributárias.

O profissional faz tudo e muito mais que um escritório de contabilidade geralmente faz. Quem conta com um analista fiscal em seu quadro de colaboradores não precisa se preocupar com o cumprimento da legislação fiscal, já que é ele(a) quem ficará encarregado(a) de todas essas tarefas.

Diferença entre analista e assistente

Geralmente, quem trabalha como analista já trabalhou como assistente anteriormente. O papel do analista inclui mais responsabilidades e tarefas que exigem mais experiência e conhecimento.

Já o assistente, como o nome sugere, presta assistência a outras áreas e ao próprio analista. É comum, inclusive, encontrar e contratar pessoas para esse cargo que não tenham ensino superior.

Portanto, o analista pode ser o líder de um assistente. Na hierarquia, o assistente está abaixo do analista, como um aprendiz ou como uma peça-chave para prestar assistência em tarefas mais operacionais que não são obrigação do analista.

A importância do analista fiscal

Veja a importância dos analistas fiscal dentro das software houses.

Ter um analista fiscal dentro da empresa é fundamental para estar em dia com o Fisco. | Imagem: Pexels

A legislação tributária do Brasil é super avançada e complexa, então ela precisa ser conduzida e interpretada por quem entende do assunto.

As empresas têm dois tipos de obrigações tributárias, as obrigações principais e as acessórias. As principais se referem ao pagamento de tributos, já as acessórias dizem respeito a declarações periódicas, que são as apurações e informações para o Fisco e outras instituições de controle fiscal.

Dar conta de todas essas responsabilidades não é uma tarefa fácil, por isso é tão importante ter um profissional que dê conta de todas elas. Apostar no amadorismo em uma questão tão séria pode trazer graves consequências a uma empresa.

Principais funções

Como já deu para perceber, o analista fiscal é responsável por diversas tarefas. Vamos conhecer as principais?

Funções de análise

É claro que um analista seria o responsável pelas funções de análise, não é mesmo? Entre elas, estão a análise do balancete fiscal, acompanhamento da legislação tributária, análises de processos de contabilização e toda a parte da orientação a outras áreas sobre documentos de entradas e saídas.

Funções do dia a dia

As análises são pontos importantes, mas existem outras tarefas mais operacionais que esses profissionais também são habilitados a fazer. Contabilização da folha de pagamentos, emissão de guias de recolhimento e conferência dos lançamentos fiscais são só algumas dessas tarefas que fazem parte da rotina dos analistas fiscais.

Acompanhamento de fiscalizações e auditorias

Quem já teve contato com médias e grandes empresas sabe que é comum acontecer auditorias e fiscalizações por parte de empresas especializadas ou por órgãos oficiais. O analista fiscal é a pessoa mais indicada para responder dúvidas, prestar esclarecimentos e mostrar relatórios que comprovam a conformidade de todas as operações.

Suporte aos setores administrativo e financeiro

O analista fiscal, como já dissemos, precisa trabalhar em muita sintonia com os times que cuidam da administração e do financeiro de uma empresa. Em alguns casos, dependendo do porte do negócio, o analista fiscal acompanha até mesmo o departamento jurídico.

O seu analista fiscal, Augusto dos Santos

Veja quem é o consultor tributário da TecnoSpeed.

Consultor Tributário da TecnoSpeed, Augusto dos Santos.

Ter um analista fiscal como funcionário não é a realidade de muitas empresas. Mas a sua software house não precisa ficar desassistida. Se você é parceiro da TecnoSpeed, o Augusto dos Santos está à sua disposição para esclarecer questões tributárias e quaisquer outras dúvidas que você possa ter.

Café com o Contador

Se você quer entender mais sobre assuntos fiscais e tributários, temos uma playlist com muito conteúdo legal no nosso canal do YouTube. O Augusto, sempre muito didático e prestativo, traz os mais diversos temas sobre esse universo. Temos certeza que esses vídeos serão muito úteis!

Inscreva-se o Café com o Contador

Agora você já sabe quais são as responsabilidades de um analista fiscal e como ele pode ser útil dentro de uma empresa. Além do help que o Augusto pode te dar, também é interessante ficar por dentro das nossas dicas sobre planejamento fiscal, assim você consegue ficar de olho em todas as obrigatoriedades que sua empresa precisa cumprir.

Summary
O que é um analista fiscal
Article Name
O que é um analista fiscal
Description
O analista fiscal é o profissional responsável por todas as atividades fiscais de uma empresa, como a entrega de escriturações, acompanhamento fiscal de entradas e saídas de mercadorias e tributos e muitas outras responsabilidades. Essa pessoa atua de forma bastante próxima aos gestores e à equipe financeira, acompanhando de perto as movimentações financeiras e tributárias.
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
Formado em Marketing. Redator do Grupo TecnoSpeed. Escreve artigos e conteúdos para TecnoSpeed DF-e, Certificados Digitais e WiFire.

Artigos relacionados