Veja como a API de Consulta de Crédito permite uma análise completa e nada burocrática sobre as condições de pagamento dos clientes do seu cliente.
A inadimplência é um desafio frequente enfrentado pelos negócios e empresários. Mais que isso, é uma dor que demanda soluções eficientes, pois dificulta a gestão e traz dor de cabeça e prejuízo financeiro. Contudo, uma API de consulta de crédito pode ajudar a solucionar e prevenir esse problema.
Ou seja: essa é uma feature estratégica para você, desenvolvedor e gestor de Software House, implementar no seu sistema. Imagine quantos usuários do seu ERP buscam por uma forma fácil e eficiente de verificar o histórico de clientes, realizar análises de risco e tomar decisões mais assertivas para reduzir a inadimplência. Muitos, pode ter certeza.
Com isso em mente, nós desenvolvemos uma API de consulta de crédito aqui na TecnoSpeed. A partir dela, as oportunidades de integrar consultas Serasa ao seu software ficam ao seu alcance em questão de algumas horas e cliques. Vem entender tudo sobre a nossa API e, claro, porque e como integrá-la!
O que é a API de consulta de crédito Serasa?
Na hora fechar contratos, vender ou adquirir produtos e serviços, é interessante saber com quem você está estabelecendo essa relação, não é mesmo? Principalmente para ter segurança de que a transação será honrada, nos termos, valores e prazos estabelecidos.
A consulta de crédito Serasa serve exatamente para isso. É uma forma de consultar o CNPJ de uma empresa ou o CPF de uma pessoa para verificar a situação financeira dela. Dentro dessa análise, é possível checar dívidas registradas, cheques devolvidos, protestos, participação em falências e recuperações judiciais, além de ações cíveis e judiciais.
Portanto, uma API de consulta de crédito é uma solução para levar a consulta Serasa para dentro do seu software e permitir que seus usuários tenham essa funcionalidade integrada ao seu sistema de gestão empresarial.
Assim, realizar a consulta e análise de crédito fica muito mais simples e intuitivo para todos os seus clientes que precisam ou pretendem cadastrar clientes, abrir crediários e oferecer serviços financeiros, como cartões private label e empréstimos.
Quais as consultas que podem ser feitas?
As consultas que podem ser feitas pela API de consulta de crédito são:
CREDNET
A nova consulta CREDNET oferece todos os dados da antiga CREDNET Light mais quadro societário, protestos nacionais e Score para pessoas físicas e jurídicas, a um custo reduzido.
Relatório Básico
Essa consulta é indicada para empresas que precisam entender melhor o comportamento financeiro do cliente, trazendo o passado com as dívidas que o documento consultado possui nacionalmente e uma previsão de futuro com o Score.
Relatório Avançado
A consulta mais completa para a concessão de crédito, com ela você terá, além das dívidas que o cliente possui e o score, as referências comerciais e conhecimento do rendimento mensal e a quantidade recomendada de crédito para seu cliente.
Transformando a dor do seu cliente em solução
Falar sobre a importância das consultas de crédito precisas e como a API de Consulta de Crédito da Serasa pode transformar a análise de risco e a tomada de decisões financeiras nos softwares.
Uma consulta de crédito é um processo que demanda um alto nível de precisão e confiabilidade. Afinal, ele está diretamente ligado à saúde financeira de um negócio. Justamente por isso, inúmeras empresas buscam as consultas do Serasa Experian, que é líder em serviços de informações do histórico financeiro.
Ter informações confiáveis sobre seus consumidores e parceiros é uma dor dos seus clientes, e o seu software pode ser a solução para essa dor. Em conjunto com as demais funcionalidades e otimizações que o seu sistema ERP já oferece, seus usuários poderão realizar consultas de crédito, sem perder tempo e precisar alternar fornecedores e telas.
E as vantagens para eles vão além da comodidade, já que dados financeiros precisos ajudam a embasar negociações, aprimorar contratos celebrados e combater a inadimplência.
Leia também: Qual a importância da consulta e análise de crédito?
Vantagens de integrar a API de consulta de crédito em seu software
Mas não é só o seu cliente que tem muito a ganhar com uma API de consulta de crédito integrada ao ERP. A partir dessa implementação, a sua empresa de software usufrui de vantagens e oportunidades como:
Comissionamento
Uma das vantagens mais claras e diretas é garantir um comissionamento em cima das consultas realizadas a partir do seu software. Isso é possível porque cada consulta tem um preço e esse valor é pago pelos seus clientes.
Quando eles acionam o serviço, um crédito é gerado e repassado para a sua Software House.
Ou seja, você ganha todas as vezes que os clientes utilizarem o serviço.
Diferencial competitivo valioso
Todas as empresas que vendem a prazo precisam da análise de crédito. Então, ter essa funcionalidade no seu sistema o coloca à frente daqueles que não têm.
Você fornece a praticidade para as empresas realizarem consultas dentro do próprio sistema e de realizar a gestão das informações de uma maneira muito mais simples e organizada. Consegue visualizar como esse argumento de venda é poderoso?
Suporte especializado
Sempre que tiver dúvidas, você e sua equipe podem entrar em contato com a TecnoSpeed. Nosso time de suporte está sempre disponível e é totalmente especializado em atender desenvolvedores.
Na prática, isso significa que a gente fala a sua língua e te ajuda a oferecer um produto com o máximo de qualidade e assistência para os seus usuários!
Manter a relevância da sua solução
Diante de tantos outros softwares no mercado, ter uma API de consulta de crédito sem dúvidas fará a diferença em como o seu ERP será visto não só por clientes potenciais, mas por aqueles que você já conquistou.
Ter um sistema completo e com funcionalidades diversas e estratégicas vai torná-lo indispensável. O que pode ser lido como receita recorrente e alta taxa de satisfação e retenção.
Requisitos e como usar a API
Ficou interessado em integrar a Consulta de Crédito dentro do seu software? Então confira os pré-requisitos e etapas de uso da nossa API:
1. Cadastro do CNPJ
O cadastro do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) é um pré-requisito indispensável no processo de consulta. Isso porque é ele que irá disparar as pesquisas.
Após efetuar o cadastro, você vai aguardar o contato da SCC Check, que irá providenciar o contrato para a assinatura e, então, liberar um usuário e senha para o seu acesso.
2. Solicitação da consulta
Aqui, iremos informar para a API todas as informações da consulta a serem efetuadas. Passaremos o número do documento que iremos consultar, o tipo da consulta e parâmetros extras.
Esta rota devolverá um “protocolo”, que será o identificador único de cada consulta. Ele deverá ser consultado na próxima requisição.
3. Consulta do protocolo
Nesta rota, você irá consultar o protocolo obtido na requisição anterior. Em caso de sucesso, a API retornará o HTML com todas as informações da consulta solicitada. Viu só como é fácil?
Como fazer essa integração?
A integração da API dentro do seu software pode ser mais rápida do que você imagina. No nosso caso, leva apenas 1 hora para finalizar a integração e o seu sistema estar pronto para realizar consultas do Serasa Experian.
Você pode consultar o passo a passo para integrar e outros detalhes na documentação completa da nossa API de consulta de crédito. E, claro: procurar nosso suporte técnico sempre que quiser ou precisar!
Confira o podcast especial Fintech4Dev que fizemos em nosso canal do YouTube para falar sobre o mercado de Consulta de Crédito e nossa API.
Conclusão
Garantir a consulta e o acesso rápido às informações financeiras de seus consumidores e parceiros vai ajudar o seu cliente na tomada de decisão e redução da inadimplência. Em outras palavras, integrar uma API de consulta de crédito ao seu ERP é oferecer uma ferramenta de lucro, segurança e sucesso para seus usuários.
E o melhor é que, para isso, você não terá quase nenhum trabalho. Afinal, APIs são descomplicadas de integrar (a nossa, mais ainda!) e te livram de desenvolver funcionalidades do zero.
Então, não espere mais nenhum minuto para tornar seu software essencial para a gestão de análise de crédito e lucrar muito com isso…
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Usuário feliz, desenvolvedor feliz. Se esse é o lema aí na sua empresa de software, está na hora de implementar mais uma funcionalidade estratégica no seu ERP.
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