Oferecer API do WhatsApp para farmácias é a próxima oportunidade que a sua software house deveria agarrar! Entenda o porquê neste artigo.
O WhatsApp tem se apresentado como uma ferramenta importante para os negócios otimizarem seus atendimentos e suas vendas. Já falamos aqui sobre os usos e vantagens do WhatsApp Business e como a API de Whatsapp potencializa o atendimento do seu cliente, mas você já pensou no uso da API do WhatsApp para farmácias e drogarias?
Esse é mais um exemplo de aplicação desse tipo de recurso e de oportunidade que ele representa para a sua software house. Então, se você atende ou pretende atender esse segmento, neste artigo te explicaremos tudo sobre o uso do WhatsApp dentro do contexto farmacêutico e como você pode oferecer essa solução aos seus clientes. Vamos lá?
O que é uma API de WhatsApp?
A API de WhatsApp é uma tecnologia que permite integrar os recursos do WhatsApp a outros sistemas, como: o seu ERP, ferramentas de CRM e atendimento, por exemplo. Isso significa tornar o “zap” ainda mais fácil de acessar e um canal de comunicação mais completo, versátil e eficiente.
Portanto, uma WhatsApp API é um avanço das possibilidades e benefícios trazidos pelo WhatsApp para a captação de leads, a experiência do cliente e as estratégias de marketing e vendas.
Dentre as vantagens trazidas por esse recurso, podemos destacar:
- Centralização da comunicação;
- Atendimento com múltiplos usuários e um único número;
- Agilidade e escalabilidade no atendimento;
- Possibilidade de automatização das respostas;
- Canal extra e próximo para divulgação e relacionamento;
- Integração com outras ferramentas, dados e departamentos;
- Aumenta a satisfação dos clientes;
- Traz credibilidade para a marca.
API do WhatsApp para farmácias: uma inovação necessária no setor
Que a transformação digital veio para ficar, não é novidade. Que ela trouxe diversas mudanças para os mais variados segmentos, produtos e serviços, também não. E isso não é diferente no caso do setor farmacêutico.
A integração da tecnologia é um passo natural, esperado e necessário para a manutenção da relevância dos estabelecimentos no mercado.
E, no caso das farmácias e drogarias, que lidam diretamente com atendimento ao público e comercializam produtos ligados à saúde, bem-estar e conforto das pessoas, essa adaptação, evolução e modernização é ainda mais importante e essencial.
A boa notícia é que, recentemente, as regras do WhatsApp mudaram e agora as farmácias, drogarias e outras empresas da indústria farmacêutica podem utilizar o mensageiro para se comunicar com os clientes e vender produtos que não sejam medicamentos sujeitos a prescrição.
Como aplicar uma API de WhatsApp em negócios farmacêuticos?
Essa implementação do WhatsApp na rotina e estratégia de negócios farmacêuticos é extremamente interessante e vantajosa. Dá uma olhada nas possibilidades que seus clientes podem explorar através de uma API de WhatsApp:
Atendimento ao cliente
Primeiro, como não poderia deixar de ser, a API de WhatsApp para farmácias é uma ótima solução para otimizar o atendimento ao cliente, alcançá-los onde eles estão e aumentar a comodidade e satisfação deles, bem como as suas chances e taxas de conversão.
O WhatsApp permite uma interação rápida e próxima, e a tecnologia da API ajuda seus clientes a darem conta da demanda de forma mais organizada e profissional.
Chatbots de atendimento
Em um passo adiante dentro do contexto do atendimento, a API de WhatsApp também permite a configuração de chatbots e respostas automáticas. Esse tipo de recurso é interessantíssimo, pois expande o alcance e a qualidade do atendimento via aplicativo.
Os chatbots são capazes de solucionar automaticamente as principais dúvidas dos consumidores e dar os primeiros direcionamentos do atendimento. Isso diminui o tempo de resposta, otimiza o trabalho do time comercial e aumenta a satisfação do cliente.
Campanhas estratégicas de marketing
Outro uso interessante da API do WhatsApp para farmácias é para pensar e colocar em prática campanhas de marketing estratégicas.
Isso porque a aplicação também fornece dados e estatísticas dos usuários, e recursos que podem ser usados para analisar o público e segmentar suas ações e conteúdos.
E, além de um meio, o WhatsApp pode ser também o destino de anúncios das redes sociais, encurtando a jornada do cliente e potencializando a conversão.
Pesquisas de satisfação
Ok, o WhatsApp para atendimento, marketing e comunicação é uma abordagem já bem conhecida e estabelecida. Agora, também é possível utilizar a API de WhatsApp para farmácias realizarem pesquisas de satisfação e otimizarem seus serviços.
E o melhor: é possível fazer isso de forma direta, manual, automatizada, utilizando os recursos e funcionalidades do próprio aplicativo… as possibilidades são muitas! Mas todas contam com a vantagem do Whats estar extremamente presente no dia a dia das pessoas e tornar esse tipo de processo mais descomplicado e com mais chances de adesão.
Venda de produtos
Como já falamos, o WhatsApp também pode, finalmente, ser utilizado como canal de vendas pelas farmácias e drograrias. Isso não inclui os medicamentos, drogas sujeitas a prescrição médicas, acessórios e itens de saúde, por conta da política de uso do aplicativo.
No entanto, os estabelecimentos farmacêuticos podem usar a API de WhatsApp para comercializar produtos de perfumaria, higiene, beleza, conveniência, alimentação e suplementos. E também, explorar os recursos de vendas do app: vitrine, catálogo e outros.
Comunicação com médicos
Um outro público comum das farmácias e drogarias são os médicos, laboratórios e representantes. Assim como os consumidores, esses stakeholders podem ser contatados via WhatsApp e a API pode auxiliar na otimização dessa comunicação.
É possível, por exemplo, usar o Whats para solicitar amostras grátis de produtos, consultar medicamentos, enviar e receber comunicados, conteúdos científicos e convites para ações e eventos.
Lembretes e agendamentos
Além disso, a API de WhatsApp para farmácias e drogarias pode ajudar a criar um verdadeiro serviço de utilidade e saúde pública para os consumidores.
Estamos falando de utilizar o WhatsApp para enviar lembretes aos clientes e realizar agendamentos pensando, principalmente, em demandas recorrentes, como vacinações e medicamentos de uso contínuo, ou específicas, como teste de COVID.
O que acha de oferecer todas essas vantagens para as farmácias de todo o Brasil através do seu sistema?
Viu só quanta coisa uma API de WhatsApp para farmácias pode proporcionar para esses estabelecimentos? Imagina o quanto os seus clientes ou potenciais clientes ficariam satisfeitos em poder contar com esse recurso dentro do seu sistema de gestão?
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