API do WhatsApp para farmácias: descubra as vantagens e aplicações deste recurso para a áreaAPI do WhatsApp para farmácias: descubra as vantagens e aplicações deste recurso para a áreaAPI do WhatsApp para farmácias: descubra as vantagens e aplicações deste recurso para a áreaAPI do WhatsApp para farmácias: descubra as vantagens e aplicações deste recurso para a área
  • Início
  • Categorias
    • Certificado Digital
      • TecnoSign para ERP
      • Tipos de Certificado
    • Decision IT
      • Eventos – Decision IT
    • Documentos Fiscais
      • Documentos Técnicos
        • CTe e CTe OS
        • GNRe
        • MDFe
        • NFCom
        • NFe e NFCe
        • NFSe
        • SAT e MFe
      • Reforma Tributária
      • Regimes Tributários
      • Soluções Fiscais
      • SPED
        • EFD Contribuições
        • EFD – ICMS / IPI
        • EFD – Reinf
        • eSocial
    • Eventos
    • Fintech
      • Boleto
      • Consulta de Crédito
      • Meios de Pagamento
      • Pix
      • Tecnologia Financeira
    • Gestão
    • Inovação
      • Plug4Market
      • PlugMessage
      • PlugSign
      • SpeedChat
    • Institucional
    • Mobile
      • Banco de dados
      • PlugDash
      • Tecnologia Mobile
      • Visualização de Dados
    • Tecnologia
  • Reforma Tributária
  • Sobre Nós
    • Site
    • Institucional
    • Evento TecnoUpdate
  • Soluções
    • Ferramentas Gratuitas
      • Siga as novidades
      • Materiais Ricos
      • Monitor SEFAZ
      • Validador NF-e
      • Visualizador de DANFE/DACTE
      • Cursos Gratuitos
      • Revista TecnoUpdate
    • Documentos Fiscais
    • API Boleto
    • API Pix
    • API Consulta de Crédito
    • API Pagamentos
    • Fintech
    • Dashboard Mobile
    • Certificado Digital
  • CdD
  • Decision IT S.A.

Mais resultados

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
Filtrar por categorias
Academy
Banco de dados
Boleto
Certificado Digital
Consulta de Crédito
CTe e CTe OS
Decision IT
Documentos Fiscais
Documentos Técnicos
EFD - ICMS / IPI
EFD - Reinf
EFD Contribuições
eSocial
Eventos
Eventos - Decision IT
Fintech
Gateway de pagamento
Gestão
GNRe
Inovação
Institucional
Marketing
MDFe
Meios de Pagamento
Mobile
NFCom
NFe e NFCe
NFSe
Pix
Plug4Market
PlugDash
PlugMessage
PlugSign
Reforma Tributária
Regimes Tributários
SAT e MFe
Sem categoria
Soluções Fiscais
SPED
SpeedChat
Tecnologia
Tecnologia Financeira
Tecnologia Mobile
TecnoSign para ERP
Tipos de Certificado
Visualização de Dados

API do WhatsApp para farmácias: descubra as vantagens e aplicações deste recurso para a área

Publicado por Tulio Marques em 7 de março de 2023
Tempo de Leitura: 4 minutos

 Oferecer API do WhatsApp para farmácias é a próxima oportunidade que a sua software house deveria agarrar! Entenda o porquê neste artigo.


O WhatsApp tem se apresentado como uma ferramenta importante para os negócios otimizarem seus atendimentos e suas vendas. Já falamos aqui sobre os usos e vantagens do WhatsApp Business e como a API de Whatsapp potencializa o atendimento do seu cliente, mas você já pensou no uso da API do WhatsApp para farmácias e drogarias?

Esse é mais um exemplo de aplicação desse tipo de recurso e de oportunidade que ele representa para a sua software house. Então, se você atende ou pretende atender esse segmento, neste artigo te explicaremos tudo sobre o uso do WhatsApp dentro do contexto farmacêutico e como você pode oferecer essa solução aos seus clientes. Vamos lá?

Conteúdo ocultar
1. O que é uma API de WhatsApp?
2. API do WhatsApp para farmácias: uma inovação necessária no setor
3. Como aplicar uma API de WhatsApp em negócios farmacêuticos?
3.1. Atendimento ao cliente
3.2. Chatbots de atendimento
3.3. Campanhas estratégicas de marketing
3.4. Pesquisas de satisfação
3.5. Venda de produtos
3.6. Comunicação com médicos
3.7. Lembretes e agendamentos
4. O que acha de oferecer todas essas vantagens para as farmácias de todo o Brasil através do seu sistema?

O que é uma API de WhatsApp?

A API de WhatsApp é uma tecnologia que permite integrar os recursos do WhatsApp a outros sistemas, como: o seu ERP, ferramentas de CRM e atendimento, por exemplo. Isso significa tornar o “zap” ainda mais fácil de acessar e um canal de comunicação mais completo, versátil e eficiente. 

Portanto, uma WhatsApp API é um avanço das possibilidades e benefícios trazidos pelo WhatsApp para a captação de leads, a experiência do cliente e as estratégias de marketing e vendas.

Dentre as vantagens trazidas por esse recurso, podemos destacar:

  • Centralização da comunicação;
  • Atendimento com múltiplos usuários e um único número;
  • Agilidade e escalabilidade no atendimento;
  • Possibilidade de automatização das respostas;
  • Canal extra e próximo para divulgação e relacionamento;
  • Integração com outras ferramentas, dados e departamentos;
  • Aumenta a satisfação dos clientes;
  • Traz credibilidade para a marca.

API do WhatsApp para farmácias: uma inovação necessária no setor

Uma inovação essencial no setor farmacêutico

Que a transformação digital veio para ficar, não é novidade. Que ela trouxe diversas mudanças para os mais variados segmentos, produtos e serviços, também não. E isso não é diferente no caso do setor farmacêutico. 

A integração da tecnologia é um passo natural, esperado e necessário para a manutenção da relevância dos estabelecimentos no mercado.

E, no caso das farmácias e drogarias, que lidam diretamente com atendimento ao público e comercializam produtos ligados à saúde, bem-estar e conforto das pessoas, essa adaptação, evolução e modernização é ainda mais importante e essencial.

A boa notícia é que, recentemente, as regras do WhatsApp mudaram e agora as farmácias, drogarias e outras empresas da indústria farmacêutica podem utilizar o mensageiro para se comunicar com os clientes e vender produtos que não sejam medicamentos sujeitos a prescrição.

Como aplicar uma API de WhatsApp em negócios farmacêuticos?

Essa implementação do WhatsApp na rotina e estratégia de negócios farmacêuticos é extremamente interessante e vantajosa. Dá uma olhada nas possibilidades que seus clientes podem explorar através de uma API de WhatsApp:

Atendimento ao cliente

Primeiro, como não poderia deixar de ser, a API de WhatsApp para farmácias é uma ótima solução para otimizar o atendimento ao cliente, alcançá-los onde eles estão e aumentar a comodidade e satisfação deles, bem como as suas chances e taxas de conversão.

O WhatsApp permite uma interação rápida e próxima, e a tecnologia da API ajuda seus clientes a darem conta da demanda de forma mais organizada e profissional.

Chatbots de atendimento

Em um passo adiante dentro do contexto do atendimento, a API de WhatsApp também permite a configuração de chatbots e respostas automáticas. Esse tipo de recurso é interessantíssimo, pois expande o alcance e a qualidade do atendimento via aplicativo.

Os chatbots são capazes de solucionar automaticamente as principais dúvidas dos consumidores e dar os primeiros direcionamentos do atendimento. Isso diminui o tempo de resposta, otimiza o trabalho do time comercial e aumenta a satisfação do cliente.

Campanhas estratégicas de marketing

Outro uso interessante da API do WhatsApp para farmácias é para pensar e colocar em prática campanhas de marketing estratégicas. 

Isso porque a aplicação também fornece dados e estatísticas dos usuários, e recursos que podem ser usados para analisar o público e segmentar suas ações e conteúdos.

E, além de um meio, o WhatsApp pode ser também o destino de anúncios das redes sociais, encurtando a jornada do cliente e potencializando a conversão.

Pesquisas de satisfação

Ok, o WhatsApp para atendimento, marketing e comunicação é uma abordagem já bem conhecida e estabelecida. Agora, também é possível utilizar a API de WhatsApp para farmácias realizarem pesquisas de satisfação e otimizarem seus serviços.

E o melhor: é possível fazer isso de forma direta, manual, automatizada, utilizando os recursos e funcionalidades do próprio aplicativo… as possibilidades são muitas! Mas todas contam com a vantagem do Whats estar extremamente presente no dia a dia das pessoas e tornar esse tipo de processo mais descomplicado e com mais chances de adesão.

Venda de produtos

Como já falamos, o WhatsApp também pode, finalmente, ser utilizado como canal de vendas pelas farmácias e drograrias. Isso não inclui os medicamentos, drogas sujeitas a prescrição médicas, acessórios e itens de saúde, por conta da política de uso do aplicativo.

No entanto, os estabelecimentos farmacêuticos podem usar a API de WhatsApp para comercializar produtos de perfumaria, higiene, beleza, conveniência, alimentação e suplementos. E também, explorar os recursos de vendas do app: vitrine, catálogo e outros.

Comunicação com médicos

Um outro público comum das farmácias e drogarias são os médicos, laboratórios e representantes. Assim como os consumidores, esses stakeholders podem ser contatados via WhatsApp e a API pode auxiliar na otimização dessa comunicação.

É possível, por exemplo, usar o Whats para solicitar amostras grátis de produtos, consultar medicamentos, enviar e receber comunicados, conteúdos científicos e convites para ações e eventos.

Lembretes e agendamentos

Além disso, a API de WhatsApp para farmácias e drogarias pode ajudar a criar um verdadeiro serviço de utilidade e saúde pública para os consumidores. 

Estamos falando de utilizar o WhatsApp para enviar lembretes aos clientes e realizar agendamentos pensando, principalmente, em demandas recorrentes, como vacinações e medicamentos de uso contínuo, ou específicas, como teste de COVID. 

O que acha de oferecer todas essas vantagens para as farmácias de todo o Brasil através do seu sistema?

Viu só quanta coisa uma API de WhatsApp para farmácias pode proporcionar para esses estabelecimentos? Imagina o quanto os seus clientes ou potenciais clientes ficariam satisfeitos em poder contar com esse recurso dentro do seu sistema de gestão?

Pois é justamente isso que a nossa solução PlugMessage oferece! Ela é uma API de WhatsApp completa e pronta para você integrar por aí. Então, não deixe de saber mais sobre ela e considerá-la como uma nova feature para o seu software:

Integre ao WhatsApp

E para ir além, confira também o nosso Guia de WhatsApp Marketing e descubra como criar estratégias de venda e relacionamento com o aplicativo.

 

 

 

Tulio Marques
Tulio Marques

Posts relacionados

Pessoa mexendo em um computador em uma sala de estoque de produtos.
29 de abril de 2025

Sistema Marketplace: monitoramento e suporte técnico na integração com ERP


Leia +
24 de abril de 2025

Como integrar a gestão de e-commerce e marketplace no seu ERP?


Leia +
Uma caneta repousa sobre gráficos e documentos impressos, ao lado de um laptop e um smartphone abertos sobre uma mesa. O ícone azul com um lápis em primeiro plano sugere soluções de escrita, edição ou assinatura eletrônica ERP.
22 de abril de 2025

Assinatura eletrônica no ERP: como integrar e lucrar com contratos digitais


Leia +

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Pesquisar artigos

Mais resultados

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
Filtrar por categorias
Academy
Banco de dados
Boleto
Certificado Digital
Consulta de Crédito
CTe e CTe OS
Decision IT
Documentos Fiscais
Documentos Técnicos
EFD - ICMS / IPI
EFD - Reinf
EFD Contribuições
eSocial
Eventos
Eventos - Decision IT
Fintech
Gateway de pagamento
Gestão
GNRe
Inovação
Institucional
Marketing
MDFe
Meios de Pagamento
Mobile
NFCom
NFe e NFCe
NFSe
Pix
Plug4Market
PlugDash
PlugMessage
PlugSign
Reforma Tributária
Regimes Tributários
SAT e MFe
Sem categoria
Soluções Fiscais
SPED
SpeedChat
Tecnologia
Tecnologia Financeira
Tecnologia Mobile
TecnoSign para ERP
Tipos de Certificado
Visualização de Dados

Acompanhe nosso videocast:

Categorias

Novos artigos

  • 19 recursos do PlugNotas para potencializar o módulo fiscal do seu software
    13 de maio de 2025
  • CT-e OS: tudo sobre o Conhecimento de Transporte Eletrônico para Outros Serviços
    8 de maio de 2025
  • 0
    Nota Fiscal Eletrônica Produtor Rural: Emissão, Benefícios e Obrigatoriedade
    8 de maio de 2025

Compartilhe:

Facebook
Facebook
fb-share-icon
LinkedIn
LinkedIn
Share
Instagram
Siga nossa página no Google Notícias

Newsletter

Receba conteúdo para Software Houses no seu e-mail!

Vamos juntos fortalecer o Desenvolvimento de Software no Brasil?
Conheça mais sobre a Casa do Desenvolvedor da TecnoSpeed 🚀

Desenvolvido com muito  e  pela TecnoSpeed.
Conheça nossa política de privacidade