API NFe: o que é e como integrar

Quer aprender definitivamente o que é uma API NFe e como integrá-la a seu software de maneira simples? Confira aqui como integrar a API NFe sem complicações.


A emissão de notas fiscais é um processo que pode ser complicado e cheio de atualizações. A legislação, as normas técnicas e as orientações mudam com frequência, além de nem sempre ser intuitiva a adequação dos dados de vendas aos padrões necessários à Sefaz. Por isso, integrar uma solução API a seu software é uma excelente solução para se manter dentro das normas sem ter muito trabalho.

Os serviços de API permitem que a empresa emita notas fiscais sempre de acordo com as normas, padrões e recomendações técnicas vigentes no território em que se encontra. Dessa forma, sua equipe pode focar na área de maior interesse de seu software, sem precisar se especializar nos padrões de emissão da NFe.

API NFe: o que é?

A API NFe gerencia a comunicação e cuida da emissão da Nota Fiscal Eletrônica em uma única requisição. É um sistema compatível com diversas linguagens para transformar suas informações de vendas em uma NFe dentro das orientações e normas técnicas vigentes. Com a integração de uma API NFe, o tempo e o custo da emissão da NFe são reduzidos. Confira abaixo como integrar a API NFe e quais as suas vantagens.

Como integrar a NFe via API?

Integrar seu software para emitir a NFe via API é um processo muito simples. Para isso, é preciso em primeiro lugar escolher qual API será usada. Deve-se levar em consideração as funcionalidades da API antes de fazer tal escolha, pois essas funcionalidades e a compatibilidade com a programação de seu software, são fundamentais para que a API NFe funcione de forma eficaz e traga ganhos de tempo e custo para seu software.

Depois de escolher a API, basta seguir as orientações de integração a seu software e pronto! Você já está emitindo Notas Fiscais Eletrônicas dentro das conformidades legais e sem trabalho ou gastos adicionais.

Uma API eficaz suporta diversos layouts de programação de entrada para a emissão da NFe, como XML, TXT, e JSON, transformando em um arquivo NFe na saída. Ao receber as informações sobre sua venda, a API as transformará em um arquivo dentro do padrão vigente.

Por fim, é possível configurar para que a NFe seja automaticamente enviada para o cliente, facilitando e agilizando o processo de entrega da nota diretamente de seu software.

Integrar a API NFe além de trazer agilidade para software, gera rapidez para na emissão de nota fiscal.

Quais as vantagens de integração com a API?

Há vários benefícios em se integrar uma solução API ao seu software. Dentre as vantagens, podemos citar as seguintes:

  • Redução significativa do custo de emissão: A programação de um módulo fiscal do zero além de difícil é cara. Por isso, a API é uma solução estratégica para reduzir custos e agilizar o processo de integração de emissão de notas fiscais eletrônicas em seu software.
  • Redução do tempo de implementação e de emissão: Por não ser programada do zero, e por contar com profissionais especialistas na área, mantendo a API atualizada e funcional, o tempo de desenvolvimento pode ser reduzido em até 80%.
  • Fácil implementação: Por ser uma solução que já está pronta, a integração com a API é mais fácil implementar, pois já é compatível com diversas linguagens de programação, já está pronta e feita por quem é especialista no assunto, sem necessidade de vários ajustes posteriores.
  • Não requer maior experiência na área fiscal: A integração é simples e permite que a nota seja emitida apenas com os dados inseridos no software.
  • Mantenha-se atualizado: Emita sua NFe sempre de acordo com as mudanças na legislação, nas normas técnicas e recomendações sobre a NFe. Por isso, aderir à API pode facilitar muito a emissão de notas diretamente em seu software: a empresa não precisará destacar uma pessoa especialista para fazer as atualizações necessárias em seu software sempre que houver mudanças. O próprio serviço de API contratado fará constantes atualizações para que sua empresa possa focar na área de especialidade.
  • Tenha a possibilidade de integrar a um app mobile: Atualmente, praticidade é uma palavra-chave para qualquer empresa. Para que seu software funcione bem, todas as suas funcionalidades devem estar disponíveis para app mobile – inclusive para as notas fiscais. 

Emitindo com a PlugNotas – uma experiência completa em seu software

Para que uma API NFe seja eficaz, ela deve possuir diversas funcionalidades que tornem a emissão de notas em seu software simples e completo. A API permite a emissão da NFe de forma simples, sem dores de cabeça e com redução de custo e tempo de emissão. Ao integrar seu software com a API PlugNotas, você terá acesso a recursos importantes, tais como:

  • Emissão de eventos: Eventos como cancelamento, carta de correção e manifestação do destinatário podem ser emitidos no endpoint da API em seu software.
  • Emissão de inutilização: Caso haja erros involuntários na sequência de numeração das notas, é possível informar facilmente ao órgão responsável para que seja feita a emissão de inutilização diretamente do software.
  • Consulta de status da Sefaz: É possível saber em tempo real o status do documento, muito mais detalhado do que o disponível no Portal Nacional.
  • Configurar ou renovar o certificado digital: O certificado digital é um requisito para a emissão de NFe. Por isso, a PlugNotas permite que o Certificado Digital seja configurado ou renovado facilmente na API em seu software
  • Geração de Relatórios: A geração de relatórios é fundamental para qualquer software. Com dados como, por exemplo, notas emitidas, eventos, inutilização e notas recebidas, a gestão em sua empresa será facilitada.
  • Possibilidade de personalização do DANFE: Existe um padrão para o DANFE, mas é possível personalizá-lo dentro de certos limites quando se utiliza uma API para a emissão fiscal.

A API NFe da PlugNotas permite que você emita Notas Fiscais Eletrônicas diretamente de seu software de forma rápida, econômica e em conformidade com as normas vigentes. Clique aqui e experimente as vantagens de um processo simples de emissão fiscal.

Conheça a API NFe

Summary
API NFe: o que é?
Article Name
API NFe: o que é?
Description
A API NFe gerencia a comunicação e cuida da emissão da Nota Fiscal Eletrônica em uma única requisição. É um sistema compatível com diversas linguagens para transformar suas informações de vendas em uma NFe dentro das orientações e normas técnicas vigentes. Com a integração de uma API NFe, o tempo e o custo da emissão da NFe são reduzidos. Confira abaixo como integrar a API NFe e quais as suas vantagens.
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
Formado em Marketing. Redator do Grupo TecnoSpeed. Escreve artigos e conteúdos para TecnoSpeed DF-e, Certificados Digitais e WiFire.

Artigos relacionados