Desenvolver um aplicativo de dashboards para software em cloud pode ser complexo e exaustivo, mas não precisa ser. Veja como programar de forma simples!
Programar um aplicativo de dashboards para software em cloud é a sua próxima missão? Este post vai te ajudar a simplificar os passos desse projeto e concluí-lo de forma muito mais simples, rápida e eficiente. Acompanhe a leitura e confira!
O interesse pelo mobile
Há tempos o mobile entrou nas nossas vidas e nunca mais saiu. Difícil é encontrar alguém que não utilize o celular e diversos aplicativos diariamente.
E é claro que essa tendência, ou melhor, realidade do comportamento dos consumidores fez despertar o interesse das empresas e negócios pelo mobile.
Atualmente, essa demanda evoluiu tanto que investir em mobile, já nem pode mais ser considerado um grande diferencial.
Estar no online e ser mobile é necessidade para quem deseja se conectar com seu público, construir relevância e ter resultados. Quer uma prova disso?
Segundo o relatório State of Mobile 2022, da App Annie, e o Mobile App Trends 2021, da Ajust:
- Nós brasileiros passamos em média 5 horas por dia no celular;
- Somamos 3,8 trilhões de horas de uso de dispositivos móveis em 2021;
- O Brasil é o 4º país no mundo que mais baixou aplicativos em 2021;
- As sessões em aplicativos de e-commerce aumentaram em 44%;
- Em média, 970 bilhões de reais foram gastos em aplicativos em 2021.
Resumindo: o interesse pelo mobile não é novidade e nem sem motivo.
E tanto você, desenvolvedor, quanto seus clientes precisam estar por dentro deste universo e investir nele o quanto antes para poder se destacar e usufruir das oportunidades que ele tem a oferecer.
Programar do zero ou optar por recursos terceirizados?
Quando falamos em apps, existem alguns caminhos possíveis para a programação e o desenvolvimento. No entanto, considerando as alternativas mais tradicionais e populares, nós temos, em geral, um processo oneroso e cheio de desafios, tais como:
Fato: programar do zero, vai levar tempo
Vamos ser sinceros: programar qualquer tipo de aplicativo do zero não é uma tarefa rápida, afinal, envolve diversas etapas, decisões, variáveis, profissionais, linguagens, linhas de código, testes, ajustes e atualizações para que tudo seja configurado como você ou seu cliente precisa e esteja rodando de forma estável e ideal.
E isso não é diferente quando estamos falando de um aplicativo de dashboards para software em cloud.
É preciso definir os parâmetros que irão compor o painel, planejar e desenvolver todos os detalhes, da interface ao back-end da aplicação, validar as telas, funcionalidades e automações, realizar a integração de dados e sistemas, e por aí vai.
Quanto mais complexo for o software de base, maior o volume de dados a serem contemplados ou mais completo e detalhado for a aplicação, mais meses de dedicação serão necessários para tirar o projeto do papel.
Os cursos envolvidos são consideráveis
Aqui, vale a máxima: tempo é dinheiro. Um projeto complexo e longo como este com certeza também envolverá um investimento significativo.
Você também precisará de profissionais especializados nas linguagens mobile, como React Native, VueJS ou Flutter e demais envolvidas, e, dependendo do caso, um especialista em data science / análise de dados. Esse time também terá um custo.
E ainda que você opte por um desenvolvimento terceirizado, o prazo e a demanda técnica continuam sendo altos, o que reflete diretamente no valor de operacionalização do projeto e mantém esse aspecto como um ponto de atenção no desenvolvimento mobile.
Integrando várias demandas
O mobile por si só já é multi: são diferentes sistemas operacionais para contemplar, diferentes dimensões e recursos para explorar e adaptar, e muitas etapas que precisam ser concluídas.
Além disso, há muito o que sincronizar, integrar e manter tudo atualizado de acordo com a App Store e Play Store, o que gera mais uma manutenção, mesmo depois que o aplicativo já estiver rodando, pois versões e lançamentos surgem a todo momento.
Dashboards são ferramentas de acompanhamento e, por isso, precisam estar sempre atualizadas e calibradas para que as visualizações e insights sejam confiáveis e assertivos.
De olho na segurança de dados
E ainda, depois de todas as questões anteriores, ainda há uma grande preocupação com a segurança dos dados, pois as integrações precisam ser feitas sem perdas e de forma completa para o aplicativo funcionar como deve.
Sem contar que seus clientes e usuários precisam ter a certeza de que seus dados estarão protegidos contra ataques e ameaças externas, afinal, um dashboard serve para contemplar as informações, números e métricas mais importantes de um negócio e facilitar a rotina de gestores e empresários, e não para criar preocupações ou um ponto frágil.
Que tal programar da maneira mais vantajosa?
Enfrentar todos esses desafios lhe parece desanimador? E é mesmo! Mas nós temos uma boa notícia: existem alternativas para simplificar a sua vida mesmo no cenário cloud, como a nossa API PlugDash!
Ela é uma aplicação de dashboard integrável e pronta para uso: basta plugar (a integração é toda automatizada e assegurada pelo nosso PlugBot Nuvem), personalizar do seu jeito e dar “olá” para um novo mundo de possibilidades em termos de dados e monitoramento.
O PlugBot Nuvem faz integração via API Rest utilizando JSON, o que aumenta a segurança e não expõe os seus dados. Apenas sabendo construir uma API que recebe um método GET vindo da nossa aplicação, já permite que você tenha um aplicativo mobile de dashboards, sem precisar ter conhecimento mobile pra isso, o seu próprio time de cloud já está apto para fazer o processo.
As requisições são feitas pela nossa API dentro do seu software, e isso reduz seus custos de infraestrutura e cloud. Nós garantimos também a disponibilidade do app full time, sem que você se preocupe com mais um serviço pra ficar disponível na sua infraestrutura.
Ou seja, com ela o processo de programar seu aplicativo de dashboards para software em cloud se torna muito mais fácil, rápido e vantajoso, pois diversas etapas e demandas já vêm resolvidas para você.
O seu papel será apenas configurar a ferramenta conforme seu interesse e necessidade, e aproveitar as glórias de ter um software mais valioso e indispensável, que atrai e fideliza seus clientes!
Quer saber mais sobre como ela funciona na prática, suas vantagens e o passo a passo da integração? Confira o nosso guia da API PlugDash, tire todas as suas dúvidas e, então, venha programar essa aplicação tão importante para o seu software com muito mais agilidade e muito menos dor de cabeça com a ajuda da nossa solução 😉

