Saiba como utilizar o WhatsApp de forma estratégica na Black Friday, Cyber Monday e demais campanhas, e como potencializar isso com uma API de WhatsApp.
Você sabe como utilizar o WhatsApp de forma estratégica durante a Black Friday? Essa data comercial é extremamente importante para o varejo e se você faz parte ou atende esse segmento, não pode deixar de se preparar para ela.
Para obter bons resultados, no entanto, não adianta fazer mais do mesmo ou simplesmente investir em mÃdia, anúncios e divulgação nos canais que todo mundo investe também.Â
Por isso, o WhatsApp é um excelente meio e recurso para explorar em sua campanha de vendas. Ele é versátil, descomplicado e permite uma interação mais direta e próxima. Apesar disso, para se destacar e ter sucesso ainda é preciso foco e planejamento.
Para te ajudar a colocar essa ideia em prática e potencializar sua campanha de Black Friday, separamos 6 dicas e diversas estratégias que fazem a diferença na hora de explorar o WhatsApp como canal de vendas. Acompanhe!
Estratégias para usar o WhatsApp na Black Friday
Antes de entrarmos nas dicas mais especÃficas, é importante lembrar de alguns passos básicos e indispensáveis para usar o WhatsApp na Black Friday.
Primeiro, lembre-se de configurar e atualizar o seu perfil, preenchendo o máximo de informações para aumentar sua credibilidade diante dos clientes e ajudá-los a acessar seu catálogo, site, localização e demais dados e links importantes da campanha.
Além disso, planeje e comece a interação com seu público via WhatsApp com certa antecedência para que o contato com as estratégias de campanha da Black Friday sejam recebidas de forma mais natural e menos oportunista/comercial.
Em um canal como o Whats, o foco é criar uma proximidade respeitosa e útil, chamar atenção e deixar gatilhos de vendas, mas sem invadir o espaço ou cansar o consumidor. Com isso em mente, vamos às outras dicas que separamos?
1. Use a ferramenta certa
Ao pensar em usar o WhatsApp como canal de divulgação e vendas, não dá para fazer isso de forma limitada e amadora. Neste caso, é essencial utilizar o WhatsApp API.
Mas o que é o WhatsApp API?
O WhatsApp API é a versão mais completa, avançada e profissional do app, com foco justamente no atendimento e interação com o cliente. São diversos recursos e otimizações extras que tornam essa a melhor ferramenta para dar vida à sua campanha neste canal.
Vantagens de utilizar o WhatsApp API:
- Permite vários atendentes simultâneos em uma única conta;
- Integração com outras plataformas e ERP’s;
- Base de clientes organizada com histórico de compra;
- Mais segurança para o seu número;
- Disparos estratégicos de marketing para os seus clientes.
2. Crie uma campanha especÃfica para o WhatsApp
Além de escolher a versão certa do aplicativo, é preciso encará-lo como um canal especÃfico e traçar uma estratégia voltada para o seu formato e uso. É claro que toda a comunicação via WhatsApp será uma extensão da sua identidade de marca, mas é importante ser criativo, autêntico e respeitar e explorar as particularidades da rede.
Cronograma de mensagens
Passando para a prática, uma boa dica é estabelecer um cronograma de mensagens, baseando-se no funil de vendas e construindo a jornada do cliente passo a passo. Assim, eles se sentirão guiados, ouvidos e terão mais chances de chegar até o final e realizar a compra.
Marketing de conteúdo
Vender é importante, mas nem só de oferta vive uma boa estratégia de venda para a Black Friday ou qualquer outra campanha. Por isso, invista em marketing de conteúdo e saiba entregar valor e direcionar seus leads até seus produtos ou serviços.
3. Prepare e reforce o seu atendimento
A Black Friday costuma render um fluxo maior de interesse e, portanto, de atendimento e venda. Sendo assim, não dá para investir em estratégias e em uma grande campanha sem a certeza de que a sua equipe estará preparada para lidar bem com essa demanda.
Garanta o domÃnio das ofertas
Então, além da campanha, preocupe-se em treinar seu time comercial, alinhar abordagens, técnicas de venda e, principalmente, garantir que eles conheçam muito bem as ofertas ativas nesta ação. Seja detalhista, forneça materiais e argumentos, tire dúvidas e ouça feedbacks que podem ajudar a antecipar problemas logÃsticos ou questões dos clientes.
Crie um FAQ
Pode ser também que nem todas as dúvidas surjam na hora dessa preparação sobre as ofertas e muitas outras surjam durante a campanha.
Por isso, é interessante preparar um FAQ com as dúvidas frequentes/prováveis sobre a oferta, meios de pagamento, entrega, implantação e operação como um todo.Â
Assim, seu time de atendimento poderá consultar e estar munido das informações corretas sem perder tempo.Â
Às vezes é bacana até criar respostas padrão para serem encaminhadas aos clientes garantindo a clareza, agilidade e consistência nessas dúvidas principais e deixando os vendedores mais livres para lidar com dúvidas/demandas mais complexas e especÃficas.
4. Explore recursos e materiais de apoio
Seguindo na mesma linha da dica anterior, vale também se dedicar em criar materiais que vão agilizar e complementar seu atendimento.Â
Montar um catálogo atualizado, por exemplo, e anexá-lo ao seu perfil do WhatApp é uma estratégia nesse sentido.
Outra ideia é ter um guia de medidas ou tamanhos e outros esquemas visuais personalizados para o seu negócio e sua oferta de Black Friday que vão facilitar a negociação.
E também, use e abuse dos recursos da plataforma: respostas automáticas, outras automações e até o status do WhatApp podem ser facilitadores e ajudar na jornada de compra dos seus clientes.
5. Seja consistente e crie estabilidade
Assim como no atendimento presencial ninguém gosta de esperar, ser ignorado ou mal tratado, o atendimento via WhatsApp, principalmente em datas de maior fluxo como a Black Friday, não deixe de pensar em formas de manter a consistência, agilidade e qualidade da interação pelo aplicativo.
6. Foque em respostas e interações ágeis
E a nossa última dica tem a ver com a caracterÃstica nativa do WhatsApp. Não é uma rede para textão ou enrolação.Â
Seu cliente está esperando por respostas rápidas e diretas, que solucionem suas dúvidas acima de qualquer coisa.Â
Ser simpático e criativo é, sim, importante, mas isso não pode atrapalhar a essência da interação, que é um atendimento prático e descomplicado.
Para conseguir colocar todas essas dicas em prática e construir uma campanha de Black Friday de sucesso, você ou seu cliente vai precisar do WhatsApp API.Â
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E se você tinha qualquer dúvida de que a próxima Black Friday ia render resultados incrÃveis, com essas dicas e essa solução você pode ter certeza!