Já pensou em levar a cobrança com boleto recorrente para dentro do seu software? Com o PlugBoleto agora é possível! Entenda melhor nesse artigo.
Se você desenvolveu um software ERP e seus clientes costumam solicitar mais funcionalidades de meios de pagamento, saiba que o boleto recorrente pode ser um dos mais procurados e agora o seu software pode oferecer esse recurso, sem você precisar desenvolver essa rotina!
O boleto bancário é um dos meios de pagamentos mais conhecidos e utilizados no Brasil.
Ele costuma ser destaque na segurança, na praticidade e na transparência, uma vez que em cada boleto são descritas inúmeras informações sobre a cobrança vigente.
Um dos formatos de cobrança via boleto é o recorrente, que agiliza quaisquer tipos de cobrança programada de maneira periódica.
O boleto recorrente otimiza as negociações de um empreendimento e também traz comodidade muito mais para o cliente ou consumidor final, pois a principal característica dele é permitir a organização de pagamentos parcelados e/ou que acontecem com a frequência preestabelecida.
O seu ERP atende nichos de empreendimentos que realizam algum tipo de assinatura cujas cobranças são igualmente recorrentes?
Academias de ginástica, escolas, cursos de idiomas, clínicas de estética, telefonias, provedores de internet, são inúmeros os exemplos de negócios que realizam assinaturas recorrentes para os clientes finais, por meio de um contrato, e a cobrança acontece por um determinado período de tempo.
Aqui na TecnoSpeed nós temos a missão de ajudar o programador de ERP a estruturar melhor o seu software, com muito menos esforço.
Então, o nosso squad de desenvolvimento da operação de Meios de Pagamento (PlugBank) trouxe mais essa forma de integrar o boleto para cobranças recorrentes ao seu sistema. Vamos ver?
Boleto Recorrente – PlugBoleto
A nossa solução foi desenvolvida pensando em contribuir para a gestão financeira do seu cliente, já que o sistema não precisará mais gerar mensalmente o mesmo boleto, repetindo a rotina.
O Boleto recorrente da TecnoSpeed gera as cobranças recorrentes de maneira automática, sendo um grande benefício para programas de assinatura, por exemplo.
Veja como configurar o Boleto Recorrente no seu ERP
Bom, o primeiro passo é cadastrar a assinatura. Este processo pode ser realizado pela GUI Web ou por API. Vamos começar pela GUI Web.
Cadastrando assinatura pela GUI Web
Para criar uma assinatura em nosso sistema, primeiramente é necessário cadastrar o cedente e conta (emissor da cobrança), e ter uma carteira ativa.
Para facilitar ainda mais, nós escrevemos uma seção em nossa documentação que te oferece dicas para cadastrar as contas e exemplos de preenchimento para o processo de cadastro. Acesse esta documentação aqui!
1) Após realizar o login na GUI Web, navegue até a aba de Assinaturas, localizada no lado esquerdo da tela. Nessa tela, é realizada a listagem das assinaturas cadastradas. (No exemplo, ainda não existem assinaturas criadas).
2) Registre a primeira assinatura clicando no botão “Adicionar”.
3) Escolha o convênio que você irá utilizar
4) Em seguida, preencha o formulário com as informações necessárias, e clique no botão “Salvar”.
Nesta etapa é necessário preencher todos os dados do boleto, e aqui você consegue especificar o tipo de impressão, o ciclo da recorrência (mensal, semanal, quinzenal, etc.), o valor, data de início (primeira cobrança) e a data de término.
A data de término deverá ser preenchida quando necessário no caso da recorrência possuir uma data de expiração, ou seja, quando esta cobrança possuir uma data para acabar.
Porém, se a recorrência for contínua, sem um fim definido, não há necessidade de preencher este campo.
No campo “dias antecedência” você consegue informar a quantidade de dias que você deseja que o boleto seja emitido antes do vencimento. Informe também o e-mail que irá receber estes boletos, o campo de mensagem para personalização, se desejar.
Deve ser preenchido também todos os dados do boleto, Nome, endereço, cep, CPF ou CNPJ, e localização. Exemplo:
E clique em salvar após todo o preenchimento.
5) Agora, na aba de ações, é possível listar os boletos gerados, editar assinatura ou excluir assinatura (cancelar assinatura).
A aba de boletos gerados aparecerá desta forma, quando houver:
Após realizar esse processo de cadastro e criar a assinatura, as cobranças serão criadas nas datas de recorrência informadas.
Cadastrando assinatura pela API
Para criar uma assinatura em nosso sistema, também é necessário em primeiro lugar, preparar o ambiente, cadastrar o cedente e a conta (emissor da cobrança), e ter uma carteira ativa.
Pela API, também são mostradas as assinaturas criadas e a listagem dos boletos, como acontece na GUI Web. Veja as informações a seguir:
Abaixo, um exemplo:
Quanto aos retornos, veja o exemplo:
E um caso de retorno com erro, logo abaixo:
Documentação Boleto Recorrente
Gostaria de mais informações sobre o PlugBoleto, desenvolvedor? Então, pode acessar o nosso portal de documentações, diretamente neste canal.
Pensando em um caminho mais curto, vou deixar alguns tópicos mais acessados abaixo:
Listar Boletos gerados por Assinatura
Boleto Recorrente no seu software
E se você está pensando em levar esse upgrade do boleto recorrente para dentro do seu software, é só contar com a integração do PlugBoleto, afinal, investir em meios de pagamento é essencial e sua software house precisa estar preparada para atender esta demanda.
A nossa API de boletos realiza: integração com layout único, geração de boleto híbrido (com QR Code Pix), boleto recorrente, disparo de e-mails automáticos, suporte completo, mais de 40 bancos homologados, atualizações automáticas e notificação via webhook.
Quer saber mais?
Aqui no Blog da TecnoSpeed, você encontra inúmeros outros artigos como este relacionados à Fintechs, meios de pagamento, integrações e assuntos que você vai precisar se aprofundar para desenvolver mais software com menos esforço.