Tempo de Leitura: 4 minutos

 Em busca de novas possibilidades e clientes? Descubra as vantagens do software de nicho, os melhores mercados para seu ERP e como começar!


O mercado de software é cada vez mais competitivo e isso tem como consequência uma demanda de estar sempre se reinventando e encontrando novas formas de atender seus clientes. Uma das estratégias nesse sentido é desenvolver um software ou ERP de nicho.

Buscar um nicho para se encaixar e construir relevância com os seus produtos consiste basicamente em encontrar problemas que ainda não foram resolvidos e que podem ser solucionados através de um software desenvolvido ou, ao menos, gerenciado por você.

Mas para além de saber como um software de nicho pode ser interessante dentro do seu negócio, é importante conhecer quais mercados são oportunidades mais assertivas para você ‒ o que é exatamente sobre o que trataremos neste post. Vem com a gente descobrir novos caminhos para a sua software house crescer e ter sucesso!

Software de nicho

Se tem uma coisa que a tecnologia tem ao seu favor é a sua capacidade de se adaptar e ser necessária nos mais variados cenários. E isso inclui setores diversos, do varejo ao atacado, da indústria aos serviços, da esfera pública às mil e uma possibilidades da privada, do agronegócio à startup.

Só com esse breve panorama fica fácil entender como o software de nicho faz sentido dentro do modelo de negócio da software house. É uma forma de personalizar suas entregas, direcionando-as a um público específico, mas atendendo-o com excelência e abrangência em suas demandas.

Sabe quando você consegue encontrar exatamente aquilo que você estava procurando para comprar? É sobre construir esse tipo de conexão com os clientes que integram um determinado segmento, indo além das funcionalidades e recursos genéricos que todo software de gestão empresarial oferece. 

Vantagens do software de nicho

As vantagens de se investir em um software de nicho são muitas. Primeiro, é possível identificar uma alta demanda e passar a explorá-la sem ter que lidar com a concorrência que já é grande e bem estabelecida no mercado geral de software.

Como já falamos ali em cima, o que não faltam são mercados para se focar, processos para se otimizar e clientes que nem imaginam que precisam e podem se beneficiar com um ERP para serem conquistados.

Além disso, ao atender as especificidades de cada setor, seu ERP vai se tornando mais completo, robusto e valioso no mercado (o que rende uma maior receita!), e essas características se estendem à sua marca, que só tem a ganhar em alcance e conversão.

Fora que você poderá economizar significativamente no investimento em marketing, vendas e prospecção, pois precisará falar com um público menor e há muito mais chance de você ser procurado e indicado pelos clientes ao se tornar uma referência dentro do nicho.

É claro que também existem desvantagens de se adotar essa estratégia, mas geralmente elas são menores do que as oportunidades e podem ser contornadas com um bom gerenciamento de marca e gestão como um todo.

Três nichos de mercado que sua software house pode explorar 

Vamos, então, conhecer 3 dos melhores nichos de mercados que podem ser explorados por software houses e merecem entrar no seu radar?

Supermercados

O segmento das redes de supermercados é um dos nichos com mais potencial para software houses atenderem, pois são negócios de grande porte, que têm demandas equivalentes ao tamanho da sua estrutura, fluxo de clientes e fluxo de vendas.

E mais: os processos dos supermercados não podem ser interrompidos ou lentos e existem inúmeras rotinas que são fundamentais para a gestão desse tipo de negócio, o que significa que eles precisam de um sistema que dê conta e centralize tudo, otimizando e automatizando ao máximo, sem deixar de lado a segurança e a estabilidade.

Saúde

Se existia alguma dúvida da relevância do segmento da saúde, os últimos anos e a pandemia vieram sanar todas definitivamente. Um software de nicho para a saúde é uma demanda que pode render inúmeros negócios e beneficiar sua software house, hospitais, consultórios, clínicas, planos de saúde e todos os pacientes que eles atendem.

Também há muito o que ser integrado e automatizado, trazendo mais inteligência e eficiência para dentro dos negócios de saúde, sem contar com a possibilidade de inovação junto de recursos de inteligência artificial, machine learning e IoT.

Sistemas mobile

Por fim, não poderíamos deixar de falar sobre o nicho do mobile que já nem é novidade, mas não para de crescer. Para uma software house, apostar em tecnologia móvel e soluções que funcionem neste formato é mais do que uma oportunidade, é quase uma obrigação para se manterem relevantes e atenderem às expectativas do consumidor atual.

É claro que dentro do mobile existem várias possibilidades para serem exploradas, sendo inclusive um nicho que pode ser combinado com outros nichos, como oferecer um sistema ERP mobile para a saúde ou supermercados, por exemplo.

Soluções TecnoSpeed

E aí, já tinha considerado entrar para um destes mercados antes? Se você ainda não sabe por onde começar, podemos te ajudar a dar os primeiros passos.

A TecnoSpeed tem soluções integráveis que você pode agregar ao seu software e ERP de nicho e trarão as funcionalidades complementares para atender públicos específicos em uma das demandas mais importantes de qualquer negócio: a área fiscal. Quer alguns exemplos?

Componente NFC-e TecnoSpeed

O Componente NFC-e é ideal para um ERP de nicho voltado para supermercados, pois automatiza todas as etapas de emissão deste documento obrigatório do varejo, garante a emissão via contingência com toda a segurança que o supermercadista precisa e procura, além de estar sempre atualizado conforme as leis e notas técnicas, e contar com nosso suporte especializado.

Componente eSocial TecnoSpeed

Já no caso do segmento da saúde, o nosso Componente eSocial é ideal para dar conta de todas as demandas trabalhistas e fiscais que são obrigatórias para os negócios dessa área, afinal, ele contempla e executa a geração, transmissão e consulta dos 48 eventos do eSocial, deixando você e seus clientes livres de mais essa preocupação!

Quer levar essas ou outras das nossas soluções para dentro do seu ERP? Não espere mais, conheça a Suíte de Componentes da Tecnospeed:

Suíte de Componentes

E para continuar descobrindo outras formas de levar a sua software house para um caminho de sucesso, assine a nossa newsletter, afinal, somos a Casa do Desenvolvedor e nossa missão é justamente te ajudar a crescer sempre mais e melhor!

Summary
Software house de sucesso: os melhores nichos de mercado para explorar com o seu ERP
Article Name
Software house de sucesso: os melhores nichos de mercado para explorar com o seu ERP
Description
Em busca de novas possibilidades e clientes? Descubra as vantagens do ERP de nicho, os melhores mercados para seus softwares e como começar!
Author
0 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.