Tempo de Leitura: 4 minutos

Investir em novas features no seu ERP é crucial para seu sistema ser relevante e competitivo no mercado. Veja como fazer isso com sucesso na sua Software House!


Um sistema é essencial para qualquer negócio que busque otimizar seus processos e ter uma rotina muito mais profissionalizada, segura e organizada. Você com certeza já sabe disso, mas, na hora de desenvolver uma nova feature no seu ERP, você sabe o que fazer?

Tão importante quanto construir e oferecer um bom sistema ERP para os seus clientes é buscar por novas funcionalidades para aprimorar seu produto e torná-lo cada vez mais completo e indispensável. E é justamente sobre esse processo que falaremos neste post.

Venha descobrir tudo o que você precisa considerar antes de desenvolver um novo recurso no ERP para dar um up no seu software e confira dicas do que um bom ERP deve oferecer e como tirar esse projeto do papel com qualidade e economia! 

feature

Como acompanhar o mercado de software?

O mercado de software e TI muda continuamente. A cada dia surgem novas tecnologias, linguagens, implementações e demandas. Por isso, é essencial que você, desenvolvedor ou gestor de Software House, esteja sempre atento às tendências tech, tendências bancárias, em BI e, também, outras formas de inovação.

Você pode fazer isso de muitas formas, mas é apenas munido de boas informações que seus produtos poderão se manter atualizados e relevantes no mercado. Então, não deixe de investir em pesquisas, novas ideias e no seu time, e lembre-se de ouvir seus clientes. 

É preciso se destacar da concorrência

Nesse mesmo sentido, é preciso ter em mente que se você não fizer esse esforço de inovar e potencializar o alcance e funcionalidade do seu ERP, pode ser que seu cliente precise ou prefira buscar uma solução que atenda todas as suas demandas em outro lugar.

O mercado de software é gigante e cheio de oportunidades, mas ao mesmo tempo é um dos mais competitivos. Você não pode negligenciar isso e achar que o seu software é atemporal e não precisa de atualizações e novas features!

Desenvolvendo novas features no ERP

Mas, antes de começar, é preciso se atentar aos pontos a seguir para poupar o tempo e investimento do seu time de devs e avaliar se esta feature realmente deve ser seu próximo projeto:

Qual dor do seu cliente essa feature vai resolver?

Inovação requer propósito. Você não vai dedicar tempo, recursos e um time de devs para desenvolver uma feature que não será útil ou atrativa para o seu cliente, não é mesmo? O primeiro passo, portanto, é identificar as dores do seu cliente e entender como elas podem ser solucionadas através de um software ou upgrade no seu sistema.

Qual o custo do desenvolvimento?

Outro fator muito importante de se considerar é o investimento, afinal, todo novo projeto requer dinheiro e tempo de dedicação, e não existe uma única maneira de implementar uma nova feature no seu ERP. Saiba exatamente qual é o seu orçamento para isso e considere os custos de desenvolver do zero, investir em outsourcing ou buscar soluções integráveis. 

O que seu cliente realmente precisa em um ERP?

Agora, um ponto crucial: que tipo de feature vale a pena investir e contemplar no seu ERP? Existem algumas funcionalidades que realmente são prioritárias e podem elevar significativamente o valor do seu software no mercado e na percepção dos seus clientes.

Isso porque determinadas demandas são mais universais e requisitadas no dia a dia dos negócios, independente do setor de atuação ou do porte da organização. A seguir, listamos features fundamentais de um sistema completo e competitivo e que você precisa considerar incluir no seu:

Gestão administrativa

Obter uma visão centralizada e completa sobre a empresa, seus processos e departamentos é essencial para qualquer gestor ou empresário; com uma boa gestão administrativa é possível otimizar e potencializar todas as áreas da organização.

Por isso, contemplar recursos de acompanhamento de fluxo de trabalho, desempenho, metas e estratégias é quase obrigatório para um ERP funcional e relevante. 

Gestão financeira

Complementar à gestão administrativa, a gestão financeira tem um papel inegável no sucesso e saúde de um negócio, portanto, é outro segmento que deve ser incluído no ERP. Ter um sistema que automatiza e aumenta a confiabilidade dos processos financeiros pode fazer toda a diferença em termos de lucratividade, planejamento e estabilidade da empresa!

Gestão de vendas, estoque e logística

A gestão de vendas e a gestão de estoque e logística também não poderiam ficar de fora em uma lista de features indispensáveis para um ERP. O setor comercial tem o foco na geração de receita, faz o negócio atingir seu propósito e girar, enquanto o setor de logística e controle de estoque garante fluidez às vendas e direciona as compras e investimentos.

Tudo se conecta e funciona como uma engrenagem de uma única máquina. E um sistema que contempla e integra as demandas dessas áreas é o óleo que mantém essa máquina funcionando bem e por mais tempo.

Gestão e emissão de documentos fiscais

E em paralelo, todo negócio possui obrigações fiscais com o sistema e as autoridades públicas para manter suas atividades em conformidade com as leis brasileiras. Integrar essas demandas ao ERP é o cenário ideal, pois todos os departamentos e processos da empresa se conectam, e ganha-se em transparência, agilidade e assertividade.

Diversos processos fiscais, tributários e contábeis são essenciais para que vendas sejam liberadas, preços sejam definidos, colaboradores possam ser contratados, mercadorias e matérias-primas possam ser transportadas, e a empresa possa, realmente, funcionar.    

Seu time está preparado ou é melhor terceirizar?

Como falamos, existem diversos caminhos para o desenvolvimento de uma nova feature para seu ERP. Para definir o melhor caminho, o principal é analisar o seu time: você possui devs capacitados e disponíveis para tirar esse projeto do papel? Se sim, desenvolver do zero e internamente pode ser uma opção.

Agora, se na sua equipe não existem profissionais especializados para as demandas da feature e sua Software House não dispõe do tempo e recursos financeiros para contratar alguém com essas competências para integrar o time, terceirizar esse desenvolvimento, seja via outsourcing ou soluções integráveis via API ou Componente.

Suite de Componentes

Uma boa opção para documentos fiscais eletrônicos no seu ERP

O módulo fiscal é uma das features indispensáveis de um ERP completo e funcional para os negócios hoje em dia, mas também pode ser uma das mais desafiadoras, já que envolve conhecimentos muito específicos e uma infinidade de regras, variáveis e atualizações.

Mas contemplar esse recurso no seu sistema pode ser impressionantemente fácil e rápido com a nossa ajuda! Conheça a Suíte de Componentes e torne seu software capaz de emitir obrigatoriedades e documentos fiscais de um jeito muito mais simplificado: 

Explore e integre a Suíte de Componentes TecnoSpeed!

Conhecer a Suíte de Componentes

No link e solução acima, você encontra um módulo fiscal pronto, integrável e 100% atualizado para o seu ERP e livra seu negócio e seus clientes de inúmeras preocupações relacionadas à emissão e gestão de DF-es. É só integrar e emitir de forma automatizada, segura e prática!

Summary
Critérios indispensáveis para desenvolver uma nova feature no seu ERP
Article Name
Critérios indispensáveis para desenvolver uma nova feature no seu ERP
Description
Nova feature no ERP: tudo que você PRECISA considerar para desenvolver.
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
0 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.