Tempo de Leitura: 4 minutos

Confira neste artigo a demonstração técnica do Componente NFC-e: seu funcionamento e os detalhes dos principais métodos e funções.


A Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) foi criada para registrar as transações comerciais realizadas entre uma empresa e o consumidor final. Ela faz parte do Projeto SPED e a sua funcionalidade é similar a do cupom fiscal, visto que a NFC-e é considerada uma evolução natural das antigas notas impressas. 

Neste artigo, vamos falar sobre as vantagens de ter uma solução pronta de NFC-e em seu software, além de mostrar, na prática, sua demonstração técnica, explicando em detalhes cada método e funções do componente de emissão.

O varejista precisa emitir NFC-e dentro de todas as regulamentações impostas pela SEFAZ. Apesar de ser um documento eletrônico, a NFC-e deve ser arquivada por 5 anos, para possíveis comprovações de pagamentos de impostos e outras necessidades de fiscalização.

Por isso, é necessário garantir um processo de emissão e armazenamento totalmente seguro para o seu cliente. Então, é fundamental ofercer um software emissor que tenha conhecimento sobre as demandas do mercado e sobre as exigências do Fisco.

Sabemos que desenvolver softwares para módulos fiscais não é tarefa fácil, e quando se trata de emissão de NFC-e nada muda. Observamos diariamente as principais dificuldades enfrentadas pelos nossos clientes e podemos detalhar os principais pontos que você precisa refletir antes de iniciar seu projeto. 

Certificado Digital
O seu ERP precisa ser capaz de acessar o certificado digital para realizar a validação e assinatura, o tipo mais comum é o modelo A1. Sem a devida compatibilidade com essa ferramenta, um software financeiro não será capaz de completar a solicitação de envio das notas.

Correção de erros
Não é raro que o comerciante se atrapalhe nas descrições de itens e serviços, precisando cancelar uma nota. Além disso, pode haver erros de cadastro que exigem a correção para validação da NFC-e. O ERP precisa estar apto para gerenciar essas questões, permitindo cancelar e re-emitir os documentos.

Alterações na legislação
Uma característica comum no mundo dos documentos fiscais é a frequente alteração de leis e normas referentes aos procedimentos.

Para um ERP ser capaz de emitir NFC-e, é importante acompanhar as mudanças e atualizar o software sempre que necessário. Um sistema em desacordo com as regras vigentes poderá comprometer o envio dos arquivos XML, que passarão a ser rejeitados, deixando o seu cliente desprotegido contra multas e outras penalidades.

Além de tudo, ainda há outro desafio: o fato de cada região ter suas regras específicas, o que dificulta a padronização dos processos.

Armazenamento e consulta de notas

Embora o sistema da SEFAZ permita consultar as notas, a responsabilidade de armazená-las e mantê-las em ordem é do contribuinte. O comerciante precisa tê-las em mãos por pelo menos 5 anos. Por isso, é importante que o módulo para emitir NFC-e permita acesso aos arquivos, bem como o armazenamento dos documentos em seu sistema.

A lista de pontos de atenção é grande, desenvolvedor! Além dos pontos que citamos, é preciso estudar sobre as estruturas de geração de arquivo, a comunicação com cada web service, ficar alerta para as várias regras de validação, de contingência, de layout do DANFE NFC-e, de negócio, alíquotas de impostos, regras de numeração da nota… 

Além, é claro, dos desafios humanos, como a falta de tempo, escassez de mão de obra qualificada e falta de conhecimento técnico. 

Você deve estar se perguntando por que estamos falando de tantos problemas, se o que você precisa é de uma solução. 

A resposta é simples: precisamos que você entenda, de uma vez por todas, que terceirizar seu módulo fiscal significa economia de tempo, qualidade para seu cliente, sinônimo de suporte especializado e zero dores de cabeça com os problemas de legislação. 

Então, bora conhecer essa solução? 

Componente NFC-e TecnoSpeed

O Componente NFC-e da Tecnospeed é uma biblioteca contendo todos os métodos necessários para emitir a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica. É a escolha ideal para quem pode consumir OCX e prefere manter todo o processo de mensageria da NFC-e dentro do próprio ambiente, ele realiza todas as etapas da emissão, desde a geração do XML até a impressão do DANFCe.

Sua integração via Componente é realizada através de uma biblioteca (DLL), ideal para quem pode consumir OCX, BPL ou TLB, e prefere manter todo o fluxo da NFC-e dentro do próprio ambiente. Para integrar via Componente, basta instanciá-lo em seu projeto, implementar chamadas para cada um dos métodos e configurá-los de acordo com sua necessidade.

Suite de Componentes

Benefícios do Componente NFC-e Tecnospeed: 

  • Geração do XML a partir de arquivo texto, dataset ou HTTPS
  • Atualizações fiscais sempre de acordo com a legislação atual
  • Assinatura e gestão de certificados digitais A1 e A3
  • Compatibilidade com todos os modelos de contingência
  • Auditor On-line com validações técnicas e tributárias

Veja a Demonstração Técnica do Componente NFC-e

No vídeo abaixo, nosso Product Owner, Cleverson, faz uma demonstração do Componente NFC-e, mostrando seu funcionamento, os detalhes dos principais métodos e funções, de um ponto de vista um pouco mais técnico. 

Componente NFC-e - Assista o vídeo de demonstração técnica

Neste link você tem acesso à documentação sobre cada método. 

Agora que já viu a demonstração técnica e conheceu os benefícios do nosso componente, você pode focar seu tempo e esforço nos requisitos mais importantes do seu projeto.

A demanda dos documentos fiscais eletrônicos pode ser muito complexa, desafiadora e difícil, mas você não precisa enfrentar essa missão sozinho. 

Fale com um dos nossos consultores para saber mais detalhes, teremos o prazer em atendê-lo. Clique no botão abaixo e confira os benefícios do Componente NFC-e. 

Solução de NFC-e

 

Summary
Conheça os principais benefícios do Componente NFC-e e assista ao vídeo de demonstração técnica
Article Name
Conheça os principais benefícios do Componente NFC-e e assista ao vídeo de demonstração técnica
Description
Confira neste artigo a demonstração técnica do Componente NFC-e: seu funcionamento e os detalhes dos principais métodos e funções.
Author
0 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.