Tempo de Leitura: 4 minutos

Criar um dashboard mobile em VB6 é a sua próxima missão? A seguir, te mostramos tudo que você precisa saber para dar conta desse projeto com excelência!


Pensar em inteligência de dados é cada dia mais essencial dentro dos negócios para que eles evoluam e alcancem seus objetivos, e, para tanto, uma aplicação de dashboards é uma ferramenta bastante útil. Mas você saberia como viabilizar um dashboard mobile em VB6?

Se essa é a linguagem em que o seu software foi programado, saiba que a migração e integração do VB6 para o mobile é, sim, possível, ainda que reserve grandes desafios. E é justamente sobre isso que falaremos neste post.

Então, venha com a gente descobrir mais sobre o VB6, seus desafios e, claro, como programar dashboards mobile a partir de um software em VB6, o que você precisará para começar este projeto, além de uma solução para simplificar o processo e facilitar a sua vida!

Qual seu nível de conhecimento em VB6?

O VB6 (Visual Basic 6) é a sexta versão de mais uma linguagem de programação que, assim como o C#, foi criada pela Microsoft. Como o nome já sugere, ela trouxe grandes inovações em sua interface gráfica e marcou o início do que hoje conhecemos como orientação a objetos. 

Em pouco tempo, o VB6 ganhou popularidade entre desenvolvedores e programadores por oferecer praticidade e versatilidade, otimizar diversas rotinas empresariais – como emissão de documentos fiscais –, além de ser tranquila de aprender e agradável de interagir.

Se você tem um software programado em VB6, domina essa linguagem ou, ao menos, tem um conhecimento básico sobre ela, sabe bem do que estamos falando. Porém, apesar de ser uma linguagem muito relevante e funcional, o VB6 também tem seus pontos limitantes.

Desafios VB6

 

Conheça os desafios do VB6
Conheça os desafios do VB6 (Fonte: Unsplash)

 

Talvez o primeiro e principal desafio do VB6 é que o seu IDE (ambiente de desenvolvimento integrado) deixou de ter o suporte regular gratuito da Microsoft há anos, desde abril de 2008 para ser mais preciso.

Com isso, fica muito mais complicado trabalhar com a linguagem em projetos complexos e lidar com os bugs que podem surgir durante o processo de desenvolvimento, além de ser necessário buscar por uma IDE não nativa – o que dá origem ao próximo desafio do VB6.

Isso porque nem todas as plataformas e ambientes trabalham e são compatíveis com o Visual Basic. Então, será necessário buscar recursos que atendam essa demanda e/ou desenvolver a aplicação dashboard mobile em outra linguagem e traduzi-la para o Visual Basic Mobile.

Nesse vai e vem, o resultado é bastante óbvio: um processo de desenvolvimento que não deve escapar de bugs, emendas, ajustes e retrabalho. É claro que existe a opção de migrar para outra linguagem, mas tudo isso depende do que é prioridade para você e seus clientes, e também das condições existentes para essa transição.

Como já falamos anteriormente, existem, sim, diversos desafios envolvidos no processo de criar um dashboard mobile em VB6, mas é possível superá-los e concluir essa missão, mantendo o Visual Basic 6.0 na base da programação dos seus softwares.

Como programar dashboards mobile a partir de um software em VB6?

A programação de um dashboard envolve alguns passos básicos, como a estruturação de modelos de gráficos e a integração de banco de dados para a manutenção do monitoramento em tempo real, e tudo isso precisará fazer parte do seu backlog.

No entanto, é possível dar vida a essa aplicação de forma manual, mobilizando uma equipe específica e programando ela de ponta a ponta, o que demandará tempo, mão de obra especializada e um alto investimento. 

Também há a opção de contar com plataformas de desenvolvimento que têm suporte ao VB, como Xamarin, e irão ajudar no processo de migração, mas isso não exclui o extenso esforço e tempo que deverá ser desprendido para deixar a integração redonda e funcionando como deve.

O que você precisa para começar?

 

Saiba o que você precisa para começar?
Saiba o que você precisa para começar? (Fonte: Unsplash)

Para dar o start neste projeto, portanto, você precisará inevitavelmente estruturar todas as funcionalidades que serão contempladas na sua aplicação de dashboard mobile; definir a linguagem que fará a portabilidade do código a ser desenvolvido para VB6; e integrar os bancos de dados dos sistemas e partes envolvidas. 

Dentro desses passos, existem inúmeras questões a serem consideradas e, depois deles, ainda há todo o processo de programação, teste e validação até que a aplicação de dashboard possa ser disponibilizada para uso, sem contar a manutenção e atualização que ela pode demandar mesmo depois de ser lançada.

Agora, se você está se perguntando se não há uma forma mais fácil de viabilizar essas migrações e integrações, nós ficamos muito felizes em te dizer que, sim, uma solução mais fácil existe e pode estar ao seu alcance em questão de algumas horas.

Uma integração pronta pode ajudar?

 

Se estamos falando de uma integração compatível com VB6 e outras linguagens, no mobile, possui modelos de gráficos prontos para serem configurados de forma intuitiva e personalizada, sim, uma integração pronta pode ajudar e ela tem até nome: PlugDash!

O PlugDash é a aplicação de dashboards da TecnoSpeed, que vai te ajudar a criar um dashboard mobile em VB6 e levar todo o poder do monitoramento em tempo real para os seus clientes, tudo a partir de uma integração bem simples e rápida.

A sua software house não vai precisar se preocupar com os desafios da migração do VB6 e todas as demais etapas de execução desse projeto e ainda poderá desfrutar de todos os benefícios que agregar esse tipo de recurso aos seus softwares pode trazer: mais valor, mais alcance, mais credibilidade e mais fidelidade na relação com seus clientes.

Por outro lado, seus clientes também poderão sair na frente da concorrência, otimizar seus resultados utilizando os dados ao seu favor e não perder o timing das oportunidades por terem os indicadores e processos mais importantes de seus negócios na palma da mão. Então, não espere mais:

Integre já com o PlugDash!

E claro: livre-se de toda a dor de cabeça que a transposição do VB6 para o mobile pode representar, deixe as burocracias e desafios da integração com a gente e foque naquilo que é mais importante para o sucesso da sua software house!

Summary
Como levar seu Software ERP para o VB6?
Article Name
Como levar seu Software ERP para o VB6?
Description
A migração de seu software ERP desenvolvido em VB6 para o ambiente web é sim possível, e tem várias peculiaridades. Saiba mais!
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.