Como levar seu Software ERP para o VB6 mobile? Veja aqui!

É possível transformar o seu software ERP que está em VB6 para o mobile. Sabe como? Separamos esse material completo para você, desenvolvedor de software. Confira!


Linguagem de Programação refere-se a linguagem utilizada entre desenvolvedor e máquina. É o tipo de linguagem que determinará a forma de comando pela qual a máquina será capaz de compreender e executar a ação pretendida. 

Neste artigo abordaremos a Linguagem Visual Basic 6, produzida pela Microsoft e mostraremos como você pode levar o seu ERP desktop para o VB6 mobile.

Conheça a suíte de aplicativos móveis do PlugMobile.

Um pouco sobre VB6

O VB6 é uma versão considerada “antiga” da linguagem: Visual Basic. Atualmente, essa linguagem é voltada para aplicações, é composta por eventos e possui um ambiente de desenvolvimento totalmente gráfico, facilitando significativamente a construção da interface dos aplicativos.

As primeiras versões do Visual Basic não permitiam acesso ao banco de dados, entretanto, esse cenário já não representa a realidade, uma vez que, é possível acessar o banco de dados e ainda ganhou recursos adicionais como abstração, encapsulamento, herança e polimorfismo, sendo totalmente orientada a objetos.

O pensamento de que a linguagem de programação direcionada a objeto é para poucos e tem difícil implantação é totalmente errôneo, pois, em uma linguagem básica e simples o VB6 já é capaz de construir aplicativos incríveis para auxiliar o dia a dia de qualquer empresa, inclusive, sendo adequado para emitir NFS-e.

Com o tempo, essa forma de linguagem perdeu espaço para o C#, java e kotlin, apesar disso, existem muitos software modernos e complexos que ainda rodam VB6, tanto em desktop como em VB6 mobile.

Desafios VB6

O tradicional Visual Basic, foi criado em 1990 e no decorrer do tempo sofreu inúmeras melhorias e atualizações. A versão 6.0 foi criada em 1998 e foi introduzida como parte do Visual Studio 6.0.

Essa linguagem combina o poder do ambiente de tempo de execução e as classes baseadas na estrutura. O Visual Basic.Net, uma versão superior e derivada da VB6, tem sido mais utilizado para o desenvolvimento de aplicativos baseados em GUI (Graphical User Interface), pois, simplifica as atividades para os desenvolvedores e aumenta a produtividade.

Essa linguagem auxilia na construção de aplicativos de desktop para a plataforma Windows e também pode ser utilizada para o desenvolvimento na web. Apesar de básica e simples, apresenta alguns desafios.

Confira as maiores dificuldades e saiba como superá-las:

Desafio 01 – Sintaxe

Ao escrever um código é preciso atentar-se às regras de sintaxe. No Visual Basic, o código aparece logo ao digitá-lo na janela “Editor de código” e, no momento seguinte, surgirá um alerta em casos de erro, como grafia incorreta ou elementos de linguagem incorretos.

Caso faça a compilação a partir da linha de comando, o VB6 apresentará um erro do compilador com informações sobre o erro de sintaxe, o qual poderá ser facilmente corrigido no ambiente de codificação.

Uma dica é usar a Option Explicit Instrução. Dessa forma, será possível identificar antecipadamente todos os erros tipográficos.

Desafio 02 – Run-Time

Após realizar a compilação e executar o código, erros de tempo de execução poderão surgir.

Estes erros ocorrem, por exemplo, quando cria-se um código para abrir determinado arquivo e o mesmo não existe. Esses erros podem ser corrigidos pela reescritura do código, ou usando a manipulação de exceções, logo em seguida, recompilando-o e executando-o novamente

Desafio 03 – Erros lógicos

Durante a utilização do aplicativo podem surgir erros lógicos. Tais erros referem-se a pequenas falhas, que resultam em uma experiência desfavorável e indesejada.

Por exemplo, a digitação de uma chave errada resulta em informações incorretas para o método.

Esses erros podem ser corrigidos e recompilados no aplicativo, ou ainda podem ser tratados por manipulação de exceções.

Desafio 04 – É possível levar o VB6 em Mobile?

Para construir um aplicativo mobile é preciso utilizar uma plataforma de software para desenvolver a aplicação. Não são todas as plataformas que permitem a construção na linguagem Visual Basic e, por esse motivo, é preciso desenvolver a aplicação em outra linguagem, para depois substituí-la pelo VB6 mobile.

O Xamarin, por exemplo, é uma plataforma livre de software para a criação de aplicativos. Essa plataforma é muito utilizada nos dias atuais, porém, não oferece suporte direto ao Visual Basic. Logo, deve-se criar a solução em C# e, posteriormente, substituir o projeto C# pelo VB6 mobile.

Os projetos em Visual Basic não comportam páginas XAML. O gerador code-behind só pode compilar C#. Assim, precisa-se incluir o XAML em uma biblioteca de classes portátil do C# e usar DataBinding para popular os arquivos XAML por meio de modelos de Visual Basic.

Além disso, o Visual Basic também não é capaz de gravar renderizadores personalizados e, por isso, devem ser escritos em C# nos projetos da plataforma nativa.

Sendo assim, percebe-se que existem uma série de dificuldades para integrar o VB6 mobile. Entretanto, esse processo não é impossível! Existem plataformas modernas e compatíveis com a linguagem Visual Basic que podem facilitar, e muito, essa conversão.

Leve o Mobile para o seu ERP

Disponibilizar a versão mobile do ERP é essencial para manter a competitividade e suprir as necessidades do cliente. Com a transformação digital, surgiu um novo perfil de consumidor, o qual exige-se ferramentas que forneçam mais mobilidade e acessibilidade, por necessitar de mais liberdade para realizar as atividades e acompanhar processos de lugares variados e de forma mais dinâmica.

Se o seu software é desenvolvido em VB6 e você ainda não conseguiu transformá-lo em VB6 mobile, conheça o PlugMobile!

O PlugMobile é uma suíte de aplicativos mobile, com interface ágil e intuitiva, onde você pode integrar ao seu software via desktop para oferecer uma experiência mobile incrível ao usuário!

 Não importa qual seja a linguagem de programação de seu software, o PlugMobile é plenamente capaz de levá-lo do desktop ao celular, sem você precisar implementar mais nada!

Clique no botão abaixo e conheça a melhor solução para levar o seu software para o universo mobile.

Conclusão

Com todos esses desafios, é realmente custoso para o desenvolvedor converter um ERP na linguagem VB6 mobile. Entretanto, o PlugMobile surgiu como uma solução fantástica para Software Houses e tornou essa transformação muito mais facilitada.

Não perca tempo, deixe o mobile para quem realmente entende e dedique-se inteiramente ao core business na sua empresa.

Entre em contato conosco, clique no botão abaixo e conheça agora!

Conheça o PlugMobile

Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.

Artigos relacionados