O Certificado Digital já é uma ferramenta necessária para a emissão de vários documentos eletrônicos e a emissão via videoconferência é o próximo passo desta evolução tecnológica.
Imaginar uma empresa sem um certificado digital nos dias de hoje é algo praticamente impossível. Este documento eletrônico carrega os dados de uma pessoa física ou jurídica, servindo como uma identidade digital para validação de diversas transações eletrônicas.
O dia a dia de uma empresa depende destes certificados, seja nas rotinas de emissão de notas fiscais eletrônicas, ou na assinatura de uma infinidade de documentos digitais.
Não é incomum especialmente em sites governamentais, que a validação de um certificado digital seja obrigatória para identificação inicial, antes mesmo de começar o processo de preenchimento de qualquer formulário.
Dada a praticidade das transações eletrônicas e a explosão da pandemia do COVID-19, a necessidade e o uso destes documentos eletrônicos cresceram e se intensificaram ainda mais.
Certificado digital via videoconferência
Pensando em toda a praticidade que esta ferramenta proporciona, por que não facilitar sua homologação?
A resposta para esta pergunta foi buscada ainda mais com o isolamento social e medidas sanitárias a que fomos submetidos, e para suprir essa necessidade e garantir a segurança de suas emissões, os certificados digitais começaram a ser emitidos de forma remota, com validações por videoconferência.
A Instrução Normativa Nº 5 de fevereiro de 2021, acrescentou à lei original todas as orientações que tornaram esta conquista uma realidade para todos os cidadãos, e graças a ela, mais e mais pessoas vem usando a videoconferência como facilitador para emissão de seus certificados digitais.
Como funciona?
Resumidamente, uma videoconferência é agendada com um órgão competente para emitir a documentação digital, neste caso são coletados os dados biométricos do requerente, que é a captura facial durante a videoconferência assistida.
Bem simples, não é?! O processo se tornou desta forma, muito rápido, prático e seguro.
Independentemente do tipo de ocupação, qualquer pessoa física ou jurídica pode usar a videoconferência para emissão de seus certificados digitais.
5 motivos para homologar certificado via videoconferência
Por tudo que já comentamos até aqui, deve ter ficado evidenciada a importância da certificação digital e como sua homologação por videoconferência agregou facilidade ao processo.
Graças a tudo isso, mais usuários vêm aderindo e integrando essa tecnologia em suas rotinas. Podemos destacar como principais motivadores:
Traz novos clientes
Ao oferecer este serviço, sua empresa atinge um mercado bem amplo de possíveis clientes que estão passando por dificuldades na emissão de documentação digital, e não sabem a quem recorrer para solucionar este problema.
Como a emissão do certificado digital via videoconferência é algo relativamente novo, muitos empresários não conhecem as facilidades que este processo pode trazer para o seu negócio. Assim, a Software House que apresentar primeiro essa novidade, terá a possibilidade de encantar e fidelizar novos clientes.
Incrementar o networking de uma empresa é um dos passos mais importantes para alcançar novos mercados e apostar em soluções inovadoras como a implementação, ou renovação de certificados digitais via videoconferência pode ser um grande diferencial.
Incrementar os produtos oferecidos
Outra vantagem poderosa é que ao prestar esta modalidade de serviço, sua empresa aumentará o leque de serviços oferecidos, atraindo assim novos mercados e dando visibilidade aos outros produtos já existentes.
Uma grande oportunidade deste incremento é a venda em forma de combo, ofertando por exemplo, um ERP e a implantação da certificação via videoconferência no mesmo pacote, criando um vínculo como fornecedor ainda mais forte.
Diminuir os custos para o cliente enquanto aumenta o seu ticket médio
Aproveitando a última ideia, é possível implementar valor ao produto original, ofertando o pacote de serviços em forma de promoção.
Neste caso, é possível ganhar uma dupla vantagem comercial, uma delas seria dar um desconto pela aquisição de mais de uma solução, e a outra, são os “valores e qualidades” agregados ao pacote de serviços, aumentando assim o valor do seu ticket de vendas.
Rapidez e facilidade para seu cliente (tornar o processo menos burocrático)
A homologação de certificados via videoconferência é inegavelmente um avanço tecnológico para as empresas, agregando mais praticidade e economizando tempo.
Além de contemplar as exigências impostas pelo distanciamento social, a emissão de certificados desta forma é menos burocrática, por isso, a disponibilização dos arquivos digitais acontece de forma muito mais rápida que o processo tradicional.
Potencializa chances de negócios com clientes fidelizados ou novos
Complementando as outras razões, ofertar a emissão de certificados digitais via videoconferência é um atrativo a mais para o seu negócio, este serviço não só pode atender uma demanda crescente, como também cria um vínculo inicial com um cliente carente desta solução.
Quando esta demanda inicial é regada com atenção e um excelente atendimento no pós-venda, resulta com certeza em um cliente fidelizado.
Que tal ver esse conteúdo também em vídeo?
Agora que já evidenciamos a importância da emissão destes documentos de forma remota, como esta é uma inovação e o mercado está aquecido e carente de bons fornecedores, parece que trabalhar com certificação digital por videoconferência é um excelente negócio, não é mesmo?!
Bem resumidamente, o passo a passo para este tipo de processo, seria: decidir um fornecedor (uma certificadora e um agente de registro (AGR); escolher o tipo de certificado que atende as necessidades de sua empresa; preparar a documentação e enviá-la para o AGR; agendar e participar da videoconferência; e por fim realizar a captura da biometria facial. Estando tudo em ordem, o certificado solicitado será emitido.
Para algo tão inovador, recomendamos aprofundar esse conhecimento. Você pode conhecer ainda mais sobre a emissão dos certificados via videoconferência e como sua empresa pode transformar isso em uma grande oportunidade de negócio, acessando: Saiba como emitir Certificado Digital via videoconferência .
Conclusão
Certificados digitais são cada vez mais essenciais para as rotinas das empresas de todos os ramos, a emissão desta documentação por vias remotas é um mercado em expansão e que certamente terá mais e mais adeptos nos próximos anos.
Agregar este serviço aos seus produtos, é o caminho certo para uma empresa crescer junto com este mercado.