Tempo de Leitura: 4 minutos

O Certificado Digital já é uma ferramenta necessária para a emissão de vários documentos eletrônicos e a emissão via videoconferência é o próximo passo desta evolução tecnológica.


Imaginar uma empresa sem um certificado digital nos dias de hoje é algo praticamente impossível. Este documento eletrônico carrega os dados de uma pessoa física ou jurídica, servindo como uma identidade digital para validação de diversas transações eletrônicas.

O dia a dia de uma empresa depende destes certificados, seja nas rotinas de emissão de notas fiscais eletrônicas, ou na assinatura de uma infinidade de documentos digitais.

Não é incomum especialmente em sites governamentais, que a validação de um certificado digital seja obrigatória para identificação inicial, antes mesmo de começar o processo de preenchimento de qualquer formulário.

Dada a praticidade das transações eletrônicas e a explosão da pandemia do COVID-19, a necessidade e o uso destes documentos eletrônicos cresceram e se intensificaram ainda mais.

Certificado digital via videoconferência

Conheça a modalidade de certificação via videoconferência
Conheça a modalidade de certificação via videoconferência (Imagem: Pexels)

Pensando em toda a praticidade que esta ferramenta proporciona, por que não facilitar sua homologação?

A resposta para esta pergunta foi buscada ainda mais com o isolamento social e medidas sanitárias a que fomos submetidos, e para suprir essa necessidade e garantir a segurança de suas emissões, os certificados digitais começaram a ser emitidos de forma remota, com validações por videoconferência.

A Instrução Normativa Nº 5 de fevereiro de 2021, acrescentou à lei original todas as orientações que tornaram esta conquista uma realidade para todos os cidadãos, e graças a ela, mais e mais pessoas vem usando a videoconferência como facilitador para emissão de seus certificados digitais. 

Como funciona?

Resumidamente, uma videoconferência é agendada com um órgão competente para emitir a documentação digital, neste caso são coletados os dados biométricos do requerente, que é a captura facial durante a videoconferência assistida.

Bem simples, não é?! O processo se tornou desta forma, muito rápido, prático e seguro.

Independentemente do tipo de ocupação, qualquer pessoa física ou jurídica pode usar a videoconferência para emissão de seus certificados digitais.

5 motivos para homologar certificado via videoconferência

Por tudo que já comentamos até aqui, deve ter ficado evidenciada a importância da certificação digital e como sua homologação por videoconferência agregou facilidade ao processo.

Graças a tudo isso, mais usuários vêm aderindo e integrando essa tecnologia em suas rotinas.  Podemos destacar como principais motivadores:

Traz novos clientes

Ao oferecer este serviço, sua empresa atinge um mercado bem amplo de possíveis clientes que estão passando por dificuldades na emissão de documentação digital, e não sabem a quem recorrer para solucionar este problema.

Como a emissão do certificado digital via videoconferência é algo relativamente novo, muitos empresários não conhecem as facilidades que este processo pode trazer para o seu negócio. Assim, a Software House que apresentar primeiro essa novidade, terá a possibilidade de encantar e fidelizar novos clientes.

Incrementar o networking de uma empresa é um dos passos mais importantes para alcançar novos mercados e apostar em soluções inovadoras como a implementação, ou renovação de certificados digitais via videoconferência pode ser um grande diferencial.

Incrementar os produtos oferecidos

Outra vantagem poderosa é que ao prestar esta modalidade de serviço, sua empresa aumentará o leque de serviços oferecidos, atraindo assim novos mercados e dando visibilidade aos outros produtos já existentes.

Uma grande oportunidade deste incremento é a venda em forma de combo, ofertando por exemplo, um ERP e a implantação da certificação via videoconferência no mesmo pacote, criando um vínculo como fornecedor ainda mais forte.

Diminuir os custos para o cliente enquanto aumenta o seu ticket médio

Aproveitando a última ideia, é possível implementar valor ao produto original, ofertando o pacote de serviços em forma de promoção.

Neste caso, é possível ganhar uma dupla vantagem comercial, uma delas seria dar um desconto pela aquisição de mais de uma solução, e a outra, são os “valores e qualidades” agregados ao pacote de serviços, aumentando assim o valor do seu ticket de vendas.

Rapidez e facilidade para seu cliente (tornar o processo menos burocrático)

A homologação de certificados via videoconferência é inegavelmente um avanço tecnológico para as empresas, agregando mais praticidade e economizando tempo.

Além de contemplar as exigências impostas pelo distanciamento social, a emissão de certificados desta forma é menos burocrática, por isso, a disponibilização dos arquivos digitais acontece de forma muito mais rápida que o processo tradicional. 

Potencializa chances de negócios com clientes fidelizados ou novos

Complementando as outras razões, ofertar a emissão de certificados digitais via videoconferência é um atrativo a mais para o seu negócio, este serviço não só pode atender uma demanda crescente, como também cria um vínculo inicial com um cliente carente desta solução.

Quando esta demanda inicial é regada com atenção e um excelente atendimento no pós-venda, resulta com certeza em um cliente fidelizado.

cta

Agora que já evidenciamos a importância da emissão destes documentos de forma remota, como esta é uma inovação e o mercado está aquecido e carente de bons fornecedores, parece que trabalhar com certificação digital por videoconferência é um excelente negócio, não é mesmo?! 

Bem resumidamente, o passo a passo para este tipo de processo, seria: decidir um fornecedor (uma certificadora e um agente de registro (AGR);  escolher o tipo de certificado que atende as necessidades de sua empresa; preparar a documentação e enviá-la para o AGR; agendar e participar da videoconferência; e por fim realizar a captura da biometria facial. Estando tudo em ordem, o certificado solicitado será emitido.

Para algo tão inovador, recomendamos aprofundar esse conhecimento. Você pode  conhecer ainda mais sobre a emissão dos certificados via videoconferência e como sua empresa pode transformar isso em uma grande oportunidade de negócio, acessando: Saiba como emitir Certificado Digital via videoconferência .

Conclusão

Certificados digitais são cada vez mais essenciais para as rotinas das empresas de todos os ramos, a emissão desta documentação por vias remotas é um mercado em expansão e que certamente terá mais e mais adeptos nos próximos anos.

Agregar este serviço aos seus produtos, é o caminho certo para uma empresa crescer junto com este mercado.

Summary
Certificado digital via videoconferência
Article Name
Certificado digital via videoconferência
Description
Para resolver a questão dos certificados digitais o Governo Federal, por meio do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), estabeleceu no dia 20 de março a Instrução Normativa Nº 02. Nela foi regulamentada a validação dos titulares dos certificados digitais por videoconferência. Na prática, será possível homologar outro certificado digital via conferência, a partir do que já existe. Mas isso só será possível se o usuário já tiver a identificação biométrica e biográfica registrada nos bancos de dados dos Prestadores de Serviço Biométrico (PSBios).
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.