Certificado digital via videoconferência: tudo que você precisa saber!

Sabia que desde março já é possível emitir revalidações do certificado digital via videoconferência? Saiba mais, neste post, sobre essa opção e como sua software pode ser beneficiada ao se tornar uma parceira da TecnoSpeed!


Por conta da pandemia do novo coronavírus e a recomendação de isolamento social, muitas empresas começaram a se preocupar com a renovação das autorizações de assinaturas digitais.

Antes a renovação só era possível de ser feita de maneira presencial, porém, a partir do final de março os certificados digitais também podem ser validados via videoconferência.  

Quer saber mais sobre certificados digitais e como é possível fechar uma parceria com a TecnoSpeed? Leia este post para conhecer os detalhes!

Entenda o conceito e importância da certificação digital

No Brasil, o uso de assinaturas digitais é regulado pela Medida Provisória nº. 2.200-2 de 24 de agosto de 2001 e desde então é constituído como ato legal da Infraestrutura de Chave Pública Brasileira (ICP-Brasil).

Ter uma certificação digital produz os mesmos efeitos legais que o papel com firma reconhecida. Todas as declarações mostradas em documentos assinados digitalmente são consideradas verdadeiras.

No Brasil há dois tipos de certificados: A1 e A3. As principais diferenças são que o primeiro é apenas digital, tem 1 ano de validade e o segundo é físico com 3 anos de duração.

Para obter um certificado digital do ICP-Brasil, a parte interessada (que pode ser uma empresa ou uma pessoa), deve fazê-lo pessoalmente e na posse de seus documentos. A responsabilidade pela verificação dos dados é da Autoridade de Registro, uma entidade subordinada a uma Autoridade de Certificação.

Embora essas entidades possam ser públicas, mais de 90% dos certificados digitais emitidos no Brasil são feitos pelo setor privado.

A validação evita a ação de fraudadores. Ela não apenas fornece um relacionamento entre alguém e um par de chaves criptográficas, mas também verifica se naquele momento a pessoa voluntária e verdadeiramente deseja ser a titular de um certificado digital.

Novidade: Certificado digital via videoconferência

Para resolver a questão dos certificados digitais o Governo Federal, por meio do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), estabeleceu no dia 20 de março a Instrução Normativa Nº 02. Nela foi regulamentada a validação dos titulares dos certificados digitais por videoconferência.

Na prática, será possível homologar outro certificado digital via conferência, a partir do que já existe. Mas isso só será possível se o usuário já tiver a identificação biométrica e biográfica registrada nos bancos de dados dos Prestadores de Serviço Biométrico (PSBios).

E como vai funcionar? 

O interessado na renovação do certificado digital via conferência(seja pessoa física ou jurídica) compra o novo certificado e agenda a melhor data e horário para a videoconferência. Após a sua realização, a aprovação e validação são imediatas.

“Em tempos de quarentena, a tecnologia é aliada para a tramitação de documentos, funcionamento de negócios e acesso a aplicações e serviços com a devida segurança e presunção legal”, explicou Marcelo Buz, diretor-presidente do ITI, em comunicado da instituição.   

Emissão de certificado digital via videoconferência é oportunidade para a sua software house 

Os certificados digitais podem ser utilizados tanto por pessoas físicas como jurídicas. E, entre o segundo grupo, estão incluídas empresas de todos os tamanhos, inclusive MEIs.

Pense que muitos dos seus clientes estejam passando pela dificuldade de ter que renovar a assinatura digital e não sabem que é possível ter um novo certificado digital via videoconferência.

Isso sim pode significar novas oportunidades para a sua software house! Se você nunca pensou em oferecer esse tipo de serviço aos seus clientes, será um grande diferencial. 

Nós da TecnoSpeed, a casa do desenvolvedor, oferecemos a parceria mais vantajosa do mercado quando o assunto são certificados digitais. Ao analisar o preço médio de certificados A1 e A3 em várias regiões, o preço de custo que você terá conosco permitirá até 115% de lucro. E o melhor: ainda será menor que a média de mercado.

Parceria com a TecnoSpeed é o melhor negócio

Você pode começar a revender certificado digital via videoconferência com a TecnoSpeed agora mesmo. E, para fazer parte dessa rede, não é necessário conhecimentos específicos nem grandes despesas – apenas um pequeno investimento que terá um retorno rápido. 

São 2 modelos de parceria, conheça-os: 

Ser remunerado por indicação

O sistema de parceria por indicação é o ideal se a sua software house tem produtos e serviços comercializados pelo modelo SaaS. Ou seja, que precisam apenas de uma conexão com a internet para disponibilizar as soluções.

Isso porque, uma vez que atendem a clientes de várias regiões, não dependem de uma visita presencial, mas de um representante mais próximo para a venda do Certificado Digital.

Apesar de ser remunerada, a rentabilidade é menor por ser apenas uma indicação. A venda será realizada pela TecnoSpeed.

Mas ainda assim, garante um aumento significativo na lucratividade da sua software house, além da confiança dos seus clientes em relação à você – por ajudar além do que é necessário ou esperado.

Ser credenciado

Nesse modelo de parceria de certificado digital, a rentabilidade é maior devido à possibilidade da sua software house ter uma pessoa credenciada para sua emissão.

Aliás, como o certificado digital precisa ser renovado de tempos em tempos, é uma das melhores formas para aumentar sua receita: trabalhar tanto na manutenção como também na atração de novos clientes! 

Parceria Certificado Digital

Vantagens da parceria na emissão de certificados digitais via videoconferência 

O que é uma obrigação para o seu cliente realmente é sinônimo de uma grande impulsão nos seus negócios! Proporcione mais segurança, comodidade e validade jurídica, além de fazê-lo economizar tempo e dinheiro!

Conheça, abaixo, 5 oportunidades que podem ser geradas a partir da parceria com a TecnoSpeed:  

  1. Abrir um canal direto de comunicação, diminuir as suas dores de cabeça e falar com tomadores de decisão;
  2. Diminuir os custos para o cliente enquanto aumenta o seu ticket médio;
  3. Trazer novos clientes e incrementar os produtos oferecidos;
  4. Tornar o desenvolvimento e suporte atividades mais em conta para a sua software house;
  5. Começar a fazer marketing de parceria.

Oportunidade incrível para ter novos negócios, não é mesmo? Então não deixe de conhecer a Parceria Certificado Digital da TecnoSpeed!

Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.

Artigos relacionados