Networking: 5 boas práticas que funcionam!

Muito se fala em networking, mas será que realmente estamos nos conectando com as pessoas, ou apenas acumulando cartões de visita?


Quando pensamos em networking, frequentemente imaginamos empresários cumprimentando-se, trocando cartões em eventos e esperando que em um futuro próximo oportunidades incríveis vão aparecer, não é mesmo?

Pode até ser que aconteça. Mas o objetivo do networking é fortalecer esse contato e transformá-lo em uma conexão real, além de um simples cartão de visita. Por isso, separamos 5 dicas para te ajudar nisso:

1) Conte sua história 

A história cria uma conexão emocional, mostra sua honestidade e vulnerabilidade, seus princípios e mentalidades, e é algo que faz você ser lembrado.

Para fazer negócios, você precisa ter integridade, ser confiável e ser alguém que se destaca. Mas conte a sua história, e não qualquer enredo que você acha que as pessoas querem ouvir.

2) Peça que te apresentem

Todo mundo conhece alguém. Se você quer conhecer alguém, um amigo de um amigo que possa te introduzir já é melhor do que um email ou ligação no escuro. Detalhe importante: retribua sempre que possível e não peça demais. Algumas pessoas têm contatos poderosos e sabem o valor deles, e simplesmente não querem compartilhá-los tão facilmente.

Do mesmo modo, para tirar vantagens da rede de outras pessoas, é importante construir a sua própria e oferecer tanto valor quanto o que você quer receber. E aí caímos na próxima dica:

3) Colaborar e colaborar, e só então pedir

Ajude alguém 10x mais do que peça algo. 

Isso estabelece um relacionamento, amizade, confiança, e mostra seu valor, que você está disposto a investir na relação. 

4) Mantenha sua palavra

Na vida e nos negócios, ser confiável é a chave. Se falamos que vamos fazer algo, então façamos. 

Nossa palavra é tudo. Afinal, ninguém faz negócios com alguém que é “mais ou menos confiável”.

5) Se apresente

Embora ser apresentado seja ótimo, no final do dia o que importa é você se posicionar e dizer, confiante, quem você é o que você faz. Em todos os lugares, até nos mais inusitados, como na academia, por exemplo.

Em síntese, o verdadeiro networking engloba ser quem você é e estar aberto à vida e às pessoas que cruzam o seu caminho. Se colocar genuinamente lá fora, expandindo suas amizades. Não é vestir seu melhor terno e tentar vender todo mundo.

Pratique o networking agora mesmo!

Para facilitar a sua vida, criar pontes e não deixar que as conexões se percam, nós criamos uma comunidade do mercado de software. Seja você desenvolvedor, empresário, contador, analista, enfim – se você contribui para o nosso universo de software, o espaço é seu! E o melhor: é gratuito

Lá você vai encontrar outras pessoas com desafios parecidos com os seus, poderá se juntar à mais empresas e pleitear descontos com grandes players, encontrar e formar parcerias, enfim… Poderá praticar todas estas dicas – que com certeza vão abrir portas para você, seu negócio ou carreira.

Entrando lá, a primeira coisa que você já pode pôr em prática é: se apresentar!

Também fique à vontade para deixar seus feedbacks sobre a comunidade e construí-la conosco.

Partiu dar o primeiro passo para expandir a sua rede?

Analista de negócios no setor de inovação da TecnoSpeed e produtora de conteúdo nas horas vagas :)

Artigos relacionados