Código EAN: veja o que significa e como criar os seus

código ean, você sabe por que esse código é tão importante? Descubra aqui.
Tempo de Leitura: 5 minutos

Você sabe para que serve o código EAN? Separamos um material exclusivo que responde todas as suas dúvidas sobre o assunto. Confira!


Se você fabrica algum produto e o comercializa em e-commerces e marketplaces, é importante ter o controle de estoque, processos fiscais e outras movimentações de suas mercadorias. Para isso, implementar um sistema de código de barras no seu negócio pode te ajudar a controlar melhor seus ativos.

O código EAN é de extrema importância para que sua empresa esteja dentro das normas legais e também para que o controle de estoque seja mais eficiente. Esse código permite armazenar dados das mercadorias, como data de fabricação, data de validade, peso, tamanho, preço e outras informações necessárias.

Você sabe o que ele significa e quais são seus objetivos? Acompanhe a leitura para entender mais sobre esse recurso que pode te ajudar a alavancar seu negócio.

O que é o Código EAN

EAN é o nome dado ao código de identificação universal, que permite identificar produtos no mundo todo, com exceção do Canadá e dos Estados Unidos, que usam o código UPC. A sigla significa European Article Number e ele ficou mais conhecido como EAN-13, já que o código possui 13 dígitos. O GTIN é a sequência de números que acompanha o código.

Objetivo do Código EAN

Exemplo da diferença entre o código EAN e UPC

Exemplo da diferença entre o código EAN e UPC

Em caso de exportação, os produtos precisam obrigatoriamente apresentar um código EAN considerando os processos legais para exportação. Mas mesmo que os produtos sejam vendidos somente nacionalmente, o código EAN é uma excelente forma de manter o controle interno de vendas e do estoque. O EAN permite diferenciar peças de acordo com suas características específicas, como por exemplo cor e tamanho, sendo muito indicado para varejos com pontos de venda. Livros e revistas são uma exceção, já que esses itens têm um código próprio, chamado ISBN ou ISSN.

Evolução do Código de Barras

Os primeiros indícios do código de barras datam de 1948, nos Estados Unidos, quando dois estudantes identificaram a demanda de um supermercado em controlar melhor suas vendas, de forma mais automatizada. A partir daí, alguns testes foram feitos e eles partiram de duas técnicas já existentes, a banda sonora e o código Morse.

Foram alguns anos de desenvolvimento até que a patente do projeto foi concedida em 1952. Porém, somente na década de 70 que a tecnologia começou a funcionar comercialmente quando foi comprada pela Philco.

Tipos de Códigos de Barras de Produtos

Embora o EAN e o UPC sejam os mais usados, existem outros formatos de códigos de barras. Conheça um pouco mais sobre alguns deles e em que casos são utilizados.

  • DUN-14: código com sequência de 14 dígitos, usado para identificar caixas com mercadorias dentro.
  • QR Code: não possui números, possui quadrados pretos e brancos que formam padrões e são escaneáveis. Ele é usado para identificar passagens de avião, ingressos de shows e também são capazes de conduzir a endereços eletrônicos, como e-mails e sites.
  • Code 11: possui 11 dígitos e pode conter – (hífen) ou * (asterisco). É amplamente usado em telecomunicações.
  • Code 39: pode ter até 43 caracteres, entre números, letras e caracteres especiais. São usados nas indústrias automotivas.
  • Code 93: é uma evolução do Code 39, com a mesma quantidade de dígitos. É usado nos Correios.
  • EAN-8: versão abreviada do EAN-13, usado em produtos pequenos que não cabem os 13 dígitos do EAN-13, como lápis e borrachas.
  • Intercalado 2 de 5: é o código de barras usado em boletos. Os números vão de 0 a 9 e a soma deles é sempre um número par..
  • Código 128: pode conter números, letras e caracteres especiais. É um código versátil que consegue armazenar grande quantidade de dados. Geralmente é usado em sistemas de logística e transportes.
  • GS1-128: é um código capaz de armazenar mais informações, como peso, medidas, valor e origem de algum produto. Também é usado em sistemas de logística e transporte de mercadorias.
  • Codabar: é um código antigo feito para que scanners arcaicos conseguissem fazer o escaneamento.
  • Matriz de dados (Data Matrix): similar ao QR Code, ele é capaz de armazenar até 2335 caracteres alfanuméricos. É usado em vários setores.

Destrinchando o Código EAN

Cada parte do código EAN diz respeito a alguma particularidade do produto. Vamos entender melhor o que cada componente significa?

Origem do Código de Barras

Os três primeiros dígitos indicam o país de origem da mercadoria. O código do Brasil é 789.

Empresa fabricante

A empresa fabricante é responsável por 4, 5, 6 ou 7 dígitos do código. Existe um controle mundial para que não haja duplicidade.

Produto por ela produzido

O produto representa 3, 4 ou 5 dígitos do EAN, sendo que cada variação do produto é um código. Por exemplo: uma lata de tinta azul possui um código, uma lata de tinta vermelha possui outro código..

Dígito verificador

Somente 1 dígito, usado para evitar fraudes e outros possíveis problemas.

Entenda para que serve que seve o código EAN no vídeo abaixo:

O que é o Código EAN?

Como descobrir o EAN de um produto?

Se você revende produtos e não consegue localizar o EAN da mercadoria, ou se é consumidor e precisa desse código por algum motivo, você pode acessar algum site de credibilidade que também revenda esse produto e consultar o EAN, mas é dever do fabricante fornecer o código EAN.

Como usar o EAN no ERP

É preciso cadastrar o EAN no seu ERP e cada plataforma funciona de um jeito. A maior parte dos ERPs possuem integração com o sistema de código de barras e tudo isso pode ser feito de forma automatizada.

Como gerar Código EAN?

Existem alguns tutoriais na internet ensinando como gerar códigos EAN, mas geralmente essas dicas podem ser duvidosas e até mesmo perigosas. A forma correta de gerar um código EAN é se filiando à GS1, que é a Associação Brasileira de Automação.

Você vai precisar informar seu CPF ou CNPJ e enviar a documentação da empresa pelos Correios. Existe uma taxa de inscrição para a filiação e também uma anuidade. Depois desse processo, você receberá uma chave de acesso ao Cadastro Nacional de Produtos (CNP), assim você poderá gerar todos os seus códigos.

Lembrando que você só precisa gerar um código se é fabricante de um produto, revendedores não precisam.

Existem outras empresas que oferecem esse serviço, como é o caso da EAN BR, que faz todo o processo citado acima. É uma comodidade para quem não quer ter o trabalho de fazer os trâmites direto com a GS1.

Como usar o EAN nos Marketplaces

Mais uma vez, é importante lembrar que você deve ser responsável de gerar o EAN somente se for o fabricante do produto. Você deve usar o EAN quando for cadastrar um produto em algum marketplace, dessa forma a mercadoria terá até 20% mais chances de aparecer no Google Shopping, aumentando sua visibilidade.

Benefícios de se Usar o Código EAN

O código EAN pode te trazer inúmeros vantagens.

Além do controle de estoque, existem mais inúmeros benefícios que o código EAN pode proporcionar, conheça alguns deles:

    • Controle mais eficiente de logística, rastreamento e expedição
    • Agilidade no processo de vendas
    • Maior credibilidade do vendedor e do produto
    • Possibilidade de venda legal em todo o território nacional e internacional
    • Possibilidade de venda nos principais marketplaces
    • Redução de custos operacionais
    • Redução de perda de produtos perecíveis
    • Minimização de erros por conta de digitação incorreta
    • Mais chances de aparecer no Google Shopping (nos casos de produtos vendidos em Marketplaces).

O código EAN só traz vantagens ao seu negócio, agilizando processos e diminuindo custos operacionais. É um importante passo para a formalização de empresas que comercializam bens de consumo e a obtenção do sistema é de fácil acesso e manuseio.



Você é desenvolvedor?

Veja as soluções fiscais da TecnoSpeed para o seu software, basta clicar no botão abaixo.

Soluções TecnoSpeed para Softwares

Geison Durães
Geison Durães
Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.

Comments are closed.

Pular para o conteúdo