Como fazer benchmarking para sua software house?

Veja como fazer benchmarking para que sua software house evolua e conquiste os melhores resultados do mercado.


Agora que você já sabe o que é benchmarking e como ele facilita a visualização das suas práticas e resultados em relação à concorrência…

É importante compreender como essa base comparativa também depende de um passo a passo para que tudo funcione corretamente!

Independente do tipo de benchmarking aplicado pela sua software house, veja quais as etapas necessárias para a execução desse processo.

Se preferir, assista a versão em vídeo, apresentado pela Beatrice Cardoso!

Passo 1: tenha objetivos claros!

Isto é, o que você está querendo comparar?

Para saber como fazer benchmarking, analise sua software house a fim de compreender quem é ela, e como ela pode melhorar seu posicionamento no mercado.

A partir daí, determine quais pontos você pretende trabalhar: sua performance, as boas práticas, a definição de metas ou um novo planejamento estratégico?

Caso ignore esses indicadores de análise, será muito mais complicado aproveitar todas as informações que serão coletadas.

Passo 2: defina sua metodologia

Mas afinal, como conseguir esses dados?

Para isso, entenda quais os melhores métodos e estratégias para que sua software house colete as informações necessárias à realização do processo de comparação.

Como fazer benchmarking? Por meio de entrevistas, questionários ou de qualquer outro método de sua preferência?

Apenas compreenda que, entrar em contato com a concorrência é primordial para a troca de experiências e o entendimento das práticas com melhores resultados.

Passo 3: saiba o que fazer com as informações!

Porque mais importante do que saber as medidas adotadas por outras empresas de sucesso, é ter um bom plano de ações diante de tantas informações.

De que forma você vai utilizá-las? Determine seu comportamento a fim de resolver seus principais problemas e melhorar suas práticas.

Afinal, de nada adianta um punhado de dados coletados e processados, se todo o trabalho de pesquisa não surtir nenhum efeito na sua organização.

Procure adaptar suas ações com base no seu orçamento e dê continuidade ao processo para estar sempre atento às mudanças do mercado.

Muito sucesso para sua software house!

Programa Software House de Sucesso tem um módulo específico sobre Gestão de Pessoas, além de muitos outros conteúdos essenciais para a sua software house.

Conheça a primeira formação criada especialmente para gestores e empresários do ramo de software! Obtenha experiências de alto nível e faça sua empresa crescer acima da média do mercado!

Formada em Comunicação e Multimeios e pós-graduanda em Marketing, Criatividade e Inovação. Redatora do Grupo TecnoSpeed. Escreve artigos e conteúdos para a TecnoSpeed Fintech e para o PlugMobile.

Artigos relacionados