Oferecer um software com API de consulta de crédito é um importantÃssimo diferencial competitivo. Entenda como você pode fazer isso, estando atento aos diferentes tipos de consulta.
A saúde financeira das empresas depende, dentre outras coisas, de um balanço saudável entre entradas e saÃdas. Para que as entradas sejam garantidas, a possibilidade de inadimplências deve ser mÃnima. Para isso, ter acesso a um sistema de consultas é indispensável. A consulta da Serasa é a mais conhecida e o nome da empresa é referência nesse meio.
O que muitas pessoas não sabem é que existem vários tipos de consulta e cada uma delas se adequa a um tipo de negócio. Qualquer empresa pode se beneficiar do serviço de consultas da Serasa, independente do porte. Saber o que esperar de um cliente só traz vantagens para qualquer tipo de negócio.
Conheça mais sobre essa empresa e veja de forma detalhada o que cada tipo de consulta tem de particularidade e qual delas é a mais indicada para diferentes tipos e tamanhos de empresas.
O que é Serasa?
Ao contrário do que muitos pensam, a Serasa não é apenas a instituição que consulta CPFs e CNPJs para verificar restrições. A Serasa é uma empresa privada criada em 1968 por incentivo da FEBRABAN – Federação Brasileiras de Bancos. A intenção era padronizar processos cadastrais para que todos os bancos conseguissem manter uma certa organização e definição assertiva de diretrizes. Desde 2007, a Serasa faz parte do grupo Experian, a maior instituição em serviços de informação do mundo.
O serviço de consultas é a maior referência da Serasa, já que ela tem um banco de dados contendo informações sobre dÃvidas, cheques e protestos que são coletadas a partir de outras empresas, bancos, instituições financeiras e órgãos oficiais.Â
Você sabe a diferenteça entre a Seresa e o SPC, veja aqui.
Quais os tipos de consulta?
Existem alguns tipos de consultas oferecidas pela Serasa. O que vai diferenciá-las é a quantidade de informações que elas retornam e a qual tipo de empresas elas são destinadas. Confira abaixo os principais tipos de consulta.
CREDNET LIGHT
A Crednet Light é o tipo de consulta mais simples, permitindo acesso somente à identificação do consumidor, documentos roubados, furtados e extraviados, REFIN, PEFIN, cheques sem fundo e também registro do número de consultas realizadas no documento. A solução é disponÃvel apenas em âmbito estadual. Ela está disponÃvel para consultas de pessoas fÃsicas e jurÃdicas.
CREDNET TOP
A Crednet Top é uma solução que foi desenvolvida para pequenas e médias empresas que atuam dentro de um só estado e que tenham dinâmica de entradas e saÃdas rápida. A Crednet Top funciona para pessoas fÃsicas e pessoas jurÃdicas e mostra respostas bastante completas, como apontamento de inadimplências, cheques sem fundo, protestos estaduais, PEFIN, REFIN, documentos extraviados e outros dados que possam ser pertinentes para a análise.
CONCENTRE
A Concentre é bem semelhante à Crednet Top, a principal diferença é o alcance nacional. Além disso, é possÃvel consultar ações judiciais, participação em falências e uma classificação de risco de crédito, que indica a probabilidade de inadimplência. Essa solução também está disponÃvel para PF e PJ.
CREDIT BUREAUÂ
Esse é o relatório mais completo que a Serasa oferece, fornecendo uma grande base de dados para as empresas sobre pessoas fÃsicas. Além de todas as funcionalidades da Crednet Top e da Concentre, a Credit Bureau mostra o score do cliente, que é a reputação do consultado no mercado. A solução é indicada para médias e grandes empresas e também instituições financeiras. A Credit Bureau é uma solução de concessão de crédito somente para pessoas fÃsicas.
RELATO TOP SCORE
O relato Top Score é como se fosse o equivalente do Credit Bureau para consultas de pessoas jurÃdicas. Por meio dela é possÃvel identificar documentos, constatar documentos extraviados, consultar PEFIN e REFIN, cheques sem fundo, número de consultas realizadas no documento, protesto nacional, classificação de risco no Serasa, entre outras funções.
Como a SH pode oferecer esse serviço?
Para que o cliente final tenha tudo em um único sistema, a Software House pode integrar a API de consulta no software que está ofertando, alinhada com as outras demandas desse cliente. Também é importante conhecer os principais tipos de consulta elencados acima para oferecer a melhor alternativa.Â
Ofertar esse serviço atrelado ao seu software é um enorme diferencial competitivo, já que isso vai manter o cliente em um único ambiente, sendo possÃvel inclusive sincronizar a base de dados cadastrais com as consultas da Serasa.
Qual o benefÃcio para o cliente final em ter diversos tipos de consultas do Serasa dentro do Software?Â
O principal benefÃcio é a possibilidade de fazer as consultas dentro do sistema, sem ter que ir para outros ambientes que possam ser desconhecidos e pouco intuitivos. O cliente ganha em produtividade, já que seu tempo é otimizado com as soluções apresentadas de forma mais objetiva e simplificada. Outro benefÃcio bastante relevante é o suporte que a software house vai dar ao cliente, que não vai depender da ajuda direta da Serasa.
Existem ainda outros benefÃcios, mas de uma coisa não restam dúvidas: oferecer a integração dessa funcionalidade com o seu software é um diferencial competitivo gigante!
Entenda ainda mais, sobre os tipos de consultas do Serasa e, porque é tão importante oferecer essa funcionalidade:
Por que é ruim ter a consulta simples do Serasa? Ou para quem ela é indicada?
A consulta simples é mais limitada e seu cliente pode se abster de ter informações importantes sobre os consultados, como por exemplo ações judiciais. Se as vendas a prazo não fizerem parte das práticas da empresa, a consulta simples pode ser suficiente para suprir eventuais demandas.
Geralmente, esse tipo de consulta é usado diretamente pela pessoa que quer saber como está sua situação cadastral e se há alguma restrição em seu nome, mas sem mostrar qual é essa restrição.
Como a API de Consulta ajuda na resolução dos problemas de inadimplência?
A ferramenta de consulta permite que as empresas prevejam possÃveis comportamentos de seus clientes. A decisão de concretizar uma venda para pessoas ou empresas com histórico de inadimplência recebe o respaldo dos dados dessa consulta, assim é possÃvel saber o que esperar e até mesmo decidir não efetivar a venda do produto ou serviço.
Assim, a loja ou empresa pode decidir se vai ser menos flexÃvel nos prazos e condições de pagamento, caso o consultado não tenha um cenário muito confiável, ou se pode emitir cobranças a prazo sem grandes problemas e dores de cabeça.
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