Você sabe qual é a função de um consultor técnico? Descubra tudo sobre esse profissional e como ele pode levar sua empresa e seus produtos mais longe!
Dentro do mercado de tecnologia e, mais especificamente, do segmento das Software Houses, a busca por profissionais com perfil de excelência é uma forte prática, afinal é um meio competitivo e as empresas precisam de diferenciais para se destacar.Â
Nesse cenário e considerando que a nossa missão há 15 anos é fortalecer o desenvolvedor nacional, preparamos uma série de conteúdos inspirados nas carreiras que podem fazer a diferença nesse tipo de negócio e nem todo mundo conhece com clareza.Â
Hoje, nós vamos falar sobre um dos profissionais mais importantes dentro da TecnoSpeed e de qualquer Software House de sucesso: o consultor técnico. O que ele faz, quais são suas caracterÃsticas e que resultados ele é capaz de gerar? Você confere a seguir!
O que faz um consultor técnico?
O consultor técnico é um profissional que combina um alto conhecimento técnico sobre uma área e uma excelente habilidade de comunicação para atender e auxiliar os clientes de um determinado negócio.
Na área de softwares, por exemplo, o consultor técnico é aquele que conhece a fundo os processos e funcionalidades das soluções ofertadas na empresa e presta atendimento aos clientes, ajudando-os a implementar, utilizar e solucionar eventuais dúvidas ou problemas relacionados a elas.
Ou seja, esse é um profissional extremamente importante, pois nele mora uma das maiores oportunidades da sua empresa se destacar no mercado. É ele quem atende o cliente, sente as dores, humaniza os seus produtos e os torna ainda mais valiosos e indispensáveis.
Quais as principais caracterÃsticas desse profissional
Um consultor técnico deve ter as suas competências bem definidas. | Imagem: Pixels
Agora que você já viu do que se trata a função de consultor técnico, vamos entender quais são as competências que esse profissional possui ou deve desenvolver?
Conhecimento técnico apurado
Para desempenhar a sua função e prestar todo o suporte necessário ao cliente, o consultor precisa ter habilidades técnicas na sua área de atuação afiadas, além de conhecer o produto/soluções a fundo.
No segmento tech, os consultores precisam ter alguma formação técnica ou superior na área, além de conhecimento prático em linguagens de programação, desenvolvimento de softwares e outras áreas não relacionadas mas relevantes, como gestão fiscal ou certificados digitais, por exemplo.
Comunicação assertiva e didática
Como dissemos, o consultor técnico lida diretamente com o cliente e deve estar à disposição para solucionar qualquer dúvida ou problema que ele tiver. Pensando nisso, é essencial que esse profissional tenha uma boa capacidade de se comunicar, prestando informações e um atendimento sempre claro, didático e completo.
Empatia e inteligência emocional
Além de saber se comunicar, tendo boas habilidades de oratória, sÃntese e atendimento, esse profissional também precisa saber ouvir e se colocar no lugar do cliente, lidar com as suas dores e acatar suas demandas e reclamações.
A gente sabe que lidar com pessoas é sempre um desafio e por isso que a empatia e a inteligência emocional são competências importantes no dia a dia do consultor técnico. É a partir delas que ele poderá desenvolver sua função com qualidade e satisfação.
Flexibilidade e adaptabilidade
Por fim, mais uma habilidade importante tanto para o bom desempenho do trabalho pensando no cliente quanto para a qualidade de vida do próprio profissional é a de se adaptar às diversas demandas que podem surgir no dia a dia da consultoria.
Não é possÃvel prever os problemas ou dúvidas que irão surgir, algumas situações podem ser bem desafiadoras, seja em termos técnicos e operacionais ou por questões ligadas ao relacionamento e comunicação com o cliente.
E nesse contexto, o consultor precisa ter flexibilidade e adaptabilidade para compreender as necessidades dos clientes e atendê-las com agilidade, qualidade e da forma mais otimizada e lógica possÃvel.
Resultados que o profissional traz para as software houses
Além das competências, o consultor técnico fornece muitos resultados para as Software Houses. | Imagem: Pexels
Quando estamos falando de um produto de tecnologia, uma solução de software, é bastante comum que a sua entrega venha acompanhada de um perÃodo de implantação e de uma demanda posterior e constante de suporte.
Isso porque uma aplicação ou sistema precisa funcionar e ser utilizada corretamente para cumprir sua função, certo? E é exatamente para garantir a entrega dessas demandas que o profissional de consultoria técnica é escalado em uma Software House.
Nesse sentido, o consultor técnico se torna parte da solução, pois materializa a relação de confiança entre a sua empresa e os clientes, viabiliza e otimiza a entrega, além de transmitir de forma plural e direta os valores do seu negócio.
Considerando isso, o consultor é capaz de levar o seu negócio mais longe, contribuindo tanto para o sucesso das suas soluções como para a manutenção da relação com seus clientes atuais e para a aquisição de novos.
Além disso, para os desenvolvedores, as habilidades e experiências nessa área são mais do que promissoras, pois os permitem potencializar seu valor no mercado e construir uma carreira brilhante em TI, independente de se manterem ou não nessa área.
Se quiser trocar mais experiências sobre esse tema, encontrar profissionais ou oportunidades nessa área, conheça a nossa comunidade Casa do Desenvolvedor. E se estiver sempre em busca de dicas e boa informação sobre o universo da tecnologia, inscreva-se na nossa newsletter:
Conclusão
Ah, e como falamos antes, este conteúdo faz parte da nossa programação especial de comemoração aos 15 anos da TecnoSpeed! Além dele, temos outros conteúdos, e-books, webinars, lançamentos e ofertas rolando por aqui até o dia 31 de julho, e você não pode ficar de fora. Vem pra nossa festa!