Tempo de Leitura: 8 minutos

Você sabe como funciona a disponibilidade da SEFAZ? Entenda e saiba a importância de adotar o monitor da TecnoSpeed como segunda opção!


O Governo Federal possui órgãos responsáveis por realizar a cobrança de tributos de pessoas físicas e pessoas jurídicas. A Secretaria da Fazenda (SEFAZ) é a maior responsável por isso, de maneira que realiza as cobranças necessárias e disponibiliza uma plataforma com todos os serviços para a população. 

Os empresários que possuem as suas próprias empresas sabem que para emitir uma nota fiscal é necessário, em primeiro lugar, cadastrar-se na plataforma da Secretaria da Fazenda e, logo após, consultar a disponibilidade da SEFAZ na sua região.

Mas em meio a isso fazemos uma pergunta: você sabe o que seria essa disponibilidade da SEFAZ e qual a importância dela no mercado brasileiro? Neste artigo discutiremos tudo sobre o assunto, inclusive sobre uma ferramenta muito útil, que pode auxiliar inúmeras empresas de todo o Brasil em situações problemáticas com o sistema da Secretaria.

Por isso, se você ficou interessado na temática, continue aqui e acompanhe tudo sobre o assunto! Boa leitura. 

NF-e

Como consultar disponibilidade da SEFAZ

Em primeiro lugar precisamos entender o que seria a disponibilidade da SEFAZ. No instante de abrir uma empresa, o dono desse negócio precisa se cadastrar na Secretaria da Fazenda para pagar todos os impostos e, por conseguinte, conseguir emitir notas fiscais e outros documentos importantes.

Mesmo que você tenha uma ferramenta desenvolvida somente para isso, é extremamente importante consultar a disponibilidade SEFAZ para saber se o serviço está funcionando normalmente em sua região. Essa é uma maneira de evitar dores de cabeça, visto que às vezes é necessário gerar o documento com urgência e o sistema está fora do ar. 

Imagine que você possui uma software house e que precisa gerar uma nota fiscal para o seu cliente. No instante de realizar o processo, o site da Secretaria da Fazenda apresenta lentidão e atrasa todo o serviço. Por meio da plataforma de disponibilidade é possível verificar qual o status atual e se ele realmente está com problemas. Porém existem outras formas de consultar essa situação. 

Pelo site da SEFAZ

O site da Secretaria da Fazenda possui inúmeras informações e serviços disponíveis para pessoas físicas e pessoas jurídicas. Os empresários, além de serem obrigados a se cadastrar na plataforma para ter em dia questões como tributação de sua empresa, podem também consultar a disponibilidade.  

O órgão é obrigado a fornecer essa informação, uma vez que os negócios dependem da disponibilidade do mesmo para emitir documentos importantes – sendo às vezes até mesmo de urgência. 

Ou seja, se você está buscando informações sobre a situação do gerador de notas, o primeiro lugar para se recorrer é à Secretaria da Fazenda. Caso não esteja atualizado ou também fora do ar, há outras opções. 

Usando o monitor Tecnospeed, a melhor opção para verificar a disponibilidade SEFAZ

Nem todos os usuários da plataforma desenvolvida pela Secretaria da Fazenda se sentem satisfeitos com a experiência de uso. O site também passa por instabilidades, que afetam principalmente negócios de grande porte, que necessitam emitir documentos fiscais com mais frequência e rapidez.

Por isso, a TecnoSpeed desenvolveu um sistema de monitoração que avalia a disponibilidade SEFAZ e faz uma relação detalhada sobre possíveis problemas em uma região por queda do sistema, lentidão, entre outros resultados.

Portanto, se você precisa emitir notas fiscais, recomendamos que tenha sempre uma segunda opção para consultas. O monitor da TecnoSpeed é uma das opções mais atrativas, pois oferece ao usuário uma série de vantagens. 

Passo a passo para consultar a disponibilidade SEFAZ

A disponibilidade da sefaz muda constantemente, saiba porquê.
Existem algumas formas para consultar a disponibilidade da Sefaz, separamos as principais.

Para você que precisa saber a disponibilidade SEFAZ com frequência para a sua empresa, fizemos então um pequeno manual explicando sobre como ele funciona, além de mostrar cada detalhe do site da Secretaria da Fazenda – já que ele é fundamental para qualquer negócio brasileiro. 

Por isso, pegue sua caneta e um papel neste instante, pois todas as informações que falaremos a partir daqui são extremamente importantes para o uso dessa plataforma! Atente-se e não pule nenhum passo. 

Acesse o portal de nota fiscal eletrônica

O site da Secretaria da Fazenda não é o destino final que você, empresário, precisa acessar para saber sobre a disponibilidade SEFAZ. Para isso é necessário que navegue e busque pelo portal de nota fiscal eletrônica, um site à parte feito pelo Governo Federal para separar os serviços desse órgão.

Caso você não encontre o redirecionamento pelo próprio site da SEFAZ, coloque no Google “nota fiscal eletrônica disponibilidade” e clique nas primeiras opções que aparecerem. 

Por meio dessa plataforma é possível encontrar tudo sobre a disponibilidade do sistema, além de analisar em qual situação a sua região se encontra, entre muitas outras informações importantes.

Confira a tabela com estados e serviços

Após abrir o portal de nota fiscal eletrônica você encontrará uma tabela repleta de informações. Esses dados são fundamentais para que você saiba se a plataforma da Secretaria da Fazenda está funcionando ou não.

Veja em qual lado se encontra o seu estado e como se dá a situação dele naquele momento. Na parte superior da tabela também é possível ver todas essas informações e entender o que cada quadrinho significa nesse processo. Somente tome cuidado para não confundir as regiões e acabar analisando o lugar errado. 

É importante salientar que o site que oferece a disponibilidade SEFAZ também sai do ar, prejudicando inúmeros empresários de todo o Brasil e sendo necessário recorrer a outros sistemas, como o monitor da TecnoSpeed. 

Veja as cores de cada conexão

Por último, na parte inferior da tabela você verá três cores: verde, amarelo e vermelho. Cada uma significa uma situação que o sistema se encontra, sendo extremamente importante saber o que cada uma diz e associar com a sua região.

Imagine que nessa tabela a disponibilidade SEFAZ mostre a cor vermelha para opção “consulta de protocolo” na região do Mato Grosso do Sul. Logo, a partir dessa informação, entendemos que o sistema desse estado passa por instabilidade e está fora do ar. 

Portanto, estar atento a essas informações é extremamente importante para o setor que trabalha com emissão de nota fiscal. Sem essas informações, os problemas como lentidão e erro no sistema podem gerar uma grande dor de cabeça.

Conheça o Monitor da Tecnospeed

monitor da sefaz para você verificar os status.
No monitor da TecnoSpeed você consulta a disponibilidade da SEFAZ de forma simultânea.

Vendo como funciona a disponibilidade da SEFAZ por meio da plataforma oferecida pelo Governo Federal percebemos que não podemos contar o tempo todo somente com ele. Mesmo que o site seja otimizado para uso dos milhares de empresáriosbrasileiros, muitas vezes ele sai do ar e deixa-os na mão.

Pensando nisso, a TecnoSpeed desenvolveu um projeto chamado “Monitor da TecnoSpeed”, que tem ajudado a inúmeras empresas que precisam emitir a sua nota fiscal, mas não conseguem acessar o portal oficial da Secretaria da Fazenda e nem mesmo saber o que está acontecendo. 

Essa atitude é fundamental para o cotidiano de um negócio, visto que a emissão de documentos fiscais faz parte da realidade corporativa e precisa de disponibilidade do sistema SEFAZ para funcionar corretamente. 

O que é o monitor

Sim, sabemos que você deve estar se perguntando nesse momento: o que é esse monitor? O que ele faz? Como usar? Fique calmo, pois vamos explicar todos os passos e as vantagens de adotá-lo para a sua empresa e usá-lo como uma segunda ferramenta de consulta. 

Como falamos durante o passo a passo sobre como consultar a disponibilidade SEFAZ  pelo site oficial, pode ocorrer desse sistema também sair do ar e não ter nenhuma porta para informação. Além disso, muitas pessoas reclamam da falta de atualização dele, mostrando que a plataforma está disponível para uma região, mas na verdade se encontra fora do ar.

O monitor veio para isso: quando você precisar emitir uma nota fiscal e não conseguir acessar o site para esse processo, a TecnoSpeed substitui a consulta da plataforma e diz se o sistema está funcionando corretamente, se está lento, entre outros dados.  

O que pode ser verificado pelo monitor Tecnospeed

A verificação do monitor da TecnoSpeed vai muito além do que se imagina. Enquanto o site de disponibilidade SEFAZ apresenta somente as informações sobre estar funcionando corretamente, com problemas e fora do ar, por meio dessa outra plataforma é possível consultar muitas outras situações.

Já imaginou ter a ideia de quanto tempo cada procedimento de emissão de nota fiscal leva para ficar pronto? A partir desse sistema da TecnoSpeed é possível acompanhar essa informação! Por meio dele você também consegue consultar o funcionamento a partir de um status de lentidão, fora do ar, entre outros.

Ou seja, aqui você encontra todos os dados necessários principalmente para se planejar na hora de emitir o documento fiscal. Não há perda de tempo com sistemas caindo e muito menos frustração com o site da Secretaria da Fazenda estar fora do ar.

Segurança da informação nas nossas aplicações

Precisamos também, em meio a isso, falar sobre a segurança nas aplicações. A plataforma de disponibilidade SEFAZ é, sim, repleta de sistemas de segurança criados pelo Governo Federal. Porém, com o número grandioso de acessos por parte dos empresários, podem ocorrer invasões e colocar a sua empresa em risco. 

Com o monitor da TecnoSpeed isso não acontece! Além de oferecer a você um site completamente otimizado, que possui mais funções que a própria plataforma oficial, nós temos um sistema de segurança, que visa as consultas sigilosas, sem riscos de vazamento de dados, entre outras situações. 

Por isso, se o seu negócio é grande – ou até mesmo de pequeno e médio porte – e você precisa consultar um lugar confiável para saber o status de emissão de nota fiscal, conte com o nosso programa próprio de disponibilidade SEFAZ. 

Tipos de documentos que podem ser consultados na Sefaz e no monitor

Para melhorar ainda mais o serviço de acompanhamento da TecnoSpeed, o monitor oferece mais opções de documentos para consulta em detrimento ao site da Secretaria da Fazenda. Por isso, você não precisa buscar por outra plataforma para saber a situação que o seu tipo de emissão se encontra, apenas consulte pelo nosso! 

Se você está em busca de informações sobre a NFe e NFCe, ambos estão disponíveis na plataforma, com opções completamente atualizadas. Todas elas possuem inúmeros detalhes, inclusive sobre status e tempo, que vão auxiliá-lo no instante de gerar o seu documento. 

Estados disponíveis para verificação no Monitor Tecnospeed na Sefaz

A disponibilidade sefaz possui vários status, veja todos aqui.
Para entender o que significa a disponibilidade da SEFAZ, é fundamental identificar os principais status.

Como falamos no tópico sobre “o que pode ser verificado pelo monitor TecnoSpeed”, o sistema oferece aos empresários que desejam realizar a emissão de documentos fiscais inúmeras opções de consulta, configuração que auxilia no entendimento sobre o status e quanto tempo cada nota está levando para ser gerada. 

Para você que ainda não conferiu o site, separamos todos os status que ele mostra e a explicação de cada um para que você entenda definitivamente como anda o sistema SEFAZ. 

Normal

Quando aparece o status como normal, automaticamente entendemos que a disponibilidade da SEFAZ está funcionando corretamente e sem erros ou lentidão. Porém, precisamos salientar que essa é uma situação rara para algumas regiões pelo fato do Brasil ser um país extenso e alguns locais serem mais remotos. 

Portanto, caso você tenha o seu negócio em algum desses estados que sofrem com quedas frequentes, esteja sempre atento no status de emissão. 

Lento

Em contrapartida, a situação mais frequente para quem utiliza a plataforma da Secretaria da Fazenda para gerar documentos fiscais é de lentidão. Isso não significa necessariamente que ele esteja indisponível, mas que o processo vai demorar mais que o normal.

Por isso, ao ver esse status, não se desespere. É preciso calma e paciência em relação à ocasião.

Muito lento

O problema começa a partir daqui. Quando a disponibilidade SEFAZ aparece no monitor da TecnoSpeed como “muito lento”, entendemos que você, empresário, terá bastante dor de cabeça para emitir a sua nota fiscal.

Ou seja, caso não seja um documento de urgência, indicamos que espere um tempo ou até mesmo o dia seguinte para fazer esse procedimento. 

Erro

Quando o status de erro aparecer, não se trata especificamente de que o sistema estava lento antes disso. Problemas podem ocorrer com a plataforma e afetar completamente a disponibilidade SEFAZ.

A nossa indicação para esse momento é de insistir, pois em algum instante a sua nota pode ser emitida, já que o problema não é de lentidão, mas de erro no sistema. 

Timeout

Por fim, o timeout é quando o site oficial da Secretaria da Fazenda está fora do ar. Essa situação é incidente e pode afetar milhares de empresários brasileiros. Porém, se você estiver consultando o monitor da TecnoSpeed, pode evitar uma dor de cabeça.

Esteja atento ao status de emissão e veja principalmente quanto tempo cada processo está levando. Isso é fundamental para o funcionamento de sua empresa. 

Porque usar o Monitor Tecnospeed para consultar a disponibilidade da SEFAZ

Entendemos até aqui, então, que apesar da disponibilidade SEFAZ ser uma obrigação do Governo Federal, o site da Secretaria da Fazenda passa constantemente por problemas e afeta no fornecimento desse serviço para pessoas físicas e pessoas jurídicas.

Mesmo que ele esteja apresentando todas as informações úteis para você, nem sempre os dados são atualizados em tempo real, fazendo com que você fique tentando acessar uma plataforma com lentidão ou fora do ar. Nesse momento, então, o monitor da TecnoSpeed surge como um substituto, mostrando todos os dados de acordo com a situação mais atualizada. 

Além de oferecer a opção de status em tempo real e de velocidade que cada um leva para emitir, você consegue consultar as informações de todos os estados brasileiros, inclusive de regiões mais remotas. Os documentos fiscais como NFe e NFCe também estão na plataforma para que você consiga acompanhar cada especialidade.

Conclusão

Ao fim, entendemos até aqui que a disponibilidade da SEFAZ é fundamental para a vida de um empresário. A emissão de documentos fiscais faz parte dessa realidade e estar atento quanto ao sistema é o dever de muitas empresas.

Para você que não quer sofrer com as instabilidades do portal da Secretaria da Fazenda e prefere consultar uma plataforma mais atualizada, navegue pelo Monitor da TecnoSpeed e aproveite essa oportunidade!

Além de oferecer uma série de informações que vão além da disponibilidade SEFAZ, todas as informações são atualizadas em tempo real, não deixando você em apuros no momento de emitir seu documento fiscal. Por isso, faça o proveito deste portal e tenha em mãos a melhor plataforma sobre esse serviço!


Summary
Como consultar disponibilidade da SEFAZ
Article Name
Como consultar disponibilidade da SEFAZ
Description
Em primeiro lugar precisamos entender o que seria a disponibilidade da SEFAZ. No instante de abrir uma empresa, o dono desse negócio precisa se cadastrar na Secretaria da Fazenda para pagar todos os impostos e, por conseguinte, conseguir emitir notas fiscais e outros documentos importantes. Mesmo que você tenha uma ferramenta desenvolvida somente para isso, é extremamente importante consultar a disponibilidade SEFAZ para saber se o serviço está funcionando normalmente em sua região. Essa é uma maneira de evitar dores de cabeça, visto que às vezes é necessário gerar o documento com urgência e o sistema está fora do ar.  Imagine que você possui uma software house e que precisa gerar uma nota fiscal para o seu cliente. No instante de realizar o processo, o site da Secretaria da Fazenda apresenta lentidão e atrasa todo o serviço. Por meio da plataforma de disponibilidade é possível verificar qual o status atual e se ele realmente está com problemas. Porém existem outras formas de consultar essa situação. 
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo

Localização

Tecnospeed ©  2021. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.