O mercado do varejo está cada vez mais competitivo e por isso é preciso se planejar e se diferenciar. Confira estratégias para vender mais em 2023!
Independentemente do segmento em que atuam, todas as empresas buscam transformar visitantes em leads, leads em clientes fiéis e converter cada vez mais. No entanto, para alcançar essa meta, é preciso ir além do básico e se manter à frente da concorrência. Você, por exemplo, já pensou em estratégias para vender mais em 2023?
Se não, estamos aqui para te ajudar. Listamos ações eficazes que você pode aplicar para aumentar as conversões do seu negócio este ano. Continue lendo para conferir e coloque elas em prática já!
2023 já começou, e agora?
Aumentar o número de vendas é um dos principais objetivos de qualquer empresa que deseja crescer e se consolidar no mercado. No entanto, essa é uma tarefa desafiadora que requer estratégias eficazes para ser alcançada.
Em 2023, temos um mercado de vendas online muito mais consolidado e competitivo, além de um consumidor ainda mais exigente. Portanto, não dá para ficar parado e esperar que o seu negócio vai prosperar sozinho.
É preciso colocar a mão na massa, ficar de olho nas tendências do mercado e usá-las em favor da sua loja. As palavras de ordem são experiência, integração, agilidade e otimização. Com isso em mente, é hora de encarar este desafio…
Como crescer em número de vendas em 2023?
1.Tenha estratégias de marketing e foque no digital!
O marketing digital é uma das principais estratégias de venda do varejo atualmente. Através dele, é possível atrair e fidelizar clientes, aumentar a visibilidade da marca, gerar tráfego para o site e aumentar as vendas.
Mas lembre-se: qualidade é melhor do que quantidade. Invista naquilo que fizer mais sentido para a sua marca e seu público, bem como em estratégias que você conseguirá executar e colher bons resultados.
As estratégias de marketing digital precisam ser bem planejadas e segmentadas, então, não faça algo porque “todo mundo está fazendo”.
E se quiser sugestões de recursos e áreas para investir, recomendamos considerar:
- Redes sociais e marketing de conteúdo;
- SEO (otimização para mecanismos de busca);
- Google Ads e outras opções de mídias pagas;
- E-mail marketing e WhatsApp Marketing.
2. Expanda os canais de venda
Com a popularização das compras online, é fundamental que as empresas estejam presentes em diversos canais de venda, como o e-commerce, os marketplaces, as redes sociais, entre outros. Assim, é possível atender os clientes onde eles estão e preferem realizar suas compras.
No entanto, é importante que a experiência de compra seja consistente em todos esses canais, da navegação até a finalização do pedido. Além disso, é importante estar atento às particularidades de cada canal, como as formas de pagamento, prazos de entrega e políticas de troca e devolução.
Caso queira manter tudo isso organizado e coerente, vale a pena procurar saber mais sobre estratégia omnichannel e considerar apostar em um hub de integração para centralizar e conectar toda a operação e canais de venda da sua marca.
3. Estude a concorrência e revise sua estratégia de preços
Muitas empresas perdem oportunidades valiosas por não monitorar as ações dos concorrentes. É essencial acompanhar cada movimento das empresas do mesmo ramo para responder prontamente às suas estratégias.
Ou seja, estar atento às ações dos concorrentes é fundamental para manter-se competitivo no mercado.
E é claro que isso tem relação com a sua precificação, pois o fator financeiro é quase sempre determinante na decisão de compra.
Aumentar os preços pode criar uma percepção de valor pelos consumidores e elevar suas margens de lucro. No entanto, ter um preço competitivo também pode garantir mais atratividade e conversões.
Tudo deve ser dosado e pensado de forma estratégica, tomando como base o seu público, seu posicionamento, o mercado e as metas da empresa.
4. Diversifique os preços em momentos estratégicos de 2023
Ainda falando de preço, outra boa prática para vender mais é ter uma política de precificação que se adapte aos momentos estratégicos do ano.
Estamos falando de feriados, datas comerciais e também ações como “queima de estoque” e liquidações para impulsionar as vendas em períodos de baixa demanda. Fique de olho e surfe nessas oportunidades!
5. Inclua ações de gestão de atendimento e Chatbots em sua estratégia
Adotar ações de gestão de atendimento e chatbots em sua estratégia de vendas pode trazer inúmeros benefícios para o seu negócio.
Os chatbots e ferramentas de atendimento automatizado ajudam a responder as perguntas frequentes de forma imediata e liberam os atendentes para cumprir tarefas mais complexas e estratégicas.
Essa medida também melhora a experiência do cliente e a eficiência do atendimento, além de diminuir os custos e o tempo de espera, e garantir uma disponibilidade 24/7 para o negócio. E tudo isso pode ajudar a aumentar as vendas e fidelizar os clientes!
6. Priorize a experiência do atendimento
O consumidor atual está cada vez mais exigente em relação à experiência de compra. Por isso, é importante oferecer um atendimento personalizado, amigável e positivo em todos os pontos de contato e etapas da jornada do cliente.
Além disso, um ambiente agradável e organizado, uma comunicação clara e objetiva, e um atendimento ágil e eficiente – no físico e no digital – incentivam o cliente a realizar a compra e voltar a fazer negócios no futuro.
7. Invista em tecnologia
Conectado com o tópico anterior, temos o fato de que todos querem ser atendidos com velocidade e qualidade. Assim como, ter suas necessidades atendidas e sua vida facilitada.
Pensando nisso, outra maneira certeira de vender mais em 2023 é investir em tecnologias que otimizem seu processo de vendas. Da gestão ao atendimento, da logística ao marketing, a tecnologia pode ser uma verdadeira aliada para aumentar a eficiência do seu negócio e tornar a experiência dos seus clientes ainda mais completa e implacável.
Desenvolvedor, conte com o PlugMessage e facilite o processo de vendas dos seus clientes!
Gostou das dicas? Então, que tal contar com uma ferramenta tecnológica que vai elevar o potencial e as funcionalidades de vendas do seu ERP?
Com o PlugMessage integrado ao seu software, seus clientes poderão traçar estratégias de atendimento e vendas pelo WhatsApp direto da tela do seu sistema.
E você, poderá desenvolver mais de 20 features para fortalecer seu produto e facilitar a vida do seu cliente. Quer saber mais?
Para complementar as suas estratégias para vender mais em 2023, confira também as tendências do e-commerce para 2023.