Gerenciador de atendimento no WhatsApp: saiba tudo sobre essa funcionalidade indispensável para seu negócio

Tempo de Leitura: 4 minutos

Confira como um gerenciador de atendimento de WhatsApp pode ser vantajoso para empresas de diferentes nichos e facilmente agregado ao sistema de gestão.


Atender clientes pelo WhatsApp se tornou demanda e protocolo em boa parte dos negócios, do varejo à prestação de serviços, passando pela gastronomia, a saúde e muitos outros setores. Mas, ainda que o aplicativo facilite e agilize as coisas, contar com um gerenciador de atendimento no WhatsApp pode fazer toda a diferença.

Acompanhe a leitura até o final para entender o que é e como funciona esse recurso, de que forma ele ajuda a superar os desafios do atendimento via WhatsApp e quais seus principais benefícios. E, ainda, descubra uma solução completa e descomplicada para implementá-lo na sua empresa agora mesmo!

 

Como funciona o atendimento convencional no WhatsApp?

De forma geral, o atendimento no WhatsApp costuma acontecer a partir do WhatsApp Business, que é a versão empresarial do mensageiro. 

No entanto, ainda que a conta comercial do WhatsApp traga vários recursos e avanços em comparação com a versão padrão/pessoal do aplicativo, ela ainda limita uma conta por número de celular e exige uma alternância entre dispositivos ou abas do WhatsApp e do seu sistema de gestão.

Além disso, o WhatsApp Business possui recursos bastante básicos de automação de respostas. Assim, o atendimento pode ficar descentralizado, mais lento e difícil de escalar no mesmo ritmo das suas vendas. Pontos que se mostram como grandes desafios e também desencadeiam outros dentro do atendimento via WhatsApp.

 

Principais desafios do atendimento no WhatsApp

Fique por dentro das principais vantagens de ter integrado um gerenciador de atendimento no WhatsApp

Fique por dentro das principais vantagens de ter integrado um gerenciador de atendimento no WhatsApp

    • Atendimento de alto nível e padronizado: Seu time comercial pode ter vários atendentes, mas a sua marca precisa se comunicar como uma só. Atender clientes pelo WhatsApp exige esse cuidado com a manutenção da linguagem e da qualidade das interações. 
    • Agilidade nas respostas: No WhatsApp, as pessoas esperam respostas quase que instantâneas e que sejam, ao mesmo tempo, gentis, claras e diretas — solucionando a demanda do consumidor em poucos minutos e mensagens. Mas, garantir isso em termos de logística e eficiência é tão delicado quanto parece.
    • Gerenciar diferentes números, contas e dispositivos: Se o atendimento da sua marca é feito por diferentes pessoas e, às vezes, diferentes departamentos, é provável que a decisão de atender pelo WhatsApp envolva a aquisição e divulgação de vários números de contato e um grande esforço de repasse entre os atendentes para que a comunicação interna e com o cliente não se perca.

Resumindo: os principais desafios do atendimento no WhatsApp são manter a unidade e a velocidade das respostas, oferecendo a melhor experiência possível ao consumidor a partir desse canal.

 

O que é um gerenciador de atendimento do WhatsApp?

O gerenciador de WhatsApp é um outro nome para uma API de WhatsApp ou uma ferramenta baseada nesse tipo de solução. Nesta versão do WhatsApp, você terá acesso a recursos avançados para se comunicar com seus clientes e atendê-los com praticidade e agilidade. O que beneficia a jornada e experiência dos consumidores e também a rotina e produtividade do seu time comercial.

 

Como um gerenciador de atendimento do WhatsApp funciona?

Por ter o formato de API, um gerenciador de atendimento do WhatsApp funciona de forma integrada ao seu sistema de gestão (ERP) e permite a implementação e uso dos recursos que fazem sentido para o seu negócio ou o dos seus clientes. 

Ao optar pela API do WhatsApp, você poderá, por exemplo, implementar um chatbot inteligente para responder as mensagens, dúvidas e solicitações dos seus clientes 24/7 (24 horas por dia, 7 dias por semana).

Além disso, o gerenciador de atendimento no WhatsApp, permite que a sua equipe trabalhe com: 

  • Mensagens ativas: Envios de confirmação de pedidos, boletos ou solicitações de pagamento, lembretes de consultas, entre outras demandas de atualização e contato proativo com os clientes.
  • Padronizações: Estabelecendo e reproduzindo regras de atendimento, respostas automáticas e jornadas.
  • Integração com CRM: Conexão do WhatsApp ao seu sistema de gestão e demais ferramentas de relacionamento e estratégia.
  • Geração de relatórios e acompanhamento de métricas: Você poderá acessar e monitorar de perto o tempo de resposta e de resolução do seu time comercial, e a satisfação dos seus clientes.

A partir dessas funcionalidades, é possível visualizar diversas vantagens, não é mesmo? Vamos falar um pouco mais sobre isso, então?

 

Principais benefícios de um gerenciador de atendimento do WhatsApp

Investir em um gerenciador de atendimento do WhatsApp é sinônimo de otimização, o que se traduz em diferentes benefícios, tais como:

 

Atendimento escalável 

Um gerenciador de atendimento do WhatsApp permite que múltiplos atendentes compartilhem e realizem seus atendimentos em um único número de WhatsApp. Ou seja: todos os atendentes ficam conectados, você terá apenas um contato para seus clientes salvarem e entrarem em contato, e as conversas ficam salvas e podem ser assumidas de forma simultânea e escalável.

 

Campanhas de Marketing estratégicas

O WhatsApp fornece dados e funciona como um canal direto de interação com os clientes. Tendo isso em vista, ele pode render inúmeras oportunidades de divulgação e adoção de ações de marketing estratégicas para vender, reter e fidelizar os clientes e potenciais consumidores da sua marca. 

 

Construir uma marca forte através do canal

A praticidade e popularidade do WhatsApp são vantajosas à medida que aproximam sua empresa dos seus clientes, leads e personas. A partir de estratégias diversas, você poderá estabelecer um posicionamento claro e uma relação cada vez mais profunda com seu público-alvo. Ou seja, a API do WhatsApp pode se tornar o mensageiro não só uma ferramenta de atendimento, mas de comunicação, fortalecimento e expansão do seu negócio.

 

Dados completos de todos os atendimentos

Usar um gerenciador de atendimento no WhatsApp permite acessar o histórico do seu departamento comercial e avaliar dados como tempo dos atendimentos, número de atendimentos por operador, nota do atendimento e outros para melhorar essa área essencial cada vez mais — e, junto dela, a experiência do seu cliente.

 

 

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