Confira como um gerenciador de atendimento de WhatsApp pode ser vantajoso para empresas de diferentes nichos e facilmente agregado ao sistema de gestão.
Atender clientes pelo WhatsApp se tornou demanda e protocolo em boa parte dos negócios, do varejo à prestação de serviços, passando pela gastronomia, a saúde e muitos outros setores. Mas, ainda que o aplicativo facilite e agilize as coisas, contar com um gerenciador de atendimento no WhatsApp pode fazer toda a diferença.
Acompanhe a leitura até o final para entender o que é e como funciona esse recurso, de que forma ele ajuda a superar os desafios do atendimento via WhatsApp e quais seus principais benefícios. E, ainda, descubra uma solução completa e descomplicada para implementá-lo na sua empresa agora mesmo!
Como funciona o atendimento convencional no WhatsApp?
De forma geral, o atendimento no WhatsApp costuma acontecer a partir do WhatsApp Business, que é a versão empresarial do mensageiro.
No entanto, ainda que a conta comercial do WhatsApp traga vários recursos e avanços em comparação com a versão padrão/pessoal do aplicativo, ela ainda limita uma conta por número de celular e exige uma alternância entre dispositivos ou abas do WhatsApp e do seu sistema de gestão.
Além disso, o WhatsApp Business possui recursos bastante básicos de automação de respostas. Assim, o atendimento pode ficar descentralizado, mais lento e difícil de escalar no mesmo ritmo das suas vendas. Pontos que se mostram como grandes desafios e também desencadeiam outros dentro do atendimento via WhatsApp.
Principais desafios do atendimento no WhatsApp
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- Atendimento de alto nível e padronizado: Seu time comercial pode ter vários atendentes, mas a sua marca precisa se comunicar como uma só. Atender clientes pelo WhatsApp exige esse cuidado com a manutenção da linguagem e da qualidade das interações.
- Agilidade nas respostas: No WhatsApp, as pessoas esperam respostas quase que instantâneas e que sejam, ao mesmo tempo, gentis, claras e diretas — solucionando a demanda do consumidor em poucos minutos e mensagens. Mas, garantir isso em termos de logística e eficiência é tão delicado quanto parece.
- Gerenciar diferentes números, contas e dispositivos: Se o atendimento da sua marca é feito por diferentes pessoas e, às vezes, diferentes departamentos, é provável que a decisão de atender pelo WhatsApp envolva a aquisição e divulgação de vários números de contato e um grande esforço de repasse entre os atendentes para que a comunicação interna e com o cliente não se perca.
Resumindo: os principais desafios do atendimento no WhatsApp são manter a unidade e a velocidade das respostas, oferecendo a melhor experiência possível ao consumidor a partir desse canal.
O que é um gerenciador de atendimento do WhatsApp?
O gerenciador de WhatsApp é um outro nome para uma API de WhatsApp ou uma ferramenta baseada nesse tipo de solução. Nesta versão do WhatsApp, você terá acesso a recursos avançados para se comunicar com seus clientes e atendê-los com praticidade e agilidade. O que beneficia a jornada e experiência dos consumidores e também a rotina e produtividade do seu time comercial.
Como um gerenciador de atendimento do WhatsApp funciona?
Por ter o formato de API, um gerenciador de atendimento do WhatsApp funciona de forma integrada ao seu sistema de gestão (ERP) e permite a implementação e uso dos recursos que fazem sentido para o seu negócio ou o dos seus clientes.
Ao optar pela API do WhatsApp, você poderá, por exemplo, implementar um chatbot inteligente para responder as mensagens, dúvidas e solicitações dos seus clientes 24/7 (24 horas por dia, 7 dias por semana).
Além disso, o gerenciador de atendimento no WhatsApp, permite que a sua equipe trabalhe com:
- Mensagens ativas: Envios de confirmação de pedidos, boletos ou solicitações de pagamento, lembretes de consultas, entre outras demandas de atualização e contato proativo com os clientes.
- Padronizações: Estabelecendo e reproduzindo regras de atendimento, respostas automáticas e jornadas.
- Integração com CRM: Conexão do WhatsApp ao seu sistema de gestão e demais ferramentas de relacionamento e estratégia.
- Geração de relatórios e acompanhamento de métricas: Você poderá acessar e monitorar de perto o tempo de resposta e de resolução do seu time comercial, e a satisfação dos seus clientes.
A partir dessas funcionalidades, é possível visualizar diversas vantagens, não é mesmo? Vamos falar um pouco mais sobre isso, então?
Principais benefícios de um gerenciador de atendimento do WhatsApp
Investir em um gerenciador de atendimento do WhatsApp é sinônimo de otimização, o que se traduz em diferentes benefícios, tais como:
Atendimento escalável
Um gerenciador de atendimento do WhatsApp permite que múltiplos atendentes compartilhem e realizem seus atendimentos em um único número de WhatsApp. Ou seja: todos os atendentes ficam conectados, você terá apenas um contato para seus clientes salvarem e entrarem em contato, e as conversas ficam salvas e podem ser assumidas de forma simultânea e escalável.
Campanhas de Marketing estratégicas
O WhatsApp fornece dados e funciona como um canal direto de interação com os clientes. Tendo isso em vista, ele pode render inúmeras oportunidades de divulgação e adoção de ações de marketing estratégicas para vender, reter e fidelizar os clientes e potenciais consumidores da sua marca.
Construir uma marca forte através do canal
A praticidade e popularidade do WhatsApp são vantajosas à medida que aproximam sua empresa dos seus clientes, leads e personas. A partir de estratégias diversas, você poderá estabelecer um posicionamento claro e uma relação cada vez mais profunda com seu público-alvo. Ou seja, a API do WhatsApp pode se tornar o mensageiro não só uma ferramenta de atendimento, mas de comunicação, fortalecimento e expansão do seu negócio.
Dados completos de todos os atendimentos
Usar um gerenciador de atendimento no WhatsApp permite acessar o histórico do seu departamento comercial e avaliar dados como tempo dos atendimentos, número de atendimentos por operador, nota do atendimento e outros para melhorar essa área essencial cada vez mais — e, junto dela, a experiência do seu cliente.
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