Oferecer uma boa gestão de vendas online se tornou uma grande necessidade e a sua Software House precisa ficar de olho! Continue conosco nesse artigo e saiba mais sobre o assunto.
O distanciamento social vivenciado nos últimos tempos impulsionou o mercado de vendas online, permitindo a continuidade da comercialização de produtos e serviços. Desta forma, a necessidade de ferramentas que ajudem na gestão das vendas online se tornaram cada vez mais necessárias.
Obter lucro e prosperar é o um objetivo unânime para todos os negócios, independente do ramo de atuação, pois deste resultado positivo depende a sobrevivência de uma empresa.
Diante de tanta competitividade, é impensável que uma organização não se lance no universo de vendas web para alcançar novos mercados e novos clientes. Os Marketplaces representam portas de entrada para novos consumidores e permitem quebrar os limites das fronteiras físicas, acelerando o desenvolvimento da empresa.
Contudo, assim como nos negócios presenciais, as lojas na web estão expostas a riscos. Nesse cenário, sem uma boa Gestão de Vendas Online, o sonho de possuir um e-commerce pode se tornar um grande pesadelo.
Assim, oferecer uma boa gestão de vendas online se tornou uma grande necessidade e a sua Software House precisa ficar de olho! Continue conosco nesse artigo e saiba mais sobre o assunto.

Gestão de Vendas Online através do seu Software. Foto by: FreePik
Gestão de vendas online: o que é e qual sua importância?
Assim como a gerência de negócios físicos é repleta de detalhes, os negócios web também precisam ser acompanhados por uma gestão de vendas online eficiente. A maioria das operações tendem a acontecer em forma de grandes volumes e de forma autônoma, portanto, uma boa gestão faz toda a diferença.
Gerenciar um negócio online requer uma gama de ações que vão muito além de vender e receber o pagamento correto por produto ou serviço. Mais que isso, um e-commerce necessita de um sistema que integre os vários departamentos envolvidos no processo de vendas como um todo.
No caso de uma má gestão de vendas online, vários itens importantes podem ser comprometidos, como o estoque, o prazo de entrega e o atendimento ao cliente, por exemplo.
Confira o vídeo abaixo:
Como a gestão de vendas online deve funcionar?
Deve haver uma integração harmônica com todos os elementos da cadeia comercial. Assim, gerenciando e automatizando várias ações do processo, assegurando que a venda ocorra de forma eficiente e segura.
Explicando um pouco melhor, um sistema de gestão de vendas online precisa garantir a segurança dos usuários no momento da compra, manter o estoque atualizado, controlar os preços oferecidos nas plataformas de vendas, manter a estabilidade da operação como um todo.
Gerenciamento unificado de múltiplos canais de venda
Ao se colocar no mundo das vendas na web o usuário perceberá que existem várias possibilidades e múltiplas plataformas de comércio.
Para a gestão de vendas online é necessário que exista uma aplicação para unir e centralizar as informações destes vários canais. O despreparo certamente irá provocar grandes problemas, principalmente na logística e estoque dos produtos.
Controle de estoque atualizado
O controle do estoque ficará comprometido caso não haja um agente unificador ativo, para que atualize os valores sempre que houver uma movimentação. Independente do canal de venda, é preciso que ocorra a baixa do produto no estoque virtual e esta informação deve ser sincronizada instantaneamente.
Precificar produtos conforme cada canal de venda
Cada canal de venda pode ter suas peculiaridades e condições próprias. Um determinado e-commerce, por exemplo, pode estar em um mês de aniversário, oferecendo condições especiais para a aquisição de determinado produto, neste caso, este meio precisa de uma atenção especial da gestão de vendas online.
Caso a gestão não seja eficiente, os valores ofertados poderão estar em desacordo com as condições específicas daquela loja, ou pior, a condição especial “valor reduzido” pode ser aplicada nos demais canais de vendas, gerando prejuízos para o empresário.
Investir em automatização e sincronização de processos
Até aqui já deve ter ficado evidente como o processo de vendas online é repleto de detalhes e desafios, especialmente quando queremos expandir os negócios e investimos em vários canais de vendas e entregas.
São múltiplos processos acontecendo simultaneamente, e cada um deles requer muita atenção para que não ocorram erros que prejudiquem a imagem da empresa para com os seus clientes.
Neste mundo tão amplo e repleto de desafios precisamos de esforços para que as bases de dados dos múltiplos canais se comuniquem em sincronia.
Imaginar essa quantidade de dados de clientes e produtos, sendo gerida por humanos é impensável. Seria uma equipe enorme, e com grandes probabilidades de problemas de agilidade na comunicação, portanto, um ambiente caótico e muito propício a erros.
Nesse cenário, automatizar processos é o segredo para garantir eficiência e integridade nas operações de comércio virtual. Na verdade, este é o principal pilar de sustentação de uma boa gestão de vendas online.
A importância de oferecer uma boa Gestão de vendas online
Uma boa gestão oferece a segurança de que o crescimento da empresa não irá prejudicar a qualidade do atendimento e a imagem da marca. Neste sentido, alguns pontos de atenção devem ser observados no momento de oferecer uma solução de vendas online para os seus clientes:
- Garantir portabilidade e neutralidade – Expandir um negócio para o universo web é justamente quebrar barreiras, desta forma, uma solução para gestão de vendas online não pode limitar o usuário a utilizar somente uma plataforma, pois o empresário precisa de liberdade para desenvolver seu negócio.
- Automatizar as rotinas operacionais – Um ERP tem como função primordial tornar as tarefas do dia a dia de uma organização mais fáceis, neste caso, faz todo sentido que ele automatize algumas operações rotineiras.
- Proteção das operações – O processo de venda online deve ser cercado de recursos para garantir a integridade e a segurança dos usuários.
Conheça o Plug4Market
Que tal ter um HUB de marketplaces completo para que seu sistema possa oferecer uma solução cada vez mais procurada pelo mercado. O Plug4market vai tornar seu ERP ainda mais atrativo, integrando a ele uma solução de gestão de vendas online de forma muito prática e eficaz.
Entendeu como os negócios online podem ajudar no desenvolvimento de uma empresa e quais são os principais cuidados que devemos ter com este tipo de operação?
O mercado online traz ainda mais oportunidades para um mercado em crescimento. E oferecer soluções completas para integração com marketplaces, e-commerces e gestão de estoque, colocará a sua Software House em posição de destaque no mercado. A gestão de vendas online é participar desse desenvolvimento para realizar excelentes negócios.

