Lucro das fintechs: dicas para seu negócio decolar

Fintechs criam soluções financeiras otimizadas por meio da tecnologia. Conheça esse modelo de negócio e descubra como sua empresa pode crescer a partir desse conceito.


Foi-se o tempo em que era preciso se deslocar e encarar filas e esperas para realizar transações financeiras. Nos últimos anos, as chamadas fintechs vêm ganhando cada vez mais espaço, graças aos inúmeros benefícios que disponibilizam, tanto para os negócios quanto para os consumidores ou usuários.

O termo fintech corresponde à fusão das palavras financial e technology (tecnologia financeira) e diz respeito a qualquer negócio que utilize tecnologia e o meio digital para oferecer soluções relacionadas a dinheiro de forma otimizada.

Que tal saber mais sobre esse modelo de negócio e descobrir como trazer mais lucro e qualidade para a sua empresa através dele?

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Mercado de fintech no Brasil

No Brasil e no mundo, o mercado das fintechs encontra-se aquecido considerando a crescente popularização da internet e dos smartphones, somada a uma tendência de inovação focada no usuário e na aproximação das pessoas e seu dinheiro.

É a partir disso que vemos o número de fintechs se multiplicar a cada ano. Em 2018, um estudo da Finnovation contabilizou 377 fintechs brasileiras, o que representou um aumento de 22% com relação ao ano anterior. Já de 2018 para 2019, o número de fintechs no Brasil subiu para 507, representando uma alta de 34%.

O crescimento das fintechs também se dá graças ao número expressivo de adeptos aos serviços e à satisfação desses usuários. De acordo com uma pesquisa realizada pela Forbes e a Statista, por exemplo, o ranking dos melhores bancos do país, segundo os usuários, tem as seis primeiras posições ocupadas por fintechs (Nubank, Inter, Neon, PagBank e Next, respectivamente).

Esses dados indicam como o mercado de fintechs está em alta e tende a crescer e ganhar cada vez mais espaço no dia a dia das pessoas e dos negócios.

Dicas para inovar a sua fintech

veja aqui dicas para aumentos o lucro das fintechs

Para se manter atualizada, as fintehcs precisam investir em inovação. | Imagem: Pexels

O conceito de fintech pode estar presente na oferta de diferentes serviços, como bancos digitais, cartões, seguros, empréstimos, métodos de pagamento e muitos outros. Portanto, uma das maneiras essenciais de inovar na sua fintech é estar atento à essa pluralidade e às demandas do mercado que você pretende integrar.

Além disso, duas tendências tecnológicas podem ser grandes aliadas na hora de conceber e escalar uma fintech: inteligência artificial e data science. Explorando os recursos e conceitos desses dois universos, é possível antecipar o comportamento dos clientes, gerar insights e criar inovações. Alguns exemplos de recursos nesse sentido são machine learning e blockchain.

Por fim, outra dica valiosa é focar no aprimoramento do atendimento. O usuário é uma peça-chave no modelo de negócio fintech e, portanto, uma excelente direção para se trabalhar inovação.

Oportunidade e não por necessidade

Pode ser que você esteja se perguntando se investir em fintech é uma necessidade do seu negócio, porém a maior questão é na verdade enxergar as oportunidades que existem nesse mercado.

A oportunidade de diminuir seus custos e aumentar sua escalabilidade graças ao modelo de negócio inovador e tecnológico, de lucrar mais devido à otimização estrutural, processual e das suas entregas, e, principalmente, de oferecer uma solução melhor, mais acessível e descomplicada para uma dor compartilhada pelas pessoas.

Prototipe e valide a ideia

As fintechs são conhecidas por competir e substituir instituições financeiras grandes e consolidadas, além de lidarem diretamente com um universo delicado: o financeiro.

Portanto, é prudente trabalhar em um mínimo produto viável (MVP) e validar o seu serviço antes de colocá-lo no mercado e pensar em escalar o negócio.

Pessoas

Novamente, o ponto de partida de uma fintech são as pessoas. Por esse motivo, elas devem ser consideradas em todo o processo de concepção, gestão e crescimento do negócio. É a partir das necessidades, da experiência, dos usos, dos feedbacks e do apoio do seu público que a sua fintech vai decolar.

Mercado e Modelos de Negócio

No meio fintech, os modelos de negócio e o mercado estão sempre mudando e se ampliando. De todo modo, os nichos de mercado mais explorados hoje pelas fintechs são:

  • Bancos digitais;
  • Pagamentos online;
  • Crédito e Empréstimos;
  • Seguros ouInsurtech;
  • Investimentos;
  • Gestão financeira;
  • Crowdfunding;
  • Criptomoedas.

Dentre essas possibilidades, as formas de arrecadação e outros detalhes do modelo de negócio podem variar, mas o que as fintechs têm em comum é o desenvolvimento tecnológico, a busca por desburocratização e inovação e o foco no usuário.

Parceiros de mercado

Uma outra estratégia de negócio adotada por fintechs é o estabelecimento de parcerias com outras instituições, a fim de viabilizar a solução de forma mais rápida, ampla ou otimizada.

Para além da união de recursos e investimentos, ter o apoio de outros negócios, principalmente os já consolidados no mercado, é uma forma de gerar confiança para a inovação proposta pela fintech.

Alguns exemplos de parceiros comuns para as fintechs são investidores, software houses, empresas de mídia e, sem dúvidas, instituições financeiras tradicionais, como os bancos, cooperativas e corretoras.

Parceiro tecnológico

Parcerias podem ser uma boa oportunidade de levar lucro para sua fintech

Parceria sempre é um ótima oportunidade para melhorar a sua fintech, atraindo novos públicos. | Imagem: pexels

Por depender diretamente de desenvolvimento tecnológico, captar parceiros dessa área pode ser bastante valioso para uma fintech. As empresas do segmento de tecnologia podem ajudar através de execução, estrutura e suporte para a implementação das soluções e serviços que serão desenvolvidos.

Fintech da TecnoSpeed

E que tal contar com a TecnoSpeed como seu parceiro tecnológico? Nós desenvolvemos soluções que se integram ao seu software, trazem tecnologia financeira para o seu negócio e otimizam seus processos. Entenda como elas podem te ajudar a aumentar seus lucros e a satisfação dos seus clientes.:

API de consulta de crédito

Com a API de consulta de crédito é possível realizar consultas no Serasa sem sair do seu ERP, garantindo segurança e agilidade para o seu software e, claro, para o seu cliente.

API de boleto

Integrando a API de boleto, seu software realizará a transmissão automática de arquivos de remessa e retorno, otimizando imensamente o processo de emissão e cobrança. Além disso, nossa solução oferece os recursos de cobrança automática por e-mail e SMS, personalização do layout do boleto e notificação de “Boleto Visualizado”.

API de pagamento

A API de pagamento permite a realização de pagamentos (salários, tributos, etc.) e transferências (DOC ou TED) dentro do próprio sistema e executa a conciliação bancária automaticamente, tornando o processo mais rápido, fácil e seguro.

Com esses recursos, o seu software estará mais alinhado com mercado fintech e oferecerá soluções valiosas para o seu cliente, tudo isso com o suporte especializado e próximo que só a TecnoSpeed oferece. Quer saber mais?

Soluções para Fintech

Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.

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