Como implementar emissão de NFe em App Mobile?

Você sabe quais são as específicações da NFe em App Mobile? Preparamos um material que responderá todas as suas dúvidas.


Você sabia que é possível implementar a emissão de NFe em app mobile, por meio de APIs? Por isso, quem desenvolve esse tipo de aplicação deve ficar atendo a essa tecnologia e aproveitar as oportunidades de enriquecer cada vez mais o projeto.

Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, explicamos tudo que você precisa saber para possibilitar a emissão de nota fiscal eletrônica por meio de um app mobile. Acompanhe na leitura!

NF-e

Mas afinal, o que é a NFe? Para que ela serve?

Em linhas gerais, a NFe é uma nota fiscal em formato eletrônico, que foi criada no ano de 2006 com o objetivo de desburocratizar os processos envolvendo a emissão de documentos fiscais, sendo que agora ao invés do papel impresso, o que passa a valer é um arquivo em formato XML que contempla todos os dados da transação fiscal.

A emissão de NFe é obrigatória em diversos tipos de transações comerciais envolvendo produtos e serviços, seja em ambientes digitais ou em lojas físicas.

Por ser um documento de existência eletrônica, a NFe substitui as notas fiscais que antes eram emitidas em papel, com isso também ajuda a preservar o meio ambiente.

Dessa forma, diminui-se também os gastos com a impressão e armazenamento dos documentos fiscais.

Atualmente, a impressão da nota fiscal é conhecida como DANFE, sendo apenas uma representação gráfica do documento eletrônico, com uso mais aplicado para acompanhar o transporte da mercadoria.

Outras vantagens da NFe é o fato de ser facilmente enviada aos destinatários, e oferecer maior segurança para os envolvidos nas transações.

A seguir, explicamos como é possível integrar a emissão de NFe às aplicações mobile.

A integração de emissão de NFe em apps

Com a popularização dos smartphones e o avanço da internet, os desenvolvedores passaram a trabalhar também em app para emissão de nota fiscal, e não somente em sistemas ERP para desktop.

Atualmente, já existem diversos serviços para atender a essa demanda. Aliás, algumas prefeituras disponibilizam essas soluções gratuitamente.

Há ainda, a possibilidade de integrar esse tipo de tarefa ao app mobile, através do uso de APIs REST, que são funções disponibilizadas em nuvem, que podem ser acessadas via internet, de qualquer dispositivo.

A integração possibilita a emissão de NFe de qualquer lugar e em total segurança, haja vista que o processo envolve certificados digitais e dados criptografados.

Este processo só se tornou viável a partir da implantação da Nota Fiscal eletrônica, onde não se faz mais necessário imprimir a Nota Fiscal, ou seja, tornou se uma operação 100% digital, assim será a grande maioria das transações comerciais daqui para frente.

Por outro lado, os desenvolvedores devem estar atentos, também, aos obstáculos que podem surgir para que a integração possa funcionar adequadamente e com segurança. No tópico a seguir, mostramos quais são esses obstáculos.

Cuidados a serem observados na integração de emissão de NFe em app mobile

Manter a segurança das emissões em ambientes mobile

Ter uma aplicação para smartphone que permita a emissão de NFe em app mobile propicia a realização desse processo em qualquer lugar.

Sendo assim, é necessário que seja uma solução que saiba se proteger de possíveis vulnerabilidades de conexões que o dispositivo mobile fica exposto diariamente.

A identificação mais precisa de quem está fazendo a operação é um cuidado necessário para que a operação tenha rastreabilidade, e ocorra em segurança.

Propiciar uma boa experiência para o usuário

De nada adianta ter um app completo que é capaz de emitir inclusive NFe, se ele não possui uma plataforma amigável para o usuário.

Compatibilidade com diversos dispositivos

Os apps desenvolvidos também devem ser compatíveis com vários tipos de dispositivos, de diversas dimensões de tela e sistemas operacionais.

Use API Plugnotas para emitir NFe por apps mobile!

Uma solução bastante recomendada para quem deseja integrar o serviço de emissão de NFe em app mobile, independentemente da linguagem de programação utilizada para desenvolvê-los, é o PlugNotas.

Trata-se da nossa API REST que torna a implantação de emissão de NFe de seu app uma tarefa mais fácil, mais do que isso, fica mais independente de dispositivo e de local de execução, por justamente ser uma operação totalmente digital e independente.

A integração dessa API funciona por meio de dados enviados no formato JSON, que hoje é praticamente um padrão utilizado no mundo das APIs, e que tem a vantagem de ser mais flexível e de fácil manutenção.

Para que você tenha uma ideia, a API Plugnotas pode diminuir o tempo necessário para a integração com seu sistema em até 80%, pois a mesma possui uma série de automatismos internos que facilita muito o trabalho do integrador.

De fato, com a utilização do PlugNotas, é possível emitir NFe tanto em smartphones, como em tablets, notebooks e desktops. Não há distinção, seja qual for o dispositivo que seu usuário utiliza a aplicação, o PlugNotas vai funcionar.

Ademais, a adoção dessa tecnologia permite que você se veja livre da observância das inúmeras normas previstas nas legislações tributárias de diferentes regiões.

No tópico a seguir, indicamos alguns dos principais benefícios que você pode obter com o PlugNotas. Acompanhe!

Benefícios da API Plugnotas

Receba notificações

Durante o processo de emissão da nota fiscal eletrônica, o PlugNotas envia notificações informando possíveis rejeições ou a finalização do procedimento, sinalizando que a nota fiscal foi realmente emitida.

Envio automático do documento

Após a finalização do processo, o envio automático da nota fiscal eletrônica é realizado pelo gerador de nota fiscal. O documento é disponibilizado nos formatos XML e PDF.

Integração simplificada

Todo o processo de emissão da nota é realizado pelo PlugNotas com uma única solicitação. As informações são enviadas a partir de um arquivo JSON.

Procedimento muito mais rápido

O PlugNotas possibilita que você mantenha um cadastro de emitentes. Dessa forma, os usuários não precisam informar novamente os dados de empresas e pessoas já cadastradas.

Compatível com diversos softwares

Não importa qual é a linguagem de programação utilizada pelo seu app. O PlugNotas é compatível com as linguagens mais utilizadas e conhecidas, tais como Delphi, PHP, Java, JavaScript e Python.

Possibilidade de edições

O arquivo JSON utilizado pela API PlugNotas, permite que os desenvolvedores façam edições avançadas a fim de atender a especificidades dos seus clientes.

Suporte especializado

Ao adotar a API PlugNotas, você poderá contar com um suporte técnico especializado para tirar todas as suas dúvidas, tanto aquelas relativas à tecnologia quanto as que dizem respeito às regras tributárias de seu município.

Invista em soluções de emissão de NFe para app mobile

Atualmente, uma das palavras de ordem do mercado de softwares é mobile first. E isso também vale para a integração de emissão da nota fiscal eletrônica.

De fato, investir em soluções que agreguem cada vez mais valor, como é o caso da NFe em app mobile é fundamental! E nesse sentido é importante contar com um conjunto de APIs prontas que propiciem velocidade de desenvolvimento, baixo custo de manutenção, e que também agreguem valor na aplicação final.

Quero plugar o PlugNotas em meu App

 

Summary
NFe? Para que ela serve?
Article Name
NFe? Para que ela serve?
Description
Em linhas gerais, a NFe é uma nota fiscal em formato eletrônico, que foi criada no ano de 2006 com o objetivo de desburocratizar os processos envolvendo a emissão de documentos fiscais, sendo que agora ao invés do papel impresso, o que passa a valer é um arquivo em formato XML que contempla todos os dados da transação fiscal. A emissão de NFe é obrigatória em diversos tipos de transações comerciais envolvendo produtos e serviços, seja em ambientes digitais ou em lojas físicas. Por ser um documento de existência eletrônica, a NFe substitui as notas fiscais que antes eram emitidas em papel, com isso também ajuda a preservar o meio ambiente. Dessa forma, diminui-se também os gastos com a impressão e armazenamento dos documentos fiscais. Atualmente, a impressão da nota fiscal é conhecida como DANFE, sendo apenas uma representação gráfica do documento eletrônico, com uso mais aplicado para acompanhar o transporte da mercadoria. Outras vantagens da NFe é o fato de ser facilmente enviada aos destinatários, e oferecer maior segurança para os envolvidos nas transações.
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.

Artigos relacionados