Você já sabe emitir NFS-e com JavaScript? Pode parecer um processo complicado, mas com um pouco de atenção você vai tirar de letra! Vem ver.
Se você é desenvolvedor e trabalha com documentos fiscais eletrônicos, deve saber que esse universo é super amplo. Para entender como cada documento funciona, é preciso estudar um pouco e colocar esses conhecimentos em prática.
Nesse artigo, vamos te mostrar o tutorial completo para emitir Notas Fiscais de Serviços eletrônicas, as NFS-es, usando a linguagem JavaScript. Aproveita e já envia esse post para aquele colega que pode se interessar pelo assunto.
Entenda a linguagem JavaScript
É comum que algumas pessoas confundam o Java com o JavaScript, mas elas são duas linguagens distintas. O JavaScript nasceu há quase três décadas e ainda é bastante usado, sendo inclusive uma das linguagens mais populares entre programadores e desenvolvedores.
O JavaScript roda programas localmente, não remotamente em servidores. Assim, a linguagem fica mais dinâmica e os usuários conseguem personalizar itens com mais facilidade.
Desafios da Linguagem JavaScript
Será que o JavaScript tem limitações? Já adiantamos que sim, ela pode apresentar algumas questões.
Quando o assunto é segurança, o JavaScript apresenta alguns pontos de atenção. Os dados dos usuários podem ser acessados sem suas permissões, o que faz do JS uma linguagem bem famosa entre fraudadores e hackers.
A compatibilidade com alguns sistemas e navegadores é outro ponto de atenção. Diferente de outras linguagens, o JavaScript não é compatível com todos os navegadores, o que acaba atrapalhando o trabalho dos desenvolvedores que usam essa linguagem. Nesses casos, é preciso fazer vários testes e, às vezes, até mesmo programar em outra linguagem.
Aprenda a emitir NFS-e com JavaScript
É muito simples emitir NFSe com JavaScript no seu software que foi desenvolvido em JavaScript. Na verdade, tudo é automatizado, o que poupa muito seu tempo. Vamos ao passo a passo?
1. Cadastro no TecnoAccount
Caso você ainda não tenha um Token de acesso no TecnoAccount, é preciso se cadastrar através deste link.
Depois de criar a conta, faça o seu login e pegue o seu Token. Esse código será utilizado no método ConfigurarSoftwareHouse do componente. No próximo passo, vamos te ensinar a usar esse método.
2. Instalação e instanciação
Agora, é preciso instalar o Componente no computador. No caso de Node/JS, você precisa assinalar os seguintes campos:
- TecnoSpeed NFe para outras linguagens
- TecnoSpeed NFe em DLL
- TecnoSpeed NFe em OCX
- TecnoSpeed NFe para outras linguagens x64.
Para essa demonstração ser eficaz, é preciso ter o Node e NPM instalados na sua máquina. Com eles, você conseguirá instalar pacotes para a instanciação dos componentes.
Para instalar o pacote necessário, digite no terminal na pasta do projeto: npm install winax
Depois disso, você poderá instanciá-lo dentro do projeto JS e então trazer os componentes NFSeX para serem utilizados. Veja um exemplo para entender isso melhor:
Você também deverá criar uma variável que represente o caminho que se encontram os arquivos do projeto.
Com o objeto do componente criado, é a hora de configurar a Software House emissora. Insira o CNPJ de contrato com a TecnoSpeed.
O segundo parâmetro pode ficar em branco, ele será implementado futuramente.
Agora que você instalou e instanciou o componente, está na hora de configurá-lo.
3. Configuração do componente
A configuração do componente pode ser feita diretamente no código-fonte do seu software.
Para entender mais detalhes dessa etapa, consulte o guia completo no nosso canal de atendimento clicando aqui.
Se você seguiu todos esses passos, tudo está configurado para você começar a emitir e consultar NFS-es.
4. Geração do arquivo de integração
Preencha os campos relacionados ao Lote / RPS de acordo com os dados necessários para a emissão da sua Nota Fiscal de Serviços eletrônica. Confira a Documentação do Arquivo de Integração TX2 do padrão único para fornecer essa informações.
Gerou o arquivo de integração? Pronto! Ele já pode ser submetido ao método Enviar.
O método Enviar se encarrega de gerar o XML, assinar e enviar de forma automática.
Aqui separamos um material sobre como levar a integração NFS-e no seu software com a TecnoSpeed.
Outros métodos do Componente NFS-e
Um método super importante é o Atualizar Arquivos, que serve para atualizar os arquivos referentes ao município em questão. Esses arquivos podem ser templates, esquemas, scripts, brasões e outros.
Esses arquivos atualizados são importantíssimos para o pleno funcionamento do componente.
O método Consultar Cidades Homologadas retorna um XML contendo as informações sobre as cidades homologadas pela TecnoSpeed até o momento. Com esse método, é possível consultar o código IBGE do município, notas tomadas ou destinadas, o tipo de comunicação e uma série de outros dados.
Você ainda pode contar com vários outros métodos do seu componente NFS-e, como Consultar Notas Tomadas, Cancelar, Exportar Impressão para PDF e Imprimir. Tudo isso de forma rápida, fácil e segura.
Como emitir NFS-e em JavaScript em poucos minutos
Nós sabemos que o trabalho dos desenvolvedores não é nada fácil, então qualquer ajuda é bem-vinda, não é mesmo?
Pensando nisso, nós da TecnoSpeed desenvolvemos uma solução que vai facilitar o seu trabalho e também vai trazer mais agilidade ao desenvolvimento do se software. A API REST inteligente de NFSe pode ser integrada ao seu software de forma rápida e prática, através de um arquivo JSON.
Não importa em qual linguagem seu software seja desenvolvido, já que a nossa API é compatível com todas elas — inclusive a JavaScript.
Você não precisa mais se preocupar sobre estar por dentro das normas técnicas que atualizam constantemente. O PlugNotas, a nossa biblioteca para emissão de NFS-e, é atualizada com frequência pela nossa equipe de especialistas em documentos fiscais.
Nosso trabalho é ajudar as software houses a desempenharem um trabalho de excelência, entregando produtos ainda mais completos e competitivos no mercado.
Conclusão
Falamos no começo do texto sobre a confusão que muitas pessoas fazem entre JavaScript e Java. Se você quer entender como emitir Notas Fiscais De Serviços eletrônica com a linguagem Java, é só clicar aqui.