A imensa quantidade de layouts diferentes que existem para o envio de NFS-e para estrangeiro não precisa mais ser um problema. Conheça a solução PlugNotas da Tecnospeed e envie com layout único
Sobre a NFS-e
A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica é mais um documento que tira o sono do desenvolvedor. Com uma legislação mais flexível as NFS-es possuem uma variedade de regulamentações específicas, de acordo com cada município.
Então, falando de NFS-e, imagine a quantidade de layouts que não existem para envio de NFS-e para estrangeiro, uma vez que cada município tem seu padrão e características específicas?
Já pensou nesse fato, visto que o seu interesse é que o seu software seja capaz de emitir NFS-e em âmbito nacional?
Quando pensamos em programar um software para emissão também de NSF-e, essa questão do layout pode trazer muito mais tempo de desenvolvimento e atenção, principalmente quando o envio é para estrangeiro.
Para conseguir atender em nível de escala nacional (ou pelo menos regional) é necessário desenvolver uma integração diferente do seu software para cada novo município atendido, desenvolvendo um novo layout de NFSe de acordo com as regras específicas do sistema de cada prefeitura.
Vamos entender um pouco melhor nos próximos itens do artigo.
NFS-e para estrangeiro
A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica é utilizada e emitida em larga escala, visto a necessidade de manter em ambiente digital todo o controle de documentos fiscais de registro dos serviços prestados no país.
Todo empreendedor deve emitir a NFS-e ao realizar qualquer prestação ou operação de serviço. Esta obrigação é válida para os microempreendedores individuais (MEIs), para o microempreendedor (ME) e é válida também para as empresas de pequeno porte (EPPs).
A NFS-e pode ser emitida também para clientes não brasileiros, por isso, o nome “NFS-e para estrangeiros”, ou mesmo operações com o exterior. Ela regula todo e qualquer serviço prestado, com registro fiscal eletrônico desta atividade.
Municípios
Se o serviço for prestado para o exterior ou para estrangeiro, é necessário preencher o país do tomador para garantir a legalidade da operação.
Entretanto, cada município possui suas próprias características relacionadas à emissão de NFS-e. Sonho de todo desenvolvedor, o projeto NFS-e Nacional, proposto pelo Governo Federal discorre sobre a criação de um padrão nacional da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, em um layout único, que possa ser utilizado por qualquer município do território nacional. Entretanto, é importante que você veja aqui neste link o status sobre este projeto da NFS-e nacional.
Layout no envio
E falando sobre as particularidades e inúmeras diferenciações na legislação de cada município relacionado à NFS-e, observamos a falta de padronização do layout dos documentos eletrônicos. Com a NFS-e emitida para estrangeiro, esse fato se repete.
Então, a TecnoSpeed pensou também neste fator, que pode ser mais um empecilho para você conseguir implementar a emissão de NFS-e para estrangeiro no seu software e atender cada vez melhor o seu cliente e melhorando o alcance da sua tecnologia no território nacional.
Entenda melhor a seguir.
Solução de layout único para estrangeiro
Já conhece o PlugNotas?
É a solução que você necessita para fazer o seu software emitir NFS-e para estrangeiro sem muita preocupação, inclusive, ficar despreocupado quanto ao layout para envio.
O PlugNotas fornece um layout unificado no nosso json de envio e, com isso, nós montamos o XML pra você poder gerar o envio pelo seu software, conforme a cidade de destino do seu cliente.
O processo de integração para esse tipo de serviço é ágil e deixa você mais livre para programar os demais diferenciais da sua tecnologia.
A API PlugNotas é o jeito mais fácil de emitir documentos fiscais eletrônicos com o seu software: você envia as informações e o restante é por nossa conta.
Algumas cidades podem ainda não estar dentro do nosso padrão. Entretanto, basta notificar o nosso time de especialistas em software, que abriremos a demanda para a API ser parametrizada.
O PlugNotas entrega pra você uma API integrada, que faz a padronização de layout único no sistema. Nossa solução atende mais de 1.600 cidades e todos os estados brasileiros e o layout único é uma das diversas inteligências do PlugNotas.
Tomador estrangeiro na NFS-e
Na NFS-e, o envio padrão é feito com todos os dados do tomador sendo informados e quando se tratar de um tomador estrangeiro, é possível compatibilizar o seu JSON de envio de nota para esta emissão.
Não são todas as cidades que possuem tratamento para este tipo de emissão.
Por isso, antes de compatibilizar o envio de tomador estrangeiro em seu sistema e oferecer aos clientes, verifique se sua cidade se encaixa em algum destes padrões: IPM, EQUIPLANO, MAISISS20, DSF, SAOPAULO, BETHA, BELOHORIZONTE e WEBISS.
Verifique a lista de municípios homologados Tecnospeed. E caso sua cidade não estiver dentro de algum destes padrões, fique à vontade para entrar em contato com nosso suporte técnico para compatibilizarmos este tipo de emissão.
Como compatibilizar o seu JSON de envio para o PlugNotas?
Para enviar notas para tomador estrangeiro no PlugNotas, é necessário realizar apenas uma mudança estrutural no JSON no nó do tomador, substituindo o que hoje é um nó completo. Dessa maneira, é possível alterar apenas dois campos, pois o restante dos campos serão tratados por nós, na conversão do JSON para XML.
No restante da estrutura da nota, nada será alterado.
Abaixo, o exemplo de envio de tomador estrangeiro no nó “tomador”, utilizando dados simbólicos:
O exemplo acima está preenchido com a razão social, mas não é obrigatório para tomador estrangeiro.
Os campos obrigatórios serão tomador.endereco.codigoCidade = 9999999 e tomador.endereco.codigoPais <> 1058 .
Conclusão
O recadinho é: Cuide do seu negócio que cuidamos da emissão fiscal.
Tire suas dúvidas técnicas com um de nossos consultores. Basta preencher o formulário contido nesta página.
Até o próximo artigo!