Tempo de Leitura: 4 minutos

Confira a agenda para o Pix 2022 e as oportunidades que a sua Software House deve aproveitar nesse momento. 

O Pix revolucionou as formas de pagamento no Brasil. Com um meio de pagamento instantâneo, taxas diferenciadas e simples de usar, o Pix é atualmente uma das formas preferidas de pagamento entre os brasileiros, sendo o segundo método de pagamento mais utilizado no país.

Desde a sua criação, o Pix já passou por diversas mudanças e o Banco Central não para de anunciar novas funcionalidades: o Pix 2022 passará por ainda mais inovações, inclusive com a possibilidade de novidades além das previstas na agenda oficial.

As inovações são necessárias para que esse método de pagamento alcance os seus principais objetivos, dentre eles, simplificar os meios de pagamento, bem como oferecer uma maior comodidade na realização de transações entre pessoas físicas e jurídicas.

Em 2022, o Pix estará em sua fase final de implementação. Por esse motivo, novas mudanças devem ocorrer, dentre elas estão o envio de Pix sem internet e a conexão com instituições internacionais para que esse meio de pagamento seja usado também no exterior. Essas novidades foram anunciadas pelo Banco Central no aniversário de um ano do Pix, mas ainda não estão no cronograma de implementação.

Confira a agenda para o Pix 2022 e as oportunidades que você deve aproveitar nesse momento. 

Retrospectiva Pix 2021

Em 2021, o Pix completou um ano de existência em meio à uma grande adesão no país. Ele democratizou os serviços financeiros para diversos cidadãos, sendo considerado um passo importante para a economia. A novidade começou com uma agenda de lançamento em etapas, sendo precedida de muitos preparativos. O Pix também ajudou a fazer com que mais brasileiros criassem contas bancárias para usufruir de seus benefícios, o que é uma pauta importante para o crescimento da economia.

Para empresas, o Pix tem tido um papel vantajoso, em comparativo com outros meios de pagamento, como o tradicional boleto. Preferido em diversas situações, o pix oferece mais rapidez nas transações financeiras, agora com a possibilidade de realização 24h por dia. Por esse motivo, o uso dos boletos perdeu a força, visto que o Pix é um meio instantâneo, sem o comprometimento da segurança, fato que o torna, muitas vezes, mais atrativo.

Com todo esse sucesso, o Banco Central segue com uma agenda de inovações ousadas que prometem melhorar e revolucionar ainda mais os meios de pagamento no Brasil.

Dentre as funcionalidades que foram implementadas em 2021, podemos destacar o agendamento do Pix e a possibilidade de limitar o valor das transações durante a noite para evitar fraudes.

Quais expectativas para o Pix 2022?

Quais expectativas para o Pix 2022?
Quais expectativas para o Pix 2022? (Imagem: Evanto)

 

A expectativa é que em 2022, o Pix atinja ainda mais transações com as suas novidades. Na fase inicial de implementação do Pix, foi necessário muita cautela para popularizar o meio de pagamento e conquistar a confiança das pessoas, antes de promover mudanças.

Hoje, com a popularidade conquistada, será muito mais fácil implementar as ações da agenda com o conhecimento adquirido e com a credibilidade que se alcançou. Também se espera que mais empresas adotem esse método de pagamento e que ele seja ainda mais utilizado pelas pessoas, auxiliando na recuperação da economia e na inclusão da população nos serviços financeiros.

 

Novidades do Pix que vem por aí:

A reta final da implementação do Pix traz muitas novidades. A agenda prevê o débito automático e bloqueio de transações suspeitas. No entanto, além dessas transações já previstas, o Banco Central anunciou a possibilidade de fazer transações offline com o Pix e de fazer transações internacionais, sendo que essas duas atualizações ainda não estão na agenda de implementação

Débito automático

Será possível programar o débito para transações recorrentes, como contas de energia e de internet, as quais serão programadas para pagamento nos aplicativos da instituição bancária da preferência do cliente.

 Pix Saque e Pix Troco 

Essas opções de transação permitirão que os usuários do Pix em 2022 possam sacar valores em pontos de comércio que tenham esse serviço, facilitando o acesso ao dinheiro por não precisar se deslocar até um caixa eletrônico.

 Bloqueio de transações suspeitas

Outra função importante do Pix que deve ser implementada é o bloqueio de transações suspeitas, que será importante para evitar o agendamento de Pix fraudulentos ou a realização de transações indevidas com a identificação do usuário.

Transações Offline

A liberação de transações offline é uma possibilidade anunciada pelo Banco Central, embora ainda sem lançamento previsto em agenda e sem detalhamento da forma que essa operação poderá ser realizada.

 Transações Internacionais

Outra atualização não prevista em agenda é a de transações internacionais. Para isso, será necessário fazer conexões ou acordos com outros bancos que permitam que o Pix seja aceito em outros países. Maiores detalhes ainda precisam ser publicados pelo Banco Central.

Aproveite as novidades do Pix 2022! Conheça nossa solução!

O Pix já é o segundo método de pagamento mais utilizado pelos brasileiros. Com suas atualizações, ele tende a destacar-se ainda mais. Por essa razão, você não pode perder a oportunidade de oferecer o Pix como meio de pagamento em seu software e facilitar ainda mais a rotina de seus clientes.

A TecnoSpeed possui a tecnologia certa para você disponibilizar o PIX em suas soluções. É uma API de fácil integração que permite gerar o Pix de Cobrança, receber a notificação de pagamento em seu ERP e receber o dinheiro instantaneamente em sua conta bancária. É muita praticidade para o seu software!

Summary
Fique por dentro das principais novidades do PIX 2022!
Article Name
Fique por dentro das principais novidades do PIX 2022!
Description
Confira a agenda para o Pix 2022 e as oportunidades que a sua Software House deve aproveitar nesse momento. 
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
1 ComentárioFechar comentários

Deixe um comentário

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.