O que é CEO e qual é sua a importância dele para a gestão de empresas?

O que é CEO? Entenda com a TecnoSpeed o que realmente é esse profissional e outras curiosidades sobre esse cargo tão importante para as empresas.


Cada vez mais temos pessoas querendo se tornar empresário. A conversa, inclusive, está saindo do mundo empresarial chegando em lugares, digamos, mais informais, como durante conversas de bar, reuniões de famílias e até mesmo dentro das escolas de ensino básico. Uma pergunta muito comum em meio a essa crescente foi sobre o que é CEO e quais funções que ele desempenha em uma organização.

Para você que se interessa pelo assunto e quer entender um pouco mais sobre gestão de empresas e suas temáticas, entenda aqui o que é CEO, o que ele faz dentro de uma empresa, além da importância dele para o gerenciamento de um negócio. 

Continue aqui e acompanhe o nosso artigo! Boa leitura.

tecnospeed academy

Você sabe o que é CEO?

Antes de tudo precisamos explicar para você o que é CEO. Essa sigla é reduzida do inglês Chief Executive Officer, formando uma pequena palavra para nós no português, mas com um grande valor principalmente dentro de inúmeras empresas de todo o mundo. 

Esse profissional faz parte do escalão mais alto dentro de um negócio, sem que haja nenhum outro colaborador acima dele — com exceção de empresas com conselho administrativo. Contudo, a sua função vai além de se apresentar como o “cargo dos cargos”, mas de servir como o maior apoio de toda uma empresa e como inspiração para outros funcionários. 

Como a tradução literal dessa sigla diz, esse trabalhador nada mais é que um chefe executivo, responsável por cuidar de todas as situações que acontecem dentro do ambiente de trabalho.

COO e CFO

Existem outras siglas muito parecidas com CEO, mas que não dizem a respeito sobre a sua função. O COO, Chief Operating Officer, é o profissional de maior representatividade dentro da área operacional, mas que cuida apenas desse setor. 

Já o CFO, Chief Financial Officer, trata-se um colaborador de maior escalão, porém do ramo financeiro, e que lida com assuntos que envolvam a sua área. Em ambos os casos, apesar desses funcionários terem cargos de grande prestígio em uma empresa, todos estão abaixo do CEO. 

Quais as funções desse profissional?

Sim, já entendemos o que é CEO dentro de uma empresa! Mas o que ele faz propriamente dito? Existe alguma função específica delegada a ele ou a sua imagem apenas serve como enfeite?

Em hipótese alguma você deve pensar que esse profissional não trabalha tanto como os outros funcionários. O CEO possui esse cargo pelo fato de fazer quase tudo, respondendo pelos demais colaboradores, tomado decisões importantes e até sendo a figura principal nas relações internas e externas da empresa — vide ex-CEOs super famosos como Steve Jobs e Bill Gates, por exemplo.

Por isso, imagine a seguinte situação: sua empresa de softwares desenvolveu X sistemas, mas não obteve uma receita que condiz com todo esse trabalho. O CEO, nesse caso, é responsável por intermediar a discussão entre operacional e financeiro, tentando entender o problema, e depois levar a solução para dentro (colaboradores) e para fora da empresa (stakeholders como investidores, fornecedores etc). 

A importância do CEO para a gestão de empresas

Agora que você já entendeu o que é CEO e o que esse profissional desempenha dentro de uma empresa, precisamos destacar a importância dele principalmente para a gestão de um negócio e como isso é feito. 

Para isso, levantamos dois pontos que consideramos essenciais e pelos quais o CEO é responsável:

Otimização de processos 

Dentro de uma empresa existem diversos setores. Estes não funcionam por si só, eles precisam do acompanhamento de um chefe, do empenho do quadro de colaboradores e da organização de todos. 

Sabemos que para cada área de atuação há uma pessoa para representá-la e organizá-la. Como já falamos aqui, o COO e CFO são alguns destes profissionais, que cuidam do operacional e financeiro, por exemplo. Porém, o CEO pode vir para otimizar os processos, servindo como uma luz no fim do túnel em situações problemáticas. 

Pense que o operacional não está suportando toda a demanda de desenvolvimento de API’s para os seus clientes. O COO, por mais que tente resolver essa situação, não chega a uma solução completa. O CEO surge nesse instante não só para representar a empresa diante o consumidor, mas também para ajudar todo esse setor a encontrar um caminho viável para diminuir a problemática. Ou seja, ele é um otimizador de processos.

Comunicação entre colaboradores 

O que é CEO sem desempenhar a função de comunicação entre colaboradores? Mesmo que as áreas dentro de uma empresa sejam inúmeras é muito importante manter essa relação para que todos entrem em um consenso sobre o que é melhor para o negócio. 

Existe um caso muito famoso que representa a falta que um CEO faz. Na década de 1980, a Pepsi lançou um comercial que apresentava uma experimentação às cegas do seu refrigerante. O saldo positivo foi tão grande, que a procura quase triplicou em poucos meses.

Contudo, a empresa não tinha uma boa relação entre as suas áreas, sendo o marketing extremamente empenhado, mas as entregas bastante problemáticas. Esse erro na comunicação entre os setores fez que a marca quase fosse extinta do país, já que como não havia Pepsi em todos os lugares devido a falta de entrega, os consumidores compravam a Coca Cola. 

Ou seja, no momento de decidir por um CEO é muito importante. Caso nessa época existisse um estudo mais aprofundado sobre esse profissional e um equilíbrio na comunicação entre os setores, muito provavelmente a propaganda seria um completo sucesso. 

Conclusão

Ao fim, então, concluímos o que é CEO. Esse profissional é mais que uma imagem representativa da empresa, mas o responsável por intermediar relações tanto internas quanto externas, além de dar soluções para grandes problemas, posicionar-se diante o negócio, entre muitos outros.

Para você que curtiu essa temática, a TecnoSpeed está com um podcast imperdível, que trata de assuntos como gestão de empresas, criação de softwares na prática, entre muitos outros. Entre em contato com a gente e saiba como escutar!

Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.

Artigos relacionados