O overdelivery traz o diferencial competitivo que seu negócio precisa para ir mais longe e potencializar seus resultados. Saiba tudo sobre essa tática!
Na hora de garantir a satisfação dos clientes, entregar diferenciais é essencial. E para quem quer não só atingir às expectativas dos clientes, mas ir além e superá-las, existe um conceito e modelo de estratégia que visa exatamente isso, seu nome é overdelivery.
Essa tática é uma ótima forma de potencializar a experiência dos seus usuários e consumidores, e, consequentemente, fortalecer e destacar a sua marca diante da concorrência, garantindo o crescimento do seu negócio.
Venha, então, entender o que é overdelivery, suas vantagens e formas de funcionamento para que você possa adaptar essa prática à sua realidade e agradar e conquistar até mesmo os seus clientes mais exigentes!
O que é overdelivery?
Se fôssemos traduzir de forma literal, overdelivery quer dizer “entregar mais”. Na prática, a adoção do overdelivery significa se esforçar e traçar estratégias e ações para superar as expectativas dos seus clientes, agregando algo inesperado e, claro, positivo e relevante para o consumidor, no processo de compra.
Esse “algo a mais” pode ser físico, como um unboxing diferente, brindes, cupons, materiais gráficos e outros mimos, ou abstrato, como um contato de pós-venda criativo e atencioso ou conteúdos complementares nos canais de comunicação da marca, por exemplo.
A maior questão do overdelivery é que ele deve ser estratégico e fazer sentido dentro do universo da marca para que gere impacto significativos com um bom custo-benefício, não adianta fazer algo genérico ou só porque está todo mundo fazendo.
Vantagens e por que fazer?
Existem muitos benefícios de se investir em overdelivery como estratégia de marketing e de relacionamento e fidelização de clientes. A seguir, listamos as principais vantagens dessa prática e os porquês que tornam ela tão interessante:
Um diferencial para chamar de seu
Como já falamos, o overdelivery é uma ótima forma de se diferenciar da concorrência, pois, além de agregar valor ao seu produto, ao entregar aquele extra que faz toda a diferença, você mostra para o cliente que a sua entrega é superior e diferenciada, o que fortalece a sua marca e contribui para a construção da sua reputação no mercado.
Clientes mais felizes e fiéis
Entregar algo que o seu cliente não estava esperando, mas irá aproveitar de alguma forma ⎼ tanto em termos de funcionalidades e recursos técnicos quanto de brindes ou presentes não necessariamente conectados ao produto ⎼ com certeza o fará feliz.
Uma ação de overdelivery vem sempre acompanhada de uma mensagem de cuidado, atenção e de desejo de agradar, o que não fazemos para aqueles que não valorizamos. E tanto a entrega como o que ela comunica são ferramentas poderosas de conexão e fidelização.
Os clientes do seu software vão se sentir importantes e lembrar disso quando precisarem indicar ou buscar um serviço ou produto similar. Principalmente em setores muito amplos e competitivos, como o varejo ou a tecnologia de gestão de negócios, a fidelização é tão importante quanto a conversão e o overdelivery é super bem-vindo nesse momento.
Divulgação espontânea
Uma entrega que supera as expectativas, surpreende e gera comentários. Isso significa que outro ganho que pode vir com o overdelivery são divulgações espontâneas, gratuitas e orgânicas da sua marca para a rede de contatos dos seus clientes.
Eles vão indicar e compartilhar o seu trabalho como dev ou gestor de software house e trazer mais visibilidade, alcance e possibilidades de você captar leads e fechar novas vendas para poder continuar impactando cada vez mais pessoas e negócios com o seu software e com as suas entregas diferenciadas.
Com essas vantagens incríveis, nem precisa falar muito mais sobre o porquê investir em overdelivery é uma boa ideia, mas para deixar bem claro: essa é uma estratégia que pode impactar positivamente e significativamente nos seus resultados, multiplicando o engajamento, os lucros e, claro, as oportunidades de crescimento!
Como alavancar sua empresa de software com essa estratégia
Na hora de colocar em prática o overdelivery na sua software house, é preciso primeiro ter clareza sobre o que seria a promessa básica da sua marca, aquilo que o seu consumidor ou prospect já tem em mente e precisa/espera receber.
Sem cumprir a necessidade básica dos seus clientes, fica bastante complicado pensar em formas de exceder e complementar essa entrega. Além disso, é essencial que os diferenciais pensados para cumprir o papel de agregadores realmente agregam e conectam a sua marca e o público empresarial.
Um bom overdelivery é sempre agradável, atrativo e, normalmente, útil. Ele não precisa necessariamente ser físico, mas precisa fazer sentido, despertar interesse e gerar o máximo de impacto com o menor custo, afinal, a ação precisa ser vantajosa e acessível para você.
Quando o assunto são soluções de software, existe um mundo de possibilidades para explorar a tática de overdelivery, afinal, novas integrações, APIs e funcionalidades não faltam e nunca param de surgir.
Pense em entregar serviços que otimizem o dia a dia empresarial do seu cliente e considere também oferecer descontos, conteúdos e outros itens ou condições, que podem cumprir essa função de agregar valor às suas soluções e surpreender seus clientes.
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