Tempo de Leitura: 4 minutos

O overdelivery traz o diferencial competitivo que seu negócio precisa para ir mais longe e potencializar seus resultados. Saiba tudo sobre essa tática!


Na hora de garantir a satisfação dos clientes, entregar diferenciais é essencial. E para quem quer não só atingir às expectativas dos clientes, mas ir além e superá-las, existe um conceito e modelo de estratégia que visa exatamente isso, seu nome é overdelivery.

Essa tática é uma ótima forma de potencializar a experiência dos seus usuários e consumidores, e, consequentemente, fortalecer e destacar a sua marca diante da concorrência, garantindo o crescimento do seu negócio.

Venha, então, entender o que é overdelivery, suas vantagens e formas de funcionamento para que você possa adaptar essa prática à sua realidade e agradar e conquistar até mesmo os seus clientes mais exigentes!

overdelivery
Como pensar o overdelivery para seus clientes. Foto de Sam Lion no Pexels

O que é overdelivery?

Se fôssemos traduzir de forma literal, overdelivery quer dizer “entregar mais”. Na prática, a adoção do overdelivery significa se esforçar e traçar estratégias e ações para superar as expectativas dos seus clientes, agregando algo inesperado e, claro, positivo e relevante para o consumidor, no processo de compra. 

Esse “algo a mais” pode ser físico, como um unboxing diferente, brindes, cupons, materiais gráficos e outros mimos, ou abstrato, como um contato de pós-venda criativo e atencioso ou conteúdos complementares nos canais de comunicação da marca, por exemplo. 

A maior questão do overdelivery é que ele deve ser estratégico e fazer sentido dentro do universo da marca para que gere impacto significativos com um bom custo-benefício, não adianta fazer algo genérico ou só porque está todo mundo fazendo.

Vantagens e por que fazer? 

Existem muitos benefícios de se investir em overdelivery como estratégia de marketing e de relacionamento e fidelização de clientes. A seguir, listamos as principais vantagens dessa prática e os porquês que tornam ela tão interessante:

Um diferencial para chamar de seu

Como já falamos, o overdelivery é uma ótima forma de se diferenciar da concorrência, pois, além de agregar valor ao seu produto, ao entregar aquele extra que faz toda a diferença, você mostra para o cliente que a sua entrega é superior e diferenciada, o que fortalece a sua marca e contribui para a construção da sua reputação no mercado.

banner blog plugbank

Clientes mais felizes e fiéis

Entregar algo que o seu cliente não estava esperando, mas irá aproveitar de alguma forma ⎼ tanto em termos de funcionalidades e recursos técnicos quanto de brindes ou presentes não necessariamente conectados ao produto ⎼ com certeza o fará feliz. 

Uma ação de overdelivery vem sempre acompanhada de uma mensagem de cuidado, atenção e de desejo de agradar, o que não fazemos para aqueles que não valorizamos. E tanto a entrega como o que ela comunica são ferramentas poderosas de conexão e fidelização. 

Os clientes do seu software vão se sentir importantes e lembrar disso quando precisarem indicar ou buscar um serviço ou produto similar. Principalmente em setores muito amplos e competitivos, como o varejo ou a tecnologia de gestão de negócios, a fidelização é tão importante quanto a conversão e o overdelivery é super bem-vindo nesse momento.

Divulgação espontânea

Uma entrega que supera as expectativas, surpreende e gera comentários. Isso significa que outro ganho que pode vir com o overdelivery são divulgações espontâneas, gratuitas e orgânicas da sua marca para a rede de contatos dos seus clientes. 

Eles vão indicar e compartilhar o seu trabalho como dev ou gestor de software house e trazer mais visibilidade, alcance e possibilidades de você captar leads e fechar novas vendas para poder continuar impactando cada vez mais pessoas e negócios com o seu software e com as suas entregas diferenciadas.

Com essas vantagens incríveis, nem precisa falar muito mais sobre o porquê investir em overdelivery é uma boa ideia, mas para deixar bem claro: essa é uma estratégia que pode impactar positivamente e significativamente nos seus resultados, multiplicando o engajamento, os lucros e, claro, as oportunidades de crescimento!

Como alavancar sua empresa de software com essa estratégia 

Na hora de colocar em prática o overdelivery na sua software house, é preciso primeiro ter clareza sobre o que seria a promessa básica da sua marca, aquilo que o seu consumidor ou prospect já tem em mente e precisa/espera receber.

Sem cumprir a necessidade básica dos seus clientes, fica bastante complicado pensar em formas de exceder e complementar essa entrega. Além disso, é essencial que os diferenciais pensados para cumprir o papel de agregadores realmente agregam e conectam a sua marca e o público empresarial. 

Um bom overdelivery é sempre agradável, atrativo e, normalmente, útil. Ele não precisa necessariamente ser físico, mas precisa fazer sentido, despertar interesse e gerar o máximo de impacto com o menor custo, afinal, a ação precisa ser vantajosa e acessível para você.

Quando o assunto são soluções de software, existe um mundo de possibilidades para explorar a tática de overdelivery, afinal, novas integrações, APIs e funcionalidades não faltam e nunca param de surgir. 

Pense em entregar serviços que otimizem o dia a dia empresarial do seu cliente e considere também oferecer descontos, conteúdos e outros itens ou condições, que podem cumprir essa função de agregar valor às suas soluções e surpreender seus clientes.

Quando o assunto são soluções de software, existe um mundo de possibilidades para explorar a tática de overdelivery, afinal, novas integrações, API e funcionalidades não faltam!

Entregue mais para seu cliente com o PlugBank

Quer um help para agregar às suas soluções diferenciais que vão encantar os seus clientes e alavancar sua software house? No PlugBank nós temos soluções financeiras extremamente úteis que são dignos de um overdelivery exemplar e descomplicados para você integrar!

Temos aplicações de consulta de crédito, emissão e gerenciamento de boletos, APIs de pagamentos automáticos e API PIX, tudo com a garantia de qualidade da TecnoSpeed, o suporte do nosso time de especialistas e a liberdade para personalizar as interfaces e layouts com a sua marca.

Imagine como o seu cliente vai ficar surpreso e grato com soluções que vão otimizar o financeiro do negócio dele somadas às facilidades que o seu software já oferece? Então, não perca tempo e explore as possibilidades do PlugBank:

Ir para PlugBank

E por falar em área financeira, você sabe o que são KRIs e como eles podem afetar o desempenho do seu negócio? Conheça os indicadores de riscos e fraudes, e descubra tudo o que você precisa saber sobre eles!

Summary
Overdelivery: saiba como alavancar sua software house com essa estratégia
Article Name
Overdelivery: saiba como alavancar sua software house com essa estratégia
Description
Overdelivery: como alavancar sua software house com essa estratégia.
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
0 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.