Projeto ADRCT-ST no Paraná: Café com o Contador

confiras as principais atualizações do projeto ADRCT-ST no Paraná, aqui no Café com o Contador
Tempo de Leitura: 2 minutos

Você está por dentro da atualização no projeto ADRCT-ST no Paraná? Saiba tudo aqui, no Café com o Contador.


Na primeira quinzena de 2020 tivemos diversas atualizações sobre os Documentos Fiscais eletrônicos. Para mantê-lo informado, desenvolvedor, fizemos a nossa primeira transmissão ao vivo do Café com o Contador.

Nela, conversamos sobre ADRC-ST no Paraná, a obrigação acessória para os estabelecimentos varejistas.

O principal objetivo é demonstrar as opções com direito a restituição e também as que exigirem o complemento do ICMS-ST. O ADRC-ST (Arquivo Digital da Recuperação, do Ressarcimento e da Complementação do ICMS) foi regulamentado pelo Decreto 3.886/2020 do Governo do Paraná.

Abaixo está a transmissão ao vivo do Café com o Contador. Se inscreva no nosso canal do YouTube para mais atualizações:

Atualizações ADRC-ST - Café com o Contador #90

O Projeto ADRCT-ST

O projeto começou em outubro de 2016, no momento em que STF definiu o direito dos contribuintes à restituição do ICMS-ST. Partindo do ponto em que o preço praticado com o consumidor final fosse inferior a margem de presunção.

Após a decisão, os Estados foram gradualmente se adequando ao que foi decidido pelo STF, a maioria utilizando como ferramenta principal o Sped Fiscal. Definido no leiaute 014 da EFD ICMS/IPI, o Guia Prático 3.02 e a Nota Técnica 2018.001 V.3.0, que entrou em operação a partir de janeiro de 2020, de acordo com a adesão de cada UF.

Abaixo vamos falar mais especificamente sobre a obrigação acessória ADRCT-ST no Paraná:

ADRCT-ST no Paraná

No Estado do Paraná foi criada uma obrigação acessória específica através do Decreto 3.886 de 21/01/2020, acrescentado ao Art 6º – B ao Anexo IX, instituído o Arquivo Digital da Recuperação, do Ressarcimento e da Complementação do ICMS ST- ADRC-ST, destinado à apuração do imposto retido por substituição tributária e do adicional destinado ao Fecop a recuperar, a ressarcir e a complementar, nas hipóteses, disposto em norma de procedimento.

A respeito do Decreto3.886/2020 podemos observar os principais pontos como:

  • O direito a restituição da diferença, notadamente na situação onde o preço praticado ao consumidor final for inferior àquele que serviu de base de cálculo para o substituto tributário. Este cenário é o melhor para fins financeiros.
  • A obrigatoriedade de recolher o ICMS-ST complementar na situação onde o preço praticado com o consumidor final for superior a aquele que serviu de base de cálculo para o substituto tributário, inclusive em relação ao FCOP (Fundo de Combate à Pobreza). Este é o cenário pior para o fluxo de caixa e resultado.
  • A restituição e complementação de que trata este decreto aplica-se aos fatos geradores ocorridos a partir de 20 de outubro de 2016 (data do julgamento no STF).
  • Instituída uma nova obrigação acessória, que é o Arquivo Digital da Recuperação, do Ressarcimento e da Complementação do ICMS ST- ADRC-ST para demonstrar as operações com direito a restituição e também as que exigirem o complemento do ICMS-ST.
  • O decreto esclarece que o layout desta nova obrigação acessória foi divulgado por meio de NPF- Norma de Procedimento Fiscal de nº 003 de 27/01/2020.

Café com o Contador

ADRCT-ST no Paraná foi um dos assuntos mais comentados na primeira quinzena de fevereiro, por isso, trouxemos com exclusividade e em foco para o Café com o Contador.

Nós sempre alertamos você, desenvolvedor de software, sobre as mudanças fiscais que costumam acontecer entre as transições dezembro/janeiro. Por isso, acompanhem o nosso blog e fiquem atentos as atualizações fiscais.

Ficou com dúvidas? Se inscreva no nosso canal do Youtube. Regularmente apresentamos o programa “Café com o Contador” para ajudar você, desenvolvedor de software, a entender o cenário tributário dos documentos fiscais eletrônicos. Até lá.


Geison Durães
Geison Durães
Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.

Comments are closed.

Pular para o conteúdo