REST x SOAP: qual o melhor tipo de integração?

No embate entre as APIs REST x SOAP, qual será a vencedora? Leia neste post mais sobre a diferença entre elas.


Embora o SOAP (Protocolo de Acesso a Objetos Simples) tenha sido a abordagem dominante nas interfaces de serviço da web há muito tempo, o REST (Representational State Transfer) vem ganhando terreno rapidamente. 

Mas qual a diferença entre estes dois tipos de APIs? E quem sai ganhando quando se compara REST x SOAP? Descubra ao ler este post.

O que é REST?

 Um estilo arquitetônico que define um conjunto de recomendações para o design de aplicações que usam o protocolo HTTP para transmissão de dados.  

As diretrizes dessa API permite que os desenvolvedores implementem os detalhes necessários de acordo com suas próprias necessidades. Os serviços da Web criados seguindo o estilo de arquitetura REST são chamados RESTful Webservices.

O que é SOAP?

SOAP é um sistema de protocolo de comunicação padrão que permite que processos usando diferentes sistemas operacionais, como Linux e Windows, se comuniquem via HTTP e XML. As APIs baseadas em SOAP foram projetadas para criar, recuperar, atualizar e excluir registros como contas, senhas, leads e objetos personalizados.

As APIs SOAP aproveitam as vantagens de criar protocolos baseados na Web, como HTTP e XML, que já estão operando em todos os sistemas operacionais. É por isso que seus desenvolvedores podem manipular facilmente os serviços da Web e obter respostas sem se importar com o idioma e as plataformas.

REST x SOAP

O REST opera por meio de uma interface consistente para acessar os recursos nomeados. É mais usado quando se publica uma API pública pela Internet. 

Já o SOAP, por outro lado, expõe componentes da lógica do aplicativo como serviços, e não como dados. Além disso, opera por meio de diferentes interfaces. 

Simplificando, o REST acessa os dados enquanto o SOAP executa operações por meio de um conjunto mais padronizado de mensagens. Ainda assim, na maioria dos casos, tanto REST como o SOAP podem ser usados para obter o mesmo resultado (e ambos são infinitamente escaláveis), com algumas diferenças na forma como são configurados.

Os tópicos abaixo vão ajudar a entender o embate REST x SOAP:

  • A API REST não possui um padrão oficial, pois é um estilo de arquitetura. A API SOAP, por outro lado, possui um padrão oficial porque é um protocolo;
  • REST usa vários padrões como HTTP, JSON, URL e XML, enquanto SOAP é baseada em HTTP e XML;
  • Como REST implementa vários padrões, são necessários menos recursos e largura de banda em comparação com o SOAP que usa XML para a sua criação, resultando em um arquivo de tamanho grande;
  • As maneiras pelas quais as duas APIs expõem as lógicas de negócios também são diferentes. REST aproveita a exposição da URL como @path (“/ WeatherService”), enquanto o uso da API SOAP de interfaces de serviços como @WebService;
  • REST usa a linguagem de descrição de aplicações da Web e SOAP usa a linguagem de descrição de serviços da Web para descrever as funcionalidades oferecidas pelos serviços da web;
  • REST é compatível com JavaScript e também pode ser implementado facilmente. Já SOAP também é conveniente com JavaScript, mas não suporta uma implementação maior. 

Benefícios do REST sobre SOAP

Já há alguns anos REST tem sido a escolha mais popular dos desenvolvedores para criar APIs. É possível encontrar muitos exemplos, especialmente porque todos os grandes sites de mídia social fornecem APIs REST para que os desenvolvedores possam integrar perfeitamente suas aplicações à plataforma. 

Essas APIs também vêm com documentação detalhada, onde se podem obter todas as informações necessárias para extrair dados da API. Conheça alguns benefícios:

  • O REST permite uma variedade maior de formatos de dados, enquanto o SOAP permite apenas XML;
  • Juntamente com o JSON (que normalmente funciona melhor com dados e oferece análise mais rápida), o REST é geralmente considerado mais fácil de trabalhar;
  • Graças ao JSON, o REST oferece melhor suporte;
  • O REST fornece desempenho superior, principalmente por meio do armazenamento em cache de informações que não são alteradas nem dinâmicas;
  • É o protocolo usado com mais frequência em grandes serviços como Yahoo, Ebay, Amazon e até Google;

O REST geralmente é mais rápido e usa menos largura de banda. Também é mais fácil integrar-se a sites existentes, sem a necessidade de refatorar a infraestrutura do site. Isso permite que os desenvolvedores trabalhem mais rápido e gastem menos tempo reescrevendo um site do zero. Em vez disso, eles podem simplesmente adicionar novas funcionalidades. 

Bônus: entenda a relação entre REST e JSON

A arquitetura permite que os provedores de API entreguem dados em vários formatos, como texto sem formatação, HTML, XML, YAML e JSON, que é um dos recursos mais populares. Graças à crescente popularidade do REST, o formato JSON também ganhou força rapidamente, pois é adequado para uma troca de dados rápida.

JSON significa JavaScript Object Notation e é um formato de troca de dados leve e fácil de analisar. Apesar de seu nome, o JSON é completamente independente da linguagem, portanto pode ser usado com qualquer linguagem de programação, não apenas com JavaScript. 

Sua sintaxe é um subconjunto da Standard ECMA-262 3rd Edition. Os arquivos JSON consistem em coleções de pares nome/valor e listas ordenadas de valores que são estruturas de dados universais usadas pela maioria das linguagens de programação. Portanto, o JSON pode ser facilmente integrado a qualquer linguagem.

É um formato mais leve e menos detalhado, além de ser mais fácil de ser lido e escrito. Na maioria dos casos, é ideal para a troca de dados pela Internet.

Conheça o PlugNotas

A API PlugNotas é o jeito mais fácil do seu software emitir documentos fiscais eletrônicos. Desenvolvida por nós, a TecnoSpeed, atendemos mais de 1,5 mil software houses brasileiras.

Construída em REST, a PlugNotas permite:

  • Integração simples: As informações de cada nota são enviadas em um arquivo JSON e todo o processo de emissão fica por nossa conta; 
  • Compatibilidade: Não importa a linguagem do seu sistema, se é C#, Delphi, Java, JavaScript, PHP, Node.js, React, Python ou muitas outras. O PlugNotas é compatível com elas;
  • Ser uma API única: Com uma única API REST integrada ao seu sistema, você será capaz de atender mais de 1,3 mil cidades e todos os Estados brasileiros. Cuide do seu negócio que cuidamos da emissão.

Clique aqui acesse no solução PlugNotas

Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.

Artigos relacionados