Projeto SPED: desvendando o que é e como funciona essa importante obrigação fiscal!

Close-up de mãos digitando em um teclado de laptop, com um ícone digital semelhante a um documento ou formulário — sugerindo tarefas como Registro C100 SPED Fiscal — no lado esquerdo da imagem.
Tempo de Leitura: 4 minutos

Descubra como o Projeto SPED revolucionou as obrigações fiscais e contábeis.


Por anos as inovações derivadas do desenvolvimento tecnológico, como a internet, as linguagens XML e web services, não foram aproveitadas pelos órgãos fiscalizadores. Mas isso mudou com o Projeto SPED. Você já ouviu falar e conhece essa iniciativa do governo?

O Projeto SPED revolucionou a forma como as empresas lidam com suas obrigações fiscais e contábeis. E fez isso trazendo essas obrigações e documentos para o meio digital. Ou seja, este projeto representa a modernização e informatização do sistema tributário-fiscal brasileiro.

Quer entender seu conceito, histórico, funcionamento e importância? Explicamos tudo neste guia para você! Além disso, falamos sobre as vantagens de aderir ao Projeto SPED e uma solução TecnoSpeed que é perfeita para te ajudar a fazer isso sem complicação. Acompanhe e domine essa nova realidade da gestão fiscal!

O que é o Projeto SPED?

A sigla SPED quer dizer Sistema Público de Escrituração Digital e o Projeto SPED trata-se da conceitualização e implementação desse sistema. Na prática, o SPED é uma plataforma que informatizou o encaminhamento das informações das pessoas jurídicas à Receita Federal.

Ele foi instituído pelo Decreto nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007 e iniciado com três grandes projetos: Escrituração Contábil Digital, Escrituração Fiscal Digital e a NF-e – Ambiente Nacional. De lá para cá, esses projetos foram aprimorados e outros módulos desenvolvidos e implementados. Atualmente, o Projeto SPED contempla 14 módulos:

  1. Central de Balanços  
  2. CT-e  – Conhecimento de Transporte Eletrônico
  3. ECD – Escrituração Contábil Digital
  4. ECF – Escrituração Contábil Fiscal
  5. EFD Contribuições – Escrituração Fiscal Digital das Contribuições
  6. EFD ICMS IPI – Escrituração Fiscal Digital do ICMS e do IPI
  7. EFD-Reinf – Escrituração Fiscal Digital das Retenções e Informações sobre as Contribuições Previdenciárias Substitutivas
  8. e-Financeira  
  9. eSocial – Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Trabalhistas e Previdenciárias
  10. MDF-e – Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônico
  11. NFC-e – Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica
  12. NF-e – Nota Fiscal Eletrônica
  13. NFS-e – Nota Fiscal de Serviço Eletrônica
  14. Simplificação

Importância e impacto do Projeto SPED nas empresas

De acordo com a Receita Federal do Brasil, o Projeto SPED foi pensado para atender, principalmente, aos seguintes objetivos:

  • Promover a integração dos fiscos, a partir da padronização e compartilhamento das informações contábeis e fiscais, sem deixar de lado as restrições legais.
  • Racionalizar e uniformizar as obrigações acessórias para os contribuintes, estabelecendo um ambiente de transmissão único para obrigações de diferentes órgãos fiscalizadores.
  • Otimizar a fiscalização e reduzir as fraudes tributárias, com a melhoria do controle dos processos, a rapidez no acesso das informações e a fiscalização mais efetiva das operações com o cruzamento de dados e auditoria eletrônica.

Nesse sentido, o Projeto SPED representou um grande avanço na relação entre o fisco e os contribuintes. Sua importância e impacto estão ligados à desburocratização, modernização, centralização e eficiência do sistema tributário e fiscal brasileiro.

Para as empresas, a digitalização da gestão fiscal trouxe mudanças significativas na rotina e nos processos. A papelada deu lugar aos arquivos eletrônicos e foi preciso que as ferramentas e as pessoas se adaptassem a essa nova dinâmica. 

Além disso, tarefas puderam ser automatizadas e agilizadas, além de serem cumpridas remotamente. Assim, uma palavra que resume bem o impacto do Projeto SPED é otimização. Os negócios, empreendedores, gestores, contadores e autoridades fiscais ganharam eficiência, segurança, velocidade e economia de recursos em seu dia a dia.

“Os números do SPED traduzem sua relevância. Mais de 15 bilhões de NF-e emitidas e mais de 24 milhões de escriturações enviadas anualmente. O novo sítio do SPED em menos de 10 meses ultrapassou as 5 milhões de visualizações. O eSocial trouxe a formalização dos empregados domésticos de um patamar de 200 mil para mais de 2 milhões de trabalhadores cadastrados.”, divulgou o Portal gov.br.

Desvendando o funcionamento do Projeto SPED

O Projeto SPED integra as esferas federal, estadual e municipal e suas administrações tributárias e órgãos fiscalizadores. Desse modo, ele centralizou diversas das demandas do contribuinte em uma só plataforma.

A partir disso, os documentos e rotinas fiscais passaram a ser emitidos, assinados, validados, transmitidos e armazenados de forma digital. E a gestão fiscal feita pelas empresas, contribuintes e profissionais contábeis migrou de livros, guias e documentos em papel para sistemas e softwares.

Ou seja, em vez de imprimir e preencher páginas e páginas de documentação, os contribuintes conseguem manter o compliance de seus negócios com muito mais praticidade, em alguns acessos digitais e cliques.

O Projeto SPED também se baseia na tecnologia da Certificação Digital padrão ICP-Brasil e no reconhecimento da validade jurídica do documento eletrônico para todos os fins. Assim, a segurança e a autenticidade é garantida em todas as etapas dos processos. Saiba mais sobre as vantagens e usos do certificado digital na atualidade.

Benefícios de aderir ao Projeto SPED

Apesar dele ser obrigatório para boa parte dos contribuintes e negócios, também existem inúmeros benefícios de se aderir ao Projeto SPED, tais como:

  • Redução do uso de papel e de custos com compra, impressão, autenticação e armazenamento desse recurso;
  • Racionalização e simplificação das obrigações fiscais, trabalhistas e tributárias;
  • Melhoria da qualidade e padronização das informações prestadas às autoridades;
  • Otimização do tempo despendido com gestão de documentos, auditorias e outros processos fiscais;
  • Facilidade e rapidez no acesso às informações, sem perder em segurança;
  • Possibilidade de cruzamento entre os dados contábeis e os fiscais;
  • Fortalecimento do cumprimento das obrigações e redução de erros, perdas e sonegações involuntárias;
  • Disponibilidade de cópias autênticas e válidas da escrituração para usos distintos e concomitantes;
  • Preservação do meio ambiente pela redução do consumo de papel.

Simplificando a gestão com o PlugDFe

Como falamos, com o Projeto SPED, a gestão fiscal passou a ser mediada por softwares e sistemas. Se você quer deixar o seu ERP pronto para todos os módulos e documentos do SPED, temos a solução perfeita!

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Redação Tecnospeed
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