Publicar aplicativo na app store: como fazer?

publicar aplicativo na app store
Tempo de Leitura: 3 minutos

Descubra o passo a passo para publicar aplicativo na App Store em poucas etapas.


Seu aplicativo foi criado e chegou a hora de disponibilizá-lo na Apple Store. Como desenvolvedor, você acredita que a etapa mais complicada ficou para trás e que após o desenvolvimento do app tudo vai ser mais fácil, mas muitos esbarram no processo de publicação do aplicativo.

Agora vamos descomplicar esse processo pra você em 3 etapas, continue lendo o artigo.  

Saiba que 62% das rejeições mais comuns da Apple Store ocorrem pelo descumprimento das regras da loja. E, todo esse processo de upar o app na Store e aguardar a sua validação pode consumir tempo e energia caso o seu time não acerte de primeira.

Para ajudar nesse processo, preparamos esse post que mostra as etapas para publicar aplicativo na app store. E qual é a solução capaz de otimizar esse procedimento.

Preparado? Então vamos lá!

Como publicar aplicativo na app store?

Etapa 1

O primeiro passo para publicar aplicativo na app store é criar uma conta de desenvolvedor Apple. Você pode fazer um perfil acessando o painel de login da Apple

Após fazer o cadastro e pago a taxa de licença, faça o login e visualize a tela de configurações da sua conta. Nela, deve escolher a opção Certificates, IDs & Profiles

Baixe o projeto do seu aplicativo clicando em “Download do código fonte para IOS” e abra o arquivo com a extensão .xcworkspace em seu XCODE.

Assim que abrir o arquivo, copie o ID do seu aplicativo (Bundle Identifier) e vá para o portal da Apple para criar esse ID. Acesse a aba “Identifiers > APP Ids” e crie  um novo identificador com o nome do seu Bumble Identifier.

Feito isso, é hora de criar um certificado para subir o app. Clique em “Certificates > All” e no botão “+” do lado direito superior, e em seguida marcar a opção “App Store and Ad Hoc” na seção Production.

Depois disso, será preciso gerar um certificado em sua máquina Mac para poder vinculá-la a este certificado. No seu Mac, abra a aplicação “Acesso às Chaves > Assistente de Certificado > Solicitar um Certificado de uma Autoridade de Certificação”. 

Nessa aba, deve anexar o seu e-mail de cadastro da Apple Developer, nome do seu App e marcar a opção Salvar no disco. No opção “escolher o CSR”, selecione o certificado salvo na máquina.

Pronto? Então agora é fazer o download do certificado iOS gerado.

Etapa 2

Após essa etapa, é hora de criar um profile para linkar ao seu projeto.

Nessa fase selecione o ID gerado anteriormente e também o certificado, para em seguida colocar o nome do seu App e fazer o download do profile.

Na aba “Acesso às Chaves” deve copiar o .cer baixado e arrastá-lo para as chaves do seu Mac. Já no arquivo do projeto, dentro do XCODE, clique na aba “Build Settings” e procure pelo Code Signing (o Code Signing Identify deve ser alterado para o certificado baixado).

Agora volte  para a aba principal, faça a importação do arquivo .mobileprovision que você baixou e selecione o profile criado. Aqui  configure os ícones de atalho de seu app e gere a versão que será enviada para a Store.

Concluída essa etapa? Então vamos para a seguinte…

Etapa 3

Vá até o “App Store Connect” para criar um novo projeto e preencha as informações legais do seu app. O ideal nessa fase é tirar alguns prints dos seus gráficos demo para a Apple avaliar o app e também para as imagens ficarem  expostas na loja. Coloque um número de telefone ou e-mail caso a Apple julgue necessário entrar em contato.

Por fim, no seu XCode, vá até a aba “Product > Archive” e clique em Upload to App Store. Quando concluir o download faça a seleção do seu app gerado no painel da Apple Developer. 

Depois, crie uma classificação abaixo do ícone do app e pronto. Seu aplicativo está pronto para aguardar a revisão da Apple Store. 

Dificuldades em publicar aplicativo na app store

Upar o app na Store é mais complicado do que você imaginava, não é? São tantas regras e “detalhezinhos” que só de ver as etapas acima dá vontade de desistir. 

Além de seguir essas regras, você ainda precisa se preocupar com outros problemas que podem aparecer pelo caminho e atrasar a validação do app.

Veja abaixo quais são as dificuldades que você pode enfrentar caso não tenha cuidado. 

Bugs e falhas

Já imaginou fazer todo o procedimento para publicar aplicativo na app store store e descobrir que ele foi rejeitado por conta de falhas e bugs? Então, isso não é impossível de acontecer e um pequeno erro pode ser o suficiente para atrasar a publicação do aplicativo. 

Para impedir esse tipo de transtorno, o ideal é que o seu time teste o produto detalhadamente antes de enviá-lo para a loja. Assim, se contiver erros ou falhas, é possível resolver o problema com antecedência e evitar que o app seja rejeitado.

Falta de informação

Outro problema que pode atrasar a validação do aplicativo é a falta de informação. 

É preciso garantir que o app tenha todos os dados necessários como, por exemplo, descrição, fotos e vídeos demonstrativos. Acrescentar todas essas informações na hora de publicar aplicativo na app store pode facilitar e otimizar o processo de validação na App Store.

Aplicativos similares

Você e a sua equipe de desenvolvedores tiveram um trabalho enorme para desenvolver o aplicativo e publicá-lo na App Store. Então, descobrem que o app é muito semelhante a outro produto da loja e que por isso foi rejeitado.

Já pensou na frustração?

Para não correr esse risco, lembre-se de assegurar que o produto possua funcionalidades distintas e que não exista outro app com a mesma finalidade na App Store.

O ideal é realizar uma pesquisa antes da publicação e, se possível, fazer essa busca antes mesmo de planejar o desenvolvimento do app.   

Saiba mais sobre desenvolvimento de software

O Blog, o Instagram e o Youtube da TecnoSpeed são os melhores canais para você se informar e manter-se atualizado sobre diversos assuntos relacionados ao desenvolvimento de software. É só aproveitar todos os nossos conteúdos!

Geison Durães
Geison Durães
Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.

Comments are closed.