Explicamos com um exemplo prático o que é roadmap a fim de te ajudar a entender o conceito da maneira mais fácil possível. Venha conferir!
Quem trabalha na área de produto certamente já ouviu falar sobre o roadmap. Mas o que muita gente não sabe, é que essa ferramenta pode ser útil em diversos contextos.
Nesse texto, vamos explicar exatamente o que é roadmap, para que ele serve e como você pode criar. Solucionamos também as principais dúvidas que cercam esse assunto para você sair daqui tendo uma visão clara de como isso pode ajudar nos seus projetos. Vamos lá?
O que é roadmap de produto?
Em inglês, roadmap significa algo como “mapa da estrada”, e isso já nos dá algumas pistas do que é o roadmap de um produto.
Roadmap de produto é o plano para criar algo e todos os detalhes que podem e precisam existir nesse caminho. Para começar a traçar o roadmap, precisamos identificar quais as dores de quem está solicitando o projeto, qual será o objetivo e quais tarefas são necessárias para concluir o projeto.
Usando ainda a analogia da estrada, imagine que você precisa descansar e quer viajar – essa é a sua dor, sua necessidade. Para isso, seu objetivo é passar um fim de semana na praia. Até chegar lá e conseguir desfrutar dos seus dias de sombra e água fresca, você precisa arrumar a mala, fazer uma revisão no carro, abastecê-lo, programar as paradas para descanso e alimentação, reservar um hotel e agendar previamente os passeios que deseja fazer por lá.
Tudo isso é o roadmap do seu projeto, ou seja, da sua viagem. Isso pode ser aplicado para várias coisas, seja de forma mais intuitiva – como é o caso do nosso exemplo, ou de forma mais técnica e direcionada.
Para que serve um roadmap de produto?
O roadmap serve para alinhar entre todas as partes envolvidas em um projeto o que é necessário para o desenvolvimento de um produto. Serve também para guiar todos os passos em direção à conclusão do trabalho.
Criar um roadmap também é importante para responder a três principais perguntas que norteiam qualquer planejamento estratégico: onde estamos? Onde queremos chegar? e Como chegaremos lá?
Como criar um roadmap de produto?
Nenhum roadmap é feito antes de muita reunião e discussão, então esse é o primeiro ponto. As representações gráficas ditam o que precisa ser discutido nessas reuniões e é importante que o modelo possa ser editado, porque um roadmap sofre alterações ao longo do desenvolvimento do projeto.
Você pode usar post-its e criar seu roadmap em uma cartolina ou em uma parede, mas se prefere manter a ideia no meio digital, existem ótimas ferramentas para esse fim, até mesmo o Excel que já é um antigo conhecido de todos nós.
O roadmap funciona como uma linha do tempo, como uma espécie de cronograma. Dentro desse cronograma, as tarefas para cada período devem estar estabelecidas, bem como quem ficará responsável por cada uma delas.
Imagine uma tabela com os eixos “times” e “meses”, assim o roadmap será preenchido com cada tarefa destinada às equipes ao longo dos meses. Vamos entender melhor como isso pode ser executado usando o nosso exemplo da viagem à praia?
Valide a ideia
Antes de qualquer coisa, a ideia deve ser validada pelos principais interessados nela. No exemplo da viagem à praia, você deve consultar quem vai com você para ver se essa pessoa está de acordo com o plano. Você também deve pedir a uma outra pessoa que vá à sua casa todos os dias para regar as plantas e dar comida e água ao seu cachorro.
Todo mundo está de acordo com esse plano? Essas pessoas vão colaborar para que tudo saia conforme o planejado? Ok, então você já deu o primeiro passo.
Entenda o que é prioridade
Nem sempre é possível fazer tudo que você quer ou tem vontade, é preciso priorizar. Você quer ficar em um hotel 5 estrelas, jantar e almoçar em restaurantes todos os dias e fazer um mergulho em alto mar? Essa é a hora de entender o que é mais importante para você, já que o seu orçamento não permite todos esses luxos.
Ao analisar tudo isso, você viu que o mais importante é se hospedar em um hotel 5 estrelas porque você está muito cansado e precisa relaxar. Então os outros itens da lista podem ficar de lado.
Divida o objetivo em várias tarefas
O seu principal objetivo nessas férias é descansar e relaxar. Para isso, você elencou algumas tarefas: responder todos os e-mails na noite anterior para não se preocupar com trabalho durante a viagem, sair de casa cedo para não pegar muito trânsito na estrada, fazer pelo menos três paradas para não cansar mais ainda, dividir a direção com a pessoa que está te acompanhando e tomar um banho de banheira assim que chegar no hotel para relaxar.
O exemplo parece bobo, mas faz muito sentido: se você não dividir o objetivo final em pequenas tarefas, provavelmente você vai ocupar seu tempo de descanso fazendo atividades que vão te deixar ainda mais cansado, por isso é preciso ter claros todos esses pontos antes de qualquer coisa.
Defina o prazo
Definir um prazo é importante para alinhar as expectativas com os stakeholders e quem mais esteja interessado no projeto. No exemplo da viagem, é importante saber que horas você pretende chegar à praia, mas é preciso ser realista e considerar todos os imprevistos.
Agora, não é porque os imprevistos podem acontecer que você precisa se entregar completamente aos acasos. Por isso, o planejamento é essencial. Você sabe que pode ter trânsito, então se programe para sair mais cedo. Ou então analise uma rota mais rápida para chegar até o seu destino.
Defina os recursos
Não tem como chegar a um objetivo final sem saber do que você vai precisar para chegar lá. E, mais uma vez, precisamos ser realistas e saber o que priorizar.
Para a viagem, você precisa definir um orçamento realista e que atenda suas necessidades. Além disso, para se preparar para a viagem, você precisa definir quem te acompanhará nessa viagem, ou seja, o time designado para isso.
Defina também outros recursos que podem ser úteis, como um celular com conexão à internet e um mapa digital, garrafas de água para te manter hidratado ao longo do caminho, café para te manter acordado, roupas de banho para curtir a praia, protetor solar para não se queimar e também um boné para te proteger do sol.
O que priorizar no roadmap?
Essa é uma pergunta que depende de análises individuais. Mas, no geral, é preciso enumerar funcionalidades que serão valiosas ao produto, ao objetivo final.
Como já falamos, na nossa viagem à praia, o objetivo final é o descanso, então faz sentido lotar a programação com passeios cansativos e se acomodar em um hotel desconfortável? Não faz, né? Por isso é importante ter as prioridades em mente – e essas prioridades devem estar diretamente alinhadas ao objetivo final.
É preciso atualizar o roadmap?
Com certeza! O roadmap é uma ferramenta baseada na metodologia do Design Thinking, então ela precisa ser analisada e atualizada sempre que necessário. Imprevistos podem acontecer e novas ideias podem surgir ao longo do caminho, mas sempre respeitando o objetivo final.
Imagine que na viagem à praia, você percebe que está ficando entediado porque toda a sua programação está girando em torno do descanso. Nesse momento, tudo bem se arriscar em uma trilha de 10 km ou ir a uma festa que vai durar a madrugada inteira. Pode ser que isso descanse a sua mente, então não tem problema atualizar o roadmap da sua viagem.
Outras dúvidas
Esse é um assunto que gera muitas dúvidas, então selecionamos as principais para te ajudar a resolvê-las.
Devo guardar segredo do meu roadmap?
A resposta é depende! Alguns projetos envolvem segredo em contrato ou em outros tipos de acordo, ainda que sejam verbais. Existem produtos que dependem do feedback do público, outros que dependem de uma devolutiva somente do cliente, por exemplo.
Então, antes de decidir se o seu roadmap será público ou mantido em segredo com o cliente e a equipe de desenvolvimento, é preciso entender qual a necessidade de expor isso ou não.
Como validar as estratégias
Para validar as estratégias, você e sua equipe devem ir além de achismos. Nessa hora, a prática deve andar lado a lado com a teoria. Argumentos são necessários para validar qualquer ideia, então é recomendado fazer questionários, pesquisas e até mesmo partir para outras ferramentas e metodologias antes de implementar o seu roadmap. Uma delas é o teste de conceito, um processo de submeter uma ideia à avaliação do público-alvo antes de lançá-la no mercado, como se fosse um pré-lançamento.
Como ter métricas nas mãos
Durante o desenvolvimento de um produto, é preciso ter os dados sempre à disposição para atualizar o roadmap quando necessário. Para isso, ter uma ferramenta capaz de demonstrar os principais indicativos de um produto torna-se algo indispensável.
PlugDash
O PlugDash é uma solução da TecnoSpeed que integra com o banco de dados do seu software, entregando as informações mais importantes do seu ERP em smartphones, tablets, navegadores e televisores. Tudo isso em uma visualização intuitiva de gráficos.
Seu cliente consegue ter mais autonomia para expandir as possibilidades de análise de dados para a tomada de decisão, o que ajuda muito no andamento de um roadmap.
Deu para perceber que o roadmap é uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento de qualquer produto, né? Uma ideia não é nada sem um plano de ação, e o planejamento é sempre necessário, não importa o porte do projeto.
Entender sobre métricas para criar um roadmap e desenvolver um produto é muito importante, sendo algo que impacta diretamente no resultado final do seu produto. Tendo isso em mente, que tal dar uma olhada no nosso post sobre métricas para SaaS? Temos certeza que esse conteúdo vai te ajudar!