Tempo de Leitura: 4 minutos

O coprodutor digital pode te ajudar em lançamentos, tráfego pago e marketing digital. Vem se aprofundar no assunto!


Você já comprou algum e-book online? Saiba que, por trás dele, provavelmente existe o trabalho de um coprodutor digital!

Essas pessoas são responsáveis por uma parte super importante do desenvolvimento de um produto digital ou infoproduto e, muitas vezes, sem o trabalho do coprodutor, as ideias não sairiam do papel.

Nesse post, vamos te mostrar o que exatamente é o coprodutor digital, quais habilidades ele precisa ter e como funciona essa modalidade que vem ganhando tanto espaço na nova economia. Boa leitura!

O que é coprodutor digital?

Como o próprio nome sugere, o coprodutor digital é a pessoa que produz um produto digital em parceria com outro produtor. É alguém que vem para agregar na criação do produto, mesmo que ele não faça a mesma coisa que o outro produtor.

Ficou confuso? Calma que vamos te ajudar a entender isso melhor!

Como funciona a coprodução?

Veja como funciona a coprodução!
O coprodutor digital torna o projeto do produtor real. | Imagem: Pexels.

A coprodução é uma estratégia para tornar um produto digital possível. Muitas vezes, uma pessoa tem uma ideia, sabe desenvolvê-la, mas precisa de outra pessoa para ajudá-la a divulgar o produto digital, por exemplo.

A divulgação é só um exemplo. O coprodutor pode ter outras habilidades, como diagramação, anúncios online, design etc… Dessa forma, o coprodutor recebe royalties pelas vendas do produto, como se fosse uma comissão.

Vamos te dar um exemplo para ficar mais fácil de entender: uma nutricionista, que é especialista em dietas de emagrecimento, quer lançar um e-book. Porém, ela só entende de alimentação, não entende de produção de conteúdo, de design e de marketing digital. Assim, ela consegue tirar a ideia do e-book do papel e começar a vendê-lo com a ajuda do trabalho de coprodutores que farão todas essas outras atividades.

Coprodutor no Hotmart

O Hotmart é uma das maiores e mais conhecidas plataformas de compra e venda de infoprodutos e produtos digitais.

Essa plataforma também é incrível para quem quer ser coprodutor, mas existem algumas regras que precisam ser seguidas.

Cada projeto tem um número máximo de coprodutores, sendo que um deles é o principal e recebe em média 30% da receita. O coprodutor principal ainda pode escolher outros coprodutores.

O produtor e o coprodutor principais são as pessoas que têm mais domínio sobre o projeto. O produtor pode fazer alterações no produto e o coprodutor, junto com o produtor, ficam responsáveis pelos trâmites burocráticos.

Hotmart é uma plataforma muito bacana para quem quer criar seus produtos digitais e ganhar uma graninha com isso. Vale a pena conferir!

Diferentes formatos de coprodução

Há diferentes formatos de coprodução.
Há diferentes formatos de coprodução. | Imagem: Pexels.

Como dissemos, existem diferentes formas de coprodução, mas algumas delas se destacam por serem as mais procuradas por profissionais de diversas áreas na hora de tirarem suas ideias do papel. Vamos conferir quais são elas?

Tráfego pago

Depois que o produto digital estiver pronto, ele precisa ser vendido, certo? E para que o seu público compre o produto, ele precisa ser encontrado em algum lugar.

É aí que entram os coprodutores que trabalham com tráfego pago. Eles são responsáveis por criar estratégias de anúncios online, no Facebook e no Google Ads, para que o produto chegue até o público-alvo, despertando assim o interesse de compra.

Design

Aqui entram os profissionais que trabalham com artes e diagramação. São eles que deixarão o seu produto mais bonito e atrativo, gerando desejo de consumo nas pessoas que nele estão interessadas.

Estratégia de lançamento

O lançamento é parte fundamental do sucesso de um infoproduto. O coprodutor que fica por conta dessa etapa deve ser um expert em estratégias de marketing, SEO, copywriting e vendas. Ele irá criar mecanismos para que o seu produto seja um sucesso logo em seu lançamento.

Marketing digital

Aqui, entram todas as atividades que vão fazer o seu produto aparecer para o seu público. O marketing digital acaba englobando todos os pontos citados acima, uma vez que os coprodutores de marketing digital são profissionais mais versáteis.

Eles serão responsáveis pela criação de conteúdo, gestão de mídias sociais, e-mail marketing, edição de vídeos… Enfim, são vários serviços inseridos no marketing digital.

Essas são as funções mais populares dos coprodutores, mas isso não quer dizer que um produtor principal precise de todos esses serviços. É importante fazer uma análise do projeto para identificar quais são as principais demandas.

Vantagens em ser coprodutor

Confira quais são as vantagens de ser coprodutor!
Ser coprodutor tem várias vantagens. | Imagem: Pexels.

A coprodução tem feito cada vez mais sucesso, e é claro que isso se deve às inúmeras vantagens em ser um coprodutor. Selecionamos alguns desses benefícios para te ajudar a entender melhor:

Contato com diferentes áreas

Já pensou que legal ter contato com profissionais das áreas mais diversas? Você pode trabalhar com psicólogos, esteticistas, nutricionistas, professores, advogados, arquitetos… A lista é longa! Além do networking, que é fundamental para qualquer carreira, você terá contato direto com conteúdos valiosíssimos que podem ampliar sua bagagem de conhecimento. 

Renda extra

Sabia que muitas pessoas escolhem ser coprodutores como uma atividade secundária? É possível ter um emprego formal e se dedicar à coprodução esporadicamente, como uma forma de fazer uma graninha extra. É uma super oportunidade!

Autonomia

Se você quiser se dedicar somente à atividade de coprodutor, você ganha muita autonomia e consegue administrar a própria rotina, sem ter horários fixos. Para quem gosta de ter mais liberdade, a coprodução pode proporcionar coisas incríveis. Além disso, não existe vínculo empregatício com o produtor principal, algo muito importante para quem quer trabalhar em mais de um projeto.

TecnoUpdate

Você já pensou em ser coprodutor de um projeto da TecnoSpeed? Não? Pois, saiba que agora é possível!

O TecnoUpdate 2021 abre espaço para coprodutores que desejam mostrar seu trabalho para várias Software Houses e outras empresas. Você terá acesso a todos os conteúdos do TUP 2021 e ainda terá toda a nossa autoridade em suas mãos.

É o espaço perfeito para conquistar novos clientes e produtores, fazer muito networking e ficar por dentro das últimas novidades e tendências do universo da tecnologia. 

E aí, parece promissor, não é mesmo? Então entre em contato com a gente para entender melhor como funciona a modalidade de patrocínio que é benéfica para todos os lados!

Seja patrocinador

O TecnoUpdate é um evento que acontece desde 2009 e vem crescendo muito a cada ano que passa! Que tal dar uma olhada no que te espera no TUP 2021?

Summary
O que é coprodutor digital?
Article Name
O que é coprodutor digital?
Description
Como o próprio nome sugere, o coprodutor digital é a pessoa que produz um produto digital em parceria com outro produtor. É alguém que vem para agregar na criação do produto, mesmo que ele não faça a mesma coisa que o outro produtor.
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
3 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.