O que é sistema de pagamento? Entenda aqui tudo sobre esse serviço

Atualmente, você pode encontrar um sistema de pagamento em diversos lugares. Entenda como funciona essa API e como ela pode ser benéfica ao seu negócio!


Muitas pessoas, ao utilizarem plataformas de e-commerces, bancos digitais e demais meios que movem dinheiro no mercado, não imaginam que exista um sistema de pagamento por trás de todo esse processo. Mesmo que seja tão normal no nosso cotidiano, a escolha por esse tipo de software é sempre uma dúvida para quem está adotando.

Pensando em você, desenvolvedor e/ou empresário, que está procurando um sistema de pagamento para a sua empresa ou até mesmo para trabalhar com esse tipo de projeto, entenda aqui como ele funciona, quais as motivações que levam a essa automatização, como escolher um sistema bom, além de um tópico especial para falar sobre o pix de pagamento.

Por isso, continue aqui e entenda tudo sobre o assunto com a TecnoSpeed! Boa leitura.

clique aqui e saiba as facilidades do CNAB de pagamento

Como funciona o sistema de pagamento?

O sistema de pagamento vai além do processo que acontece diante dos nossos olhos: para isso é preciso criar um software, que se relaciona com a empresa que vende o produto e com a empresa que gera os pagamentos. 

Muitas pessoas acreditam que isso se trata de um intermediador de pagamentos, porém afirmamos que “não”! Enquanto o intermediador faz a função de banco, recebendo a quantia do item comprado e repassando para o empreendimento, o sistema de pagamento trabalha diretamente com o consumidor, sem a necessidade de terceiros.

Ou seja, ao invés de precisar da ajuda de alguma instituição, seja bancária ou não, para receber o dinheiro dos consumidores, esse tipo de software funciona como uma API, que se integra ao site da sua empresa e faz o procedimento que os intermediadores fariam.

Quais os motivos para automatizar os recebimentos?

Muitos empresários se perguntam sobre a garantia que esse tipo de serviço traz. Há uma dúvida enorme quanto aos benefícios de automatizar o recebimento, principalmente entre aqueles que entendem pouco de tecnologia.

Por isso, destacamos aqui três vantagens que um sistema de pagamento traz para a sua empresa e faz que ela seja referência no mercado. 

Rapidez

Em primeiro lugar, a adoção desse tipo de API torna o processo de pagamento muito mais rápido tanto para o cliente quanto para o negócio. Ao invés de ser necessária a transferência da quantia para um intermediador, para que depois seja entregue à empresa, é possível fazer isso diretamente com ela, sem o auxílio de terceiros.

Ou seja, ao encurtar esse caminho, automaticamente o consumidor faz a transferência mais rápida e o empreendimento recebe a quantia em menos tempo. 

Segurança

O sistema de pagamento também dá tanto para um lado quanto para o outro mais segurança. Agora, de vez o cliente temer alguma problemática o processo com terceiros, ele pode confiar diretamente à empresa, dando até mesmo mais credibilidade a ela. 

Além disso, o empresário pode evitar possíveis infortúnios com essas intermediadoras ou outros processos bancários. Tudo isso deixa o procedimento de transferência mais seguro. 

Eficiência

No meio disso, não poderíamos deixar de falar sobre a eficiência do sistema de pagamentos. Apesar de parecer óbvio, já que falamos sobre rapidez e segurança, muitos empresários duvidam sobre essa característica.  

O elo que esse tipo de API traz para a sua empresa mostra veemente como o processo de recebimento foi otimizado. Mesmo que alguns acreditam que o custo seja alto demais, esse investimento vale a pena, já que ele dispensa muitos outros procedimentos. 

Pix de pagamento instantâneo 

Um exemplo desse sistema é o pix de pagamento instantâneo. Muito provavelmente você já utilizou esse software, porém não faz a mínima ideia de que estava usufruindo de uma tecnologia desse tipo.

Vamos a um exemplo: um banco digital, que utiliza QR Code para transferências, está adotando ao sistema de pagamento pix. Ou, além disso, o mesmo banco, mas que usa dados de um usuário para realizar o pagamento, também utiliza esse modelo de sistema. Então, ele é mais comum do que imaginamos, e ainda está presente em nosso cotidiano, mostrando toda a eficácia que traz. 

Como escolher um bom sistema de pagamentos?

Para você que está pensando em adotar esse tipo de API ao software da sua empresa, temos algumas dicas de como escolher um bom sistema de pagamento, para que você saia totalmente satisfeito com esse serviço.

É importante salientar que essas são características gerais, podendo haver outras mais específicas, que complementam esse tipo de programa. 

  • Autonomia 

Quem busca um sistema de pagamento está automaticamente procurando autonomia. Esse serviço veio para substituir intermediadores e transformar o processo de pagamento e recebimento mais fácil.

Por isso, caso você veja que o software não é bom e não dá essa independência, fuja e procure um mais autônomo.  

  • Baixo custo

Além disso, as pessoas que decidem adotar esse tipo de API estão em busca de baixo custo. 

Quando falamos isso, não dizemos necessariamente que o sistema será barato, mas que ele, ao longo do tempo, trará menos gastos e mais lucros – já que não será necessário pagar uma intermediadora. 

  • Ferramentas 

Por último, mas não menos importante, o sistema de pagamento deve vir com ferramentas que abranjam a tudo que você está em busca. 

Uma empresa que está atrás de pagamentos por boleto bancário e via cartão de crédito não deve aceitar menos que isso, pois caso isso aconteça, o procedimento se torna prejudicial. 

Conheça a API de Pagamento

Conclusão 

Ao fim entendemos que o sistema de pagamento é muito mais benéfico que a adoção de um intermediador. Mesmo que em curto prazo seja mais caro, esse tipo de software traz mais vantagens ao empresário, como um instrumento de autonomia e rapidez para a empresa. 

Se você está em busca desse tipo de programa, entre em contato com a gente e conheça a API de pagamento da TecnoSpeed! Aqui você encontra o melhor serviço, além dos melhores desenvolvedores para trabalhar com o seu sistema.

Formado em Comunicação em Multimeios. Analista de Marketing da TecnoSpeed, focado em produção de conteúdos para mídias digitais.

Artigos relacionados