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SKUs: o que são e por que são importantes para empresas que vendem em marketplaces

Publicado por Gisele Reis em 21 de agosto de 2023
Tempo de Leitura: 4 minutos

SKUs, ou unidades de manutenção de estoque, são identificadores únicos atribuídos a produtos. Veja como usá-los em benefício da sua software house!


 

No cenário dinâmico do e-commerce, a gestão exata de produtos e estoque é extremamente importante para os negócios. Para empresas de software que estão entrando no mercado de marketplaces online, entender o que é uma SKU pode ajudar a aprimorar ainda mais os resultados operacionais. 

Então, se você vende ou pretende vender produtos em marketplaces, precisa entender a importância dos SKUs. SKU significa “unidade de manutenção de estoque” e é um identificador único que damos para cada produto. Os SKUs são usados ​​para rastrear os níveis de estoque, gerenciar pedidos e se comunicar com fornecedores. Vamos entender mais sobre eles a seguir?

 

Conteúdo ocultar
1. O que é um SKU?
2. Como um SKU é diferente de um código de barras?
3. Como os marketplaces de e-commerce podem usar esse código?
4. A importância do SKU no controle de estoque
4.1. Comunicação facilitada
4.2. Integração perfeita com sistemas
4.3. Rápida localização de produto
4.4. Aumento de produtividade
5. Como criar SKUs para produtos?
6. Forneça aos seus clientes uma gestão de vendas online omnichannel com registro ilimitado de SKUs!

O que é um SKU?

Um SKU é um identificador único atribuído a um produto pelo seu fabricante, distribuidor ou varejista. Normalmente, é uma combinação de números e letras que representam as características do produto, como cor, tamanho e estilo. Em caso de serviços, pode incluir especificidades como região e tipo, também. 

No dia a dia das empresas, os SKUs costumam ser usados ​​para rastrear o preço, localização e estoque de um produto. Por exemplo, um SKU para uma camiseta pode ser “123-M-Preto”. Nesse SKU, os três primeiros números (123) representam o código do produto, a letra “M” representa o tamanho e a palavra “Preto” representa a cor.

 

Como um SKU é diferente de um código de barras?

Um código de barras é um código legível por máquina, usado para identificar produtos. Geralmente, é uma série de barras pretas e brancas organizadas em um padrão específico. Um SKU não é o mesmo que um código de barras, mas ambos são usados frequentemente juntos. Ou seja, o SKU é o identificador único do produto e o código de barras é o que possibilita escanear o produto e ler seu SKU.

 

Como os marketplaces de e-commerce podem usar esse código?

Os SKUs são usados ​​por plataformas de e-commerce e marketplaces para rastrear o estoque, gerenciar pedidos e se comunicar com fornecedores. Quando um cliente faz um pedido, o SKU é usado para identificar o produto que o cliente está comprando. 

Por exemplo, quando um cliente faz um pedido de uma camiseta de um marketplace online, o marketplace usará este identificador para atualizar seus níveis de estoque e se comunicar com o fornecedor ou com a equipe de produção.

Nesse sentido, os SKUs criam uma linguagem compartilhada entre a equipe e os sistemas que você utiliza, resultando em uma eficiência operacional ainda melhor.

 

A importância do SKU no controle de estoque

imagem de mulher fazendo a conferência de produtos do estoque de um marketplace

 

Como já falamos, SKUs são essenciais para o controle de estoque. Eles ajudam as empresas a rastrear o número de produtos em estoque, identificar quais produtos estão vendendo bem e prever a demanda. Também permitem que as empresas evitem a falta de estoque ou o excesso de estoque. Aqui estão alguns dos benefícios do uso de SKUs:

 

Comunicação facilitada

Usar SKUs reduz a confusão durante as discussões sobre produtos. Seja dentro da sua equipe ou ao se comunicar com parceiros, esses códigos garantem que todos estejam na mesma página, facilitando a colaboração.

 

Integração perfeita com sistemas

Os SKUs atuam como uma ponte entre os diferentes sistemas de software que você utiliza. Eles facilitam a troca de dados sobre produtos, vendas e estoque, reduzindo a probabilidade de erros e inserção manual de dados.

 

Rápida localização de produto

Além de tudo isso, SKUs também proporcionam a vantagem de localizar produtos velozmente. Com códigos únicos para cada item, sua equipe pode encontrar o que precisa instantaneamente, agilizando o processo e evitando a perda de mercadorias.

 

Aumento de produtividade

Quando sua equipe consegue localizar rapidamente produtos usando SKUs, isso acelera o processamento de pedidos e as operações de estoque. Essa eficiência elevada se traduz em maior produtividade e maior satisfação do cliente.

 

Banner Plug4market - SKU

 

Como criar SKUs para produtos?

Ao criar SKUs para produtos, existem algumas coisas para se ter em mente. Cada SKU deve:

  • Ser único. Dois produtos diferentes não podem ter o mesmo SKU;
  • Ser fácil de lembrar e digitar;
  • Ser consistente. Todos os produtos do mesmo tipo devem ter o mesmo formato de SKU;

Agora que você já sabe as principais diretrizes, aqui estão algumas dicas para criar seus SKUs:

  • Use uma combinação de números e letras;
  • Inicie o SKU com um prefixo exclusivo que identifique sua empresa;
  • Inclua o tipo de produto, tamanho, cor e outras informações relevantes no SKU.

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Summary
SKUs: o que são e por que são importantes para empresas que vendem em marketplaces
Article Name
SKUs: o que são e por que são importantes para empresas que vendem em marketplaces
Description
SKU: uma ferramenta importante para empresas que vendem em marketplace
Author
Gisele Reis
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TecnoSpeed
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TecnoSpeed
Gisele Reis
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