Ter um processo de tomada de decisões é fundamental para sua software house. Descubra aqui as melhores técnicas para a tomada de decisão.
Em qualquer situação, tomar decisões é um processo que requer um processo eficiente. Em empresas, isso não é diferente. A tomada de decisões é um processo importante para o bom caminhar da empresa.
Isso porque o processo decisório é fundamental para o sucesso de uma organização. Por isso, é necessário que seja eficaz, em que se tenha dados e métricas de qualidade para uma tomada de decisão que impacte positivamente a organização.
Gestores e empresários estão cada vez mais cientes da importância da gestão de dados e métricas para uma boa tomada de decisão. Por isso, definimos seis passos fundamentais para um bom processo decisório. Descubra como tornar a sua tomada de decisões mais fácil com os passos abaixo.
Fatores que afetam o processo decisório
Há diversos fatores que afetam o processo decisório, tanto positiva quanto negativamente. Dentre esses fatores, podem ser citadas as informações sobre a empresa, como as análises de fraquezas, oportunidades, forças e ameaças.
Sua trajetória, sua missão e visão também são considerados nesse processo. Ao entender o porquê da empresa, entende-se também o porquê de determinadas decisões.
Outro fator importante é a análise situacional. Saber se é o momento certo para determinada decisão é muito importante. Por vezes, uma decisão parece acertada, mas a empresa ou o contexto em que ela está inserida não é o mais adequado.
Por isso, é importante estar sempre analisando quais as oportunidades e ameaças da empresa, o contexto organizacional e situacional para escolhas que permitam o melhor aproveitamento do contexto.
Um terceiro ponto que afeta a tomada de decisão é seu antecedente. O passado da empresa é essencial para saber como ela se porta em determinadas situações e até mesmo como gerir a mudança.
Para tornar o processo de tomada de decisão mais eficiente, é possível seguir alguns passos. Além dos passos descritos abaixo, é possível também escolher diferentes tipos de processo de tomada de decisão. Esses processos podem ser tomados de forma consensual, por maioria ou por autoridade.
Os consensuais são aqueles em que todos chegam a um acordo antes de uma tomada de decisões.
Os por maioria são aqueles em que se estabelece uma porcentagem que definirá a decisão a ser tomada pela maioria dos membros de forma democrática.
Já o processo por autoridade é aquele definido pela cúpula gerencial, sem consulta. Não existe um tipo de tomada de decisão certa para todas as ocasiões. É preciso analisar o que cada situação requer e em quais decisões a decisão de todos é ou não fator determinante para uma boa escolha.
Passos para melhorar o processo de tomada de decisão
Existem várias formas e técnicas para melhorar o processo de tomada de decisão. Confira abaixo como melhorar o seu processo decisório:
Ter relatórios com métricas
Como já citado anteriormente, ter um relatório com métricas e dados relevantes é fundamental para um bom processo de tomada de decisão.
Uma das opções para melhorar o sistema de dados de sua empresa é utilizar o dashboard BI, que possibilita uma melhor visualização dos dados em gráficos e formatos estratégicos. A partir de relatórios com métricas e dados, é possível fazer uma tomada de decisão mais assertiva e com maiores chances de sucesso.
Processo de tomada de decisões
O processo de tomada de decisões deve estar alinhado à estratégia organizacional. O seu processo decisório deve corresponder com o que você definiu por estratégia da empresa. Além de ser condizentes com seus valores, missão e visão, a tomada de decisão deve também estar dentro do previsto em seu plano de contas.
Ademais, se os dados que você levantar não estiverem de acordo com a sua estratégia, você pode desperdiçar tempo e recursos. Por fim, se a decisão tomada não está de acordo com os objetivos de longo prazo da empresa, essa decisão pode ser inútil ou até mesmo prejudicial para a trajetória do empreendimento.
Classifique os dados
Os dados estratégicos para a tomada de decisão devem ser separados dos demais dados. Estabelecendo quais dados mais relevantes para o processo decisório, ficará mais fácil fazer uma decisão assertiva.
Com frequência, dados que não são relevantes são misturados a dados gerais, dificultando o processo decisório. Por isso, para melhorar a sua tomada de decisão, classifique os dados e tome apenas os mais relevantes para o seu processo de decisão.
Mantenha seus indicadores atualizados
Os indicadores não podem ser simplesmente delegados ao nível operacional para posterior tratamento pelo nível estratégico. O nível estratégico deve estar imerso nos dados ou fortemente integrado a parte do operacional que cuide desses indicadores. Dessa forma, é preciso que o nível estratégico tenha contato com a etapa de filtragem e classificação dos dados para que entendam sua real relevância para a tomada de decisão.
Além disso, é preciso manter os indicadores atualizados e revisados, estando sempre se ajustando para estar de acordo com o nível estratégico da empresa. Sempre que houver mudanças em parâmetros estratégicos da empresa, os indicadores devem ser revisados e atualizados para que o processo de tomada de decisão continue embasado em um dados úteis para a empresa.
Faça da tecnologia sua aliada
Quanto mais acessíveis forem os dados, mais fácil será sua tomada de decisão. Faça da tecnologia sua aliada com programas como o PlugDash. O PlugDash é uma solução que permite o ajuste de dados em Dashboard BI, além de ter a grande vantagem de estar disponível também para celular. Com os dados organizados, com uma visualização mais dinâmica e acessível em qualquer lugar, os gestores e empresários terão a ferramenta certa para um processo decisório mais eficiente.
Use a tecnologia a seu favor para gerir os dados relevantes e fazer o processo decisório de sua empresa eficiente.