Tempo de Leitura: 4 minutos

Ter o certificado vencido traz inúmeros problemas para seu cliente, aposte na TecnoSpeed para prevenir essa situação e evitar prejuízos.


O Certificado Digital é uma ferramenta muito utilizada atualmente  por empresas e pessoas físicas a fim de cumprir obrigações legais e também para manter segurança em seus processos.

Esta modalidade de certificação torna mais rápidas e práticas atividades que sempre foram burocráticas, caras e demoradas como, por exemplo: reconhecimento de firmas, entrega de documentos físicos em bancos e repartições. Este tipo de trâmite passou a ser simples transações online, o que alia praticidade, proteção das informações e também garantia da autenticidade.

E para você, desenvolvedor, os Certificados Digitais trazem inúmeros benefícios que vão desde entregar soluções mais completas, para além dos softwares, até o de novas oportunidades de negócio, que não se restringem apenas à venda da certificação.

Certificado Digital

Os certificados digitais facilitam o nosso cotidiano agilizando o dia-a-dia e  levando mais segurança para as transações. E sim, eles precisam ser renovados periodicamente, então é imprescindível que o seu cliente saiba a importância de controlar o vencimento do certificado e fazer a renovação. 

Existe um prazo de expiração para o certificado digital, tanto para pessoa física, pelo e-CPF, quanto para empresas, pelo e-CNPJ e NF-e, dependendo do tipo de certificado.

Quando se trabalha com a emissão e venda de Certificados Digitais, ter estas informações se torna ainda mais importante, afinal, é possível ajudar seu cliente a não perder os prazos de renovação!

Vencimento do Certificado

Atentar-se ao vencimento do certificado é fundamental, uma vez que constitui um dos elementos de segurança dos Certificados Digitais, além da criptografia. Se pensar no mundo virtual onde a tecnologia está se atualizando constantemente e evoluindo com velocidade, um novo certificado sempre terá os padrões de segurança mais atualizados e modernos.

Para que você tenha uma ideia, o próprio Instituto Nacional da Tecnologia da Informação (ITI), autarquia que mantém a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), está  constantemente atualizando as suas definições de melhores práticas para a segurança dos Certificados Digitais

Temos outro fator a ser levado em conta: os dados da pessoa ou da empresa identificada podem mudar com o tempo e desta forma o Certificado precisa ser atualizado também. 

No caso de uma empresa, podemos ter a mudança dos sócios, por exemplo. Por isso, um Certificado com maior duração tem uma grande probabilidade de ficar desatualizado.

Bom, agora que você sabe que o Certificado Digital tem data de validade que deve e precisa ser renovado, é importante ficar atento, para evitar imprevistos desnecessários para que o seu cliente não seja pego de surpresa, afinal, com o vencimento do certificado, as vantagens oferecidas ficam paralisadas. 

Quando acontece o vencimento do Certificado Digital?

Veja como acontece o vencimento do Certificado!
Caso ocorra alguma alteração na data de vencimento consulte a Receita Federal. | Imagem: Pexels.

Todo certificado digital tem um prazo de validade, ou seja, uma data de vencimento do certificado previamente definida, a qual costuma variar de 1 a 3 anos e desta forma garante a segurança do documento. Vale lembrar também que a validade assegura que as informações do titular estejam atualizadas, pois caso haja alguma alteração das informações do titular na Receita Federal, o certificado deve ser atualizado, assim como os documentos físicos.

Problemas ao vencer o Certificado Digital

Com o vencimento do certificado digital podem surgir inúmeros problemas, dentre eles: 

Atrasos nos processos legais

Através dele é possível realizar a assinatura e o envio de documentos via internet, assinatura de NF-e, além do envio das declarações de Imposto de Renda para o site da Receita Federal, e outras tarefas como transações bancárias e assinatura de documentos contábeis e fiscais. Assim, quando o certificado vence, não é possível realizar estas ações, ficando sujeito a sanções legais, multas e atrasos. 

Impossibilidade de emitir NF-e

Na emissão da NF-e, o certificado digital é um importante pré-requisito, necessário em duas etapas da emissão:

➡️Assinatura da nota para assegurar a responsabilidade pela emissão

➡️Envio da NF-e, na conexão com a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) para o processamento dos dados e autorização ou rejeição (caso haja algum erro) do documento.

Caso o certificado digital não seja renovado, será inviável continuar emitindo NF-es. 

Impossibilidade de demitir funcionários

O certificado digital é essencial para liberação do seguro desemprego e do FGTS para o empregado demitido, pois somente com certificado digital, é possível assegurar autenticidade no processo demissional de um funcionário e assegurar que esteja tudo em conformidade com a legislação.

Como resolver?

A  renovação é feita através de uma autoridade certificadora (AC) credenciada à ICP-Brasil. Observe a data de renovação e procure iniciar o processo com 30 dias de antecedência. O processo pode ser realizado presencialmente ou online e via videoconferência, este último, no caso dos dados biométricos terem sido cadastrados.

A sua Software House pode fazer a ponte, ligando o seu cliente e a AC, e assim prestar o suporte que ele precisa e realizar esse processo da forma correta e sem complicações. 

Já pensou sobre isso? É um bom diferencial, que te coloca um patamar acima da concorrência e consequentemente, aumentando a autoridade da sua marca e fortalecendo o relacionamento com seus clientes.

Com a TecnoSpeed não há com que se preocupar, nós damos todo o suporte que a sua Software House precisa para que você possa oferecer certificados digitais aos seus clientes e auxiliando-o na renovação.

Então se o assunto é certificado digital, nós temos a proposta de parceria perfeita! 

Temos o  preço de custo menor que a média do mercado e o investimento pode te render até 115% de lucro!

Conheça o Certificado Digital!

Seja um parceiro de Certificação Digital da TecnoSpeed e entregue comodidade e segurança para seus clientes.

Conclusão.

O Certificado Digital traz inúmeras vantagens além de ser totalmente seguro, tanto para pessoas físicas quanto empresas, principalmente para agilizar diligências burocráticas que surgem durante o processo, porém, periodicamente é necessário que se faça a renovação para que os processos não sofram atrasos.

Entre em contato com a TecnoSpeed e entenda melhor sobre a Parceria em Certificação Digital.

Summary
Quando acontece o vencimento do Certificado Digital?
Article Name
Quando acontece o vencimento do Certificado Digital?
Description
Todo certificado digital tem um prazo de validade, ou seja, uma data de vencimento do certificado previamente definida, a qual costuma variar de 1 a 3 anos e desta forma garante a segurança do documento. Vale lembrar também que a validade assegura que as informações do titular estejam atualizadas, pois caso haja alguma alteração das informações do titular na Receita Federal, o certificado deve ser atualizado, assim como os documentos físicos.
Author
Publisher Name
TecnoSpeed
Publisher Logo
0 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário

Localização

Tecnospeed ©  2022. Feito com ❤ pelo time Tecnospeed.