WebISS: o que é, quais cidades são atendidas e qual o papel dele no controle das notas fiscais de prestação de serviços

Tempo de Leitura: 3 minutos

Pensando no que é o WebISS e como ele, de fato, impacta no dia a dia? Descubra tudo neste conteúdo!


Não é segredo que o tema tributação é assustador para muitas empresas. Isso se deve não apenas à alta carga tributária que existe no Brasil, mas também à complexidade dos regulamentos, os quais são fundamentais para o cumprimento das exigências do fisco.

É preciso saber que essa dificuldade é comum para milhares de contribuintes. E por esse motivo, está no radar das melhores Software Houses.

Continue conosco para saber mais sobre essa tecnologia e entender como o WebISS pode ajudar no controle das notas fiscais.

NFS-e e a descentralização dos sistemas de emissão

A NFS-e é o documento eletrônico que formaliza a prestação de um serviço, sobre qual incide o ISSQN (imposto sobre serviços de qualquer natureza).

O referido tributo é de competência municipal, ou seja, cada cidade tem autonomia para estabelecer suas próprias alíquotas e regulamentos.

Assim, observa-se uma descentralização dos sistemas de emissão NFS-e, pois cada prefeitura tem liberdade para definir seus procedimentos, e consequentemente, qual sistema será adotado.

É nesse momento que o WebISS revela o seu valor, sendo uma opção possível e inteligente para os gestores municipais.

O que é WebISS

O WebISS é um sistema emissor de NFS-e desenvolvido para atender às necessidades específicas de prefeituras, proporcionando um melhor controle de documentos físicos e eletrônicos.

Além de atuar na emissão de NFS-e, a solução auxilia em várias ações dos municípios, como: controle das dívidas; gestão de não conformidades tributárias; automatização de alertas e autos de infração do ISSQN e geração de documentação e declarações eletrônicas.

E mais, o WebISS é capaz de gerenciar aqueles contribuintes que optaram pelo Simples Nacional, permitindo a visualização dos dados das notas emitidas. Com isso, o sistema controla e previne a evasão fiscal.

Seu funcionamento

É evidente que o WebISS atua como um grande facilitador para o registro de informações fiscais. Entenda agora, um pouco mais sobre o funcionamento dessa tecnologia.

Sua praticidade já é notada quando observamos que não é necessário a instalação de um software, pois a aplicação pode ser acessada diretamente de um navegador. Ele utiliza o DES – Declaração eletrônica de serviços, ou seja, um módulo de comunicação pelo qual o WebISS recebe os dados dos contribuintes.

Devido a comunicação com os servidores da receita da fazenda utilizar os protocolos HTTP e browsers, é dispensada a interferência das regras dos firewalls para entrega dos serviços, deixando seu acesso mais simples, sem a necessidade de programas e atualizações.

Esse sistema mantém os registros de todas as movimentações do ISSQN de um município através das Notas Fiscais de Serviços Eletrônica geradas.

Cidades atendidas pela Tecnospeed que usam o sistema WebISS

Devido a sua conveniência no controle do ISS e a gestão das notas fiscais de serviço eletrônica – NFS-e, muitas cidades vêm implantando o WebISS para controlar esta documentação eletrônica. Através do sistema é possível consultar tanto as notas fiscais emitidas, como as recebidas.

A Tecnospeed já atende alguns municípios que adotaram o sistema WebISS, são eles:

  • BA – Alagoinhas, Brumado, Candeias, Entre Rios, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Itacaré, Itapetinga, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Simões Filho.
  • GO – Caldas Novas, Sanclerlândia.
  • MA – Santa Luzia.
  • MG – Arcos, Barbacena, Campos Altos Cássia, Extrema, Formiga, Passos, Porteirinha, Rio Piracicaba, São Gonçalo do Pará, São Gotardo, São Lourenço, Uberaba, Veríssimo.
  • MT – Itanhangá.
  • PB – Campina Grande, Patos.
  • PI – Valença do Piauí.
  • RO – Alta Floresta D’Oeste, Cacoal, Nova Brasilândia do Oeste, Rolim de Moura, São Francisco do Guaporé, Urupá, Vilhena.
  • RJ – Barra do Piraí, Miguel Pereira, Niterói Queimados, Santa Maria Madalena, Teresópolis.
  • RS – Bagé.
  • SC – Lauro Muller.
  • SE – Aquidabã, Aracaju, Barra dos Coqueiros, Carmópolis, Estância, Itabaiana, Moita Bonita, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Tobias Barreto.
  • TO – Araguaína, Araguatins, Dianópolis, Gurupi, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional.

Controle das notas fiscais

O principal objetivo do WebISS é justamente facilitar a emissão e a gestão das notas fiscais de serviço eletrônicas. Com ele, tanto o emissor quanto o tomador, usufruem de tranquilidade para acompanhar toda documentação eletrônica e também a arrecadação do ISS.

Solução NFS-e da TecnoSpeed

A documentação fiscal é repleta de detalhes e normas que devem ser seguidas para uma emissão e gestão correta. Uma boa prática utilizada pela grande maioria das organizações é utilizar ferramentas para automatizar e facilitar as vidas dos setores fiscais. 

As soluções de Documentos Fiscais da Tecnospeed são homologadas com diversos sistemas que atendem às prefeituras, inclusive o WebISS. Percebeu como essa ferramenta é uma ótima alternativa para a gestão municipal de documentos fiscais?! 

Esse recurso é capaz de melhorar o processo de emissão e controle de NFS-e, facilitando a vida do contribuinte com uma solução web de comunicação direta com o órgão fiscalizador, tornando mais eficiente também o acompanhamento das contribuições do ISS pelos municípios.

 

Conheça nossa solução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.