Quer saber como a tecnologia pode te ajudar a fidelizar clientes? Descubra agora o poder da análise de dados para fidelizar clientes.
Fidelizar clientes é importante para a maioria das empresas. Além de manter o fluxo de caixa, a fidelização ajuda a manter uma boa reputação da empresa. Para fidelizar os clientes, as empresas usam as mais diversas táticas. Mas você sabe como sua software house pode ajudar seu cliente a fidelizar clientes?
O ERP já é uma solução reconhecida para a centralização de dados da empresa e para a gestão empresarial mais eficiente e que aumente os resultados. Contudo, é possível impulsionar sua ERP com o uso de um DashBoard para melhorar os resultados e, inclusive, fidelizar os clientes.
A importância da retenção de clientes
A retenção de clientes é fundamental no mundo atual. Os clientes são o centro do negócio, o motivo pelo qual ele existe, e sua experiência e avaliações vão reverberar na imagem da empresa e na prospecção de novos clientes.
Uma empresa com medidas para fidelização de clientes gera de 5 a 7 vezes mais clientes do que uma empresa sem essas ferramentas. Dessa forma, fidelizar clientes é ser agente de seu próprio sucesso.
Como os sistemas de BI ajudam na retenção de clientes?
Os sistemas de Business Intelligence (BI), proporcionam maior segurança, fidedignidade, precisão e confiança nos dados de qualidade da empresa. Isso porque esses dados podem ser monitorados em tempo real, e em todos os aspectos da empresa, dando uma visão estratégica do empreendimento.
O que é Business Intelligence?
Business Intelligence ou Inteligência de Negócios é a inteligência empresarial do negócio que abrange todos os setores, desde o financeiro, operacional, comercial, até as vendas. É um conjunto de técnicas e de ferramentas para melhorar o processo de tomada de decisão e o monitoramento de resultados da empresa.
Essa inteligência te dá uma visão estratégica, ajudando-o a conhecer melhor o seu negócio e melhorando o processo de tomada de decisões, que se embasará em dados confiáveis e estruturados. Além disso, ele permite a fidelização de clientes a partir do conhecimento de seu perfil e da melhoria contínua da empresa.
Como o BI ajuda a fidelizar clientes?
O uso do BI permite que o gestor tenha dados, informações e métricas que vão ajudá-lo a entender melhor a empresa e tomar decisões que vão melhorar seus processos, seus resultados e, consequentemente, aumentar a satisfação e a retenção do cliente.
Por isso, é importante fazer uma boa gestão de dados. Um banco de dados eficaz deve ter os dados adequados para a empresa.
Com o uso de uma solução ERP completa com Dashboards inteligentes, é possível transformar esses dados em relatórios assertivos, claros e confiáveis que tornarão a gestão empresarial muito mais fácil para o processo decisório ser rápido e possibilitar a fidelização de clientes.
Confira abaixo alguns dos aspectos em que o Business Intelligence ajuda a empresa com a retenção de clientes.
Dados de qualidade
Ao estabelecer um funil para tratar as informações importantes, com o uso de uma ferramenta de BI, seu cliente pode ter insights para tomar decisões mais rápidas e concretas com base em dados reais.
Por exemplo, é possível criar campanhas segmentadas de marketing, com dados personalizados para que haja mais chances de o cliente comprar mais vezes. Ferramentas de dashboards podem tratar essas informações para prestar ao setor de marketing. Além disso, esses dados inseridos em uma ferramenta permite tomar decisões mais inteligentes.
Com isso, vários setores da empresa melhoram, como o plano de contas no setor financeiro, por exemplo, a gestão de matérias primas, compras, marketing, etc. A empresa e a software house se beneficiam enormemente dos dados de qualidade tratados nas ferramentas de dashboards.
Garantir a satisfação do cliente para fidelizá-lo
Com os dados inteligentes dispostos em um Dashboard intuitivo, é possível encontrar os pontos sensíveis na operação da empresa, identificando falhas, duplicidades e melhorando os processos da empresa como um todo.
É possível mapear os pontos que menos agradam o cliente para melhorá-los e aumentar as chances de retenção desse cliente.
Em redes sociais como o Instagram, o Twitter e até mesmo sites como o ReclameAqui, encontra-se materiais o suficiente que podem ser mapeados e inseridos no sistema de BI para gerar relatórios que vão dar suporte às mudanças necessárias para fidelizar o cliente.
Alcance de metas
A gestão empresarial com os dashboards se torna mais eficiente. Com isso, a redução de custos, aumento de produtividade e de resultados possibilita o alcance de metas da empresa.
Dessa forma, a empresa cresce e inova constantemente, o que é ótimo tanto para a empresa quanto para o cliente. Quem não gosta de novidades e de melhorias? O alcance de metas permite que a empresa cresça organicamente e esteja sempre pronta para surpreender seu cliente.
Gestão de CRM
O CRM – Client Relationship Management – se torna mais fácil com as ferramentas de dashboards. Isso porque, com os dados corretos, a empresa vai conhecer melhor o perfil de seus clientes e oferecer soluções personalizadas.
Esses dados que são geridos por meio da tecnologia e apresentados em um DashBoard, permite também a identificação de demandas, que vão ajudar no processo decisório sobre os produtos e serviços ofertados pela empresa.
BI no pós-venda
O pós-venda é fundamental para a fidelização de clientes. E esse pós-venda não pode mais se limitar a descontos para a fidelização.
É preciso manter uma relação com o cliente, armazenar seus dados para vender para cada cliente, não para um grupo massivo, além de acompanhar as métricas e gerar indicadores de alta precisão para manter o cliente com a empresa, entendendo como foi sua experiência e como aprimorá-la.
Entenda ainda mais como o BI e a tecnologia pode te ajudar a fidelizar os seus clientes:
O poder do ERP mobile
Uma ferramenta de dashboards é uma medida poderosa porque colhe dados presentes em indicadores macroeconômicos, ou seja, do ambiente externo, além de colher também dados de sistemas integrados, como ERP, que é do ambiente interno, transformando toda a quantidade de dados coletados e inseridos em soluções inteligentes para o processo decisório. Tudo isso com um toque no celular.
A credibilidade dos relatórios com os dados apresentados aliado à agilidade e rapidez de ter o aplicativo mobile vai intensificar os benefícios do seu ERP, fornecendo uma solução completa. Dentre os benefícios da solução mobile podemos citar:
- Visão estratégica da empresa com uma visualização rápida e intuitiva diretamente do seu aparelho celular;
- Dados confiáveis para dar suporte à tomada de decisões;
- Rápida identificação de dados como os de compras de matérias primas, vendas, informações de marketing, etc;
- Inteligência empresarial para alavancar a produtividade e atingir metas;
- Agilidade no processo decisório que pode ser feito de qualquer lugar, a qualquer hora, e sem custos adicionais;
- Filtre as informações mais importantes, manuseando os dados que interessam de forma inteligente;
- Mantenha todos os departamentos alinhados, coordenando integradamente atividades desde saber os produtos que estão em falta, até ter acesso a cadastros gerais, e contatos realizados por sua equipe de vendas. Tenha acesso a todas essas informações diretamente de seu celular;
- Não há necessidade de programar! Ferramentas completas como o PlugDash já estão prontas para serem integradas. O PlugDash é compatível com a maioria das linguagens de programação, facilitando o uso. É plugar e estar pronto para revolucionar – diretamente do seu celular!
Assim, com uma solução mobile associada ao ERP na palma da sua mãos, será possível agir rapidamente e dar suporte ao processo de tomada de decisão a qualquer hora e em qualquer lugar.
Sobretudo, em um mundo globalizado e dinâmico, essa solução pode agilizar em vários dias a tomada daquela decisão que depende de um diretor que está fora da empresa, ou até mesmo dar suporte a uma decisão que precise ser tomada urgentemente em situações específicas.
Usando o PlugDash para a fidelização de clientes
O PlugDash é uma ferramenta que vai auxiliar na retenção de clientes. Isso porque seus relatórios confiáveis e explicativos vão ajudar seu cliente a ter uma visão estratégica da empresa, identificando onde a experiência do cliente pode ser melhorada, quais as suas demandas e necessidades e como manter o relacionamento com o cliente mesmo no pós-venda.
Ofereça um Dashboard bonito, inteligente e moderno que seu cliente poderá usar de forma fácil para fidelizar sua base.