Setor industrial: Indicadores produtivos são fundamentais para o equilíbrio das rotinas da indústria. Entenda como esses gráficos podem ajudar na gestão de empresas.
Introdução
Quem trabalha, ou já trabalhou no setor industrial sabe como todo o negócio se assemelha a um grande relógio, onde cada engrenagem trabalha em conjunto para que o grupo prospere.
Cada um dos elementos da cadeia produtiva é essencial para que o processo como um todo flua corretamente. Caso uma destas engrenagens saia do ritmo correto, todos os departamentos da empresa vão sofrer as consequências do problema.
Estas consequências podem ser desastrosas para a indústria, desde um atraso na produção e entrega de um pedido, ou até os temíveis retrabalhos de urgência, que tanto oneram a imagem da empresa e a qualidade de seus produtos.
Erros e falhas são comuns de acontecerem em uma linha de produção, contudo, na maioria das vezes seus efeitos em cascata podem ser minimizados se detectados, ou acompanhados preventivamente.
É nessa hora que os indicadores de produção podem ajudar os gestores a programar a produção das indústrias da melhor maneira.
Estas ferramentas, se configuradas da forma correta, serão o braço direito no momento de tomar decisões estratégicas e definir os melhores caminhos para o setor industrial.
Rastrear a raiz de um possível problema, ou verificar a que pé está determinado processo, é fundamental para agir de forma proativa.
Vantagens de controlar em tempo real as metas no setor industrial
Dentre os principais benefícios em realizar um controle efetivo sobre o alcance das metas na indústria estão:
Capacidade produtiva (controlar o quanto seu processo ou sua equipe pode produzir versus o que está sendo produzido)
Visualizar a real capacidade produtiva de uma indústria é uma tarefa árdua e de grande importância para incrementar a eficiência no workflow diário.
Através de indicadores produtivos é possível enxergar quais máquinas, ou setores estão sendo subutilizados e aqueles que requerem mais investimento. Desta forma, o programador fabril poderá fazer as melhores escolhas, aumentando a eficiência da esteira produtiva.
Mensurar metas de produção diárias, mensais e anuais no setor industrial
Através das informações adquiridas pelos indicadores, é possível compreender melhor a capacidade produtiva, traçar metas diárias, semanais e mensais, reais e atingíveis.
Assim, tornando a esteira de produção mais efetiva para atingir os objetivos estratégicos e garantir os melhores resultados.
Mensurar nível de insumos (estoque de matéria prima)
Com estes mesmos indicadores que servem para entender a capacidade produtiva, podemos compreender como a fabricação nas linhas de produção vão consumir insumos à medida do tempo, e como isto vai refletir nos estoques da empresa.
Desta forma, também será possível programar compras de maneira mais organizada, podendo garantir melhores preços e qualidade das matérias primas.
Mensurar tempo de produção de máquina (manutenção, reabastecimento)
Mensurar o tempo de produção de uma máquina, pode ser conseguido com os indicadores corretos, este procedimento permite uma prévia programação de manutenção, ou reabastecimento dos equipamentos, diminuindo drasticamente os impactos desta parada necessária na cadeia produtiva.
Uma pausa programada vai gerar muito mais eficiência na indústria como um todo, fazendo com que cada departamento possa se organizar da melhor forma para seguirem com seus trabalhos, mesmo no intervalo em que estes equipamentos estiverem indisponíveis.
Mensurar os desvios (quanto faltou para atingir a meta)
Através das informações dos indicadores corretos, é possível identificar os gargalos na produção industrial, visualizar onde a cadeia produtiva carece de investimentos, tanto de material humano, como de maquinário.
Estes dados são especialmente valiosos quando uma empresa deseja criar um plano de crescimento, ou expansão.
Os gráficos corretos deixaram claro onde a produção se desviou de uma meta. E corrigir o desvio, significa aproveitar melhor os recursos reduzindo as perdas na produção que, consequentemente, irá impactar diretamente no lucro.
Quais os principais tipos de gráficos para o setor industrial?
Existe uma infinidade de gráficos, cada um deles têm suas peculiaridades e pode ser aproveitado de formas distintas por diferentes departamentos de uma indústria, veja a seguir os principais tipos utilizados pelo setor industrial e suas funcionalidades.
Gráfico de progresso (percentual de eficácia da meta/capacidade produtiva)
Este é um tipo muito comum de demonstrativo que exibe graficamente em que etapa um determinado processo está. Por meio dele é possível mensurar com quantos por cento uma determinada atividade está concluída, ou como está a capacidade produtiva de determinada máquina, por exemplo.
Gráfico de barras (analisar o desempenho de múltiplas informações: estoque/ percentual de matérias primas)
Este modelo de gráfico é descrito por linhas horizontais, onde cada item é simbolizado por barras que variam de tamanho para informar os valores agregados a elas. Este é um dos tipos de indicador gráfico mais usados para demonstrações de estoque.
Gráficos de pizza/ rosca (apontamento de quantidade/percentual de desvios)
Os gráficos em forma de pizza têm um apelo visual muito forte, eles possuem uma interpretação muito fácil, porém, deve-se evitar ter muitas informações neles, para não gerar fatias muito finas e de difíceis interpretações.
Neste tipo de indicador recomenda-se usar até 3 informações diferentes para garantir uma fácil compreensão.
Gráfico de linha no setor industrial (acompanhar a produção diária por hierarquia)
Os gráficos de linhas são comumente utilizados quando tratamos de estatísticas populacionais, ou no período de eleições, isto se deve a sua facilidade em demonstrar a mobilidade de dados em relação ao tempo.
A forma mais utilizada deste tipo de indicador é simbolizar o tempo no eixo horizontal e os outros dados no eixo vertical.
Devido ao uso comum da medida tempo, este tipo de indicador tem um excelente uso no acompanhamento diário da produção.
Gráficos com o PlugDash
Com base em tudo que foi exposto até aqui, ficou bem claro todas as funcionalidades e usabilidades que os gráficos desempenham junto ao setor industrial.
Ter estas informações tão preciosas na palma da mão é um verdadeiro sonho, e pode estar mais perto da sua realidade do que você imagina.
O PlugDash é uma solução prática da Tecnospeed que integra aplicações de ERP através de Dashboards personalizados, que vão trazer muito mais facilidade na hora de visualizar indicadores e tomar decisões.
Saiba como criar dashboards com o PlugDash, acesse e confira:
Conclusão
Ter indicadores em tempo real gera mais produtividade e menos desperdícios, usar estas ferramentas facilita muito o dia a dia dos tomadores de decisões e são uma prática cada vez mais adotada pelo setor industrial.