API do WhatsApp para farmácias: descubra as vantagens e aplicações deste recurso para a área

Tempo de Leitura: 4 minutos

 Oferecer API do WhatsApp para farmácias é a próxima oportunidade que a sua software house deveria agarrar! Entenda o porquê neste artigo.


O WhatsApp tem se apresentado como uma ferramenta importante para os negócios otimizarem seus atendimentos e suas vendas. Já falamos aqui sobre os usos e vantagens do WhatsApp Business e como a API de Whatsapp potencializa o atendimento do seu cliente, mas você já pensou no uso da API do WhatsApp para farmácias e drogarias?

Esse é mais um exemplo de aplicação desse tipo de recurso e de oportunidade que ele representa para a sua software house. Então, se você atende ou pretende atender esse segmento, neste artigo te explicaremos tudo sobre o uso do WhatsApp dentro do contexto farmacêutico e como você pode oferecer essa solução aos seus clientes. Vamos lá?

O que é uma API de WhatsApp?

A API de WhatsApp é uma tecnologia que permite integrar os recursos do WhatsApp a outros sistemas, como: o seu ERP, ferramentas de CRM e atendimento, por exemplo. Isso significa tornar o “zap” ainda mais fácil de acessar e um canal de comunicação mais completo, versátil e eficiente. 

Portanto, uma WhatsApp API é um avanço das possibilidades e benefícios trazidos pelo WhatsApp para a captação de leads, a experiência do cliente e as estratégias de marketing e vendas.

Dentre as vantagens trazidas por esse recurso, podemos destacar:

  • Centralização da comunicação;
  • Atendimento com múltiplos usuários e um único número;
  • Agilidade e escalabilidade no atendimento;
  • Possibilidade de automatização das respostas;
  • Canal extra e próximo para divulgação e relacionamento;
  • Integração com outras ferramentas, dados e departamentos;
  • Aumenta a satisfação dos clientes;
  • Traz credibilidade para a marca.

API do WhatsApp para farmácias: uma inovação necessária no setor

Uma inovação essencial no setor farmacêutico

Que a transformação digital veio para ficar, não é novidade. Que ela trouxe diversas mudanças para os mais variados segmentos, produtos e serviços, também não. E isso não é diferente no caso do setor farmacêutico. 

A integração da tecnologia é um passo natural, esperado e necessário para a manutenção da relevância dos estabelecimentos no mercado.

E, no caso das farmácias e drogarias, que lidam diretamente com atendimento ao público e comercializam produtos ligados à saúde, bem-estar e conforto das pessoas, essa adaptação, evolução e modernização é ainda mais importante e essencial.

A boa notícia é que, recentemente, as regras do WhatsApp mudaram e agora as farmácias, drogarias e outras empresas da indústria farmacêutica podem utilizar o mensageiro para se comunicar com os clientes e vender produtos que não sejam medicamentos sujeitos a prescrição.

Como aplicar uma API de WhatsApp em negócios farmacêuticos?

Essa implementação do WhatsApp na rotina e estratégia de negócios farmacêuticos é extremamente interessante e vantajosa. Dá uma olhada nas possibilidades que seus clientes podem explorar através de uma API de WhatsApp:

Atendimento ao cliente

Primeiro, como não poderia deixar de ser, a API de WhatsApp para farmácias é uma ótima solução para otimizar o atendimento ao cliente, alcançá-los onde eles estão e aumentar a comodidade e satisfação deles, bem como as suas chances e taxas de conversão.

O WhatsApp permite uma interação rápida e próxima, e a tecnologia da API ajuda seus clientes a darem conta da demanda de forma mais organizada e profissional.

Chatbots de atendimento

Em um passo adiante dentro do contexto do atendimento, a API de WhatsApp também permite a configuração de chatbots e respostas automáticas. Esse tipo de recurso é interessantíssimo, pois expande o alcance e a qualidade do atendimento via aplicativo.

Os chatbots são capazes de solucionar automaticamente as principais dúvidas dos consumidores e dar os primeiros direcionamentos do atendimento. Isso diminui o tempo de resposta, otimiza o trabalho do time comercial e aumenta a satisfação do cliente.

Campanhas estratégicas de marketing

Outro uso interessante da API do WhatsApp para farmácias é para pensar e colocar em prática campanhas de marketing estratégicas. 

Isso porque a aplicação também fornece dados e estatísticas dos usuários, e recursos que podem ser usados para analisar o público e segmentar suas ações e conteúdos.

E, além de um meio, o WhatsApp pode ser também o destino de anúncios das redes sociais, encurtando a jornada do cliente e potencializando a conversão.

Pesquisas de satisfação

Ok, o WhatsApp para atendimento, marketing e comunicação é uma abordagem já bem conhecida e estabelecida. Agora, também é possível utilizar a API de WhatsApp para farmácias realizarem pesquisas de satisfação e otimizarem seus serviços.

E o melhor: é possível fazer isso de forma direta, manual, automatizada, utilizando os recursos e funcionalidades do próprio aplicativo… as possibilidades são muitas! Mas todas contam com a vantagem do Whats estar extremamente presente no dia a dia das pessoas e tornar esse tipo de processo mais descomplicado e com mais chances de adesão.

Venda de produtos

Como já falamos, o WhatsApp também pode, finalmente, ser utilizado como canal de vendas pelas farmácias e drograrias. Isso não inclui os medicamentos, drogas sujeitas a prescrição médicas, acessórios e itens de saúde, por conta da política de uso do aplicativo.

No entanto, os estabelecimentos farmacêuticos podem usar a API de WhatsApp para comercializar produtos de perfumaria, higiene, beleza, conveniência, alimentação e suplementos. E também, explorar os recursos de vendas do app: vitrine, catálogo e outros.

Comunicação com médicos

Um outro público comum das farmácias e drogarias são os médicos, laboratórios e representantes. Assim como os consumidores, esses stakeholders podem ser contatados via WhatsApp e a API pode auxiliar na otimização dessa comunicação.

É possível, por exemplo, usar o Whats para solicitar amostras grátis de produtos, consultar medicamentos, enviar e receber comunicados, conteúdos científicos e convites para ações e eventos.

Lembretes e agendamentos

Além disso, a API de WhatsApp para farmácias e drogarias pode ajudar a criar um verdadeiro serviço de utilidade e saúde pública para os consumidores. 

Estamos falando de utilizar o WhatsApp para enviar lembretes aos clientes e realizar agendamentos pensando, principalmente, em demandas recorrentes, como vacinações e medicamentos de uso contínuo, ou específicas, como teste de COVID. 

O que acha de oferecer todas essas vantagens para as farmácias de todo o Brasil através do seu sistema?

Viu só quanta coisa uma API de WhatsApp para farmácias pode proporcionar para esses estabelecimentos? Imagina o quanto os seus clientes ou potenciais clientes ficariam satisfeitos em poder contar com esse recurso dentro do seu sistema de gestão?

Pois é justamente isso que a nossa solução PlugMessage oferece! Ela é uma API de WhatsApp completa e pronta para você integrar por aí. Então, não deixe de saber mais sobre ela e considerá-la como uma nova feature para o seu software:

Integre ao WhatsApp

E para ir além, confira também o nosso Guia de WhatsApp Marketing e descubra como criar estratégias de venda e relacionamento com o aplicativo.

 

 

 

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