Entenda porque um sistema CRM integrado ao WhatsApp é uma oportunidade superinteressante para você e para seus clientes, e como viabilizar essa ideia!
Já pensou em ter seu sistema CRM integrado ao WhatsApp? Isso não só é possível, como é uma oportunidade que a sua software house não deveria perder.
Além de potencializar o valor da sua solução, essa integração multiplica suas chances de negócios. Por isso, preparamos este guia completo sobre ela para que você possa entendê-la e explorá-la da melhor forma.
Nos parágrafos e tópicos abaixo, você descobre desde o que é um CRM e como esse recurso funciona integrado ao WhatsApp até os benefícios imperdíveis dessa conexão e como viabilizá-la. Acompanhe!
O que é um CRM?
CRM vem de “Customer Relationship Management”, que pode ser traduzido como “Gestão de Relacionamento com o Cliente”. Conceitualmente falando, CRM diz respeito ao conjunto de práticas e sistemas que visam construir e manter um bom relacionamento com os consumidores.
Ou seja, CRM é muito mais do que um software – ainda que na prática consista em uma plataforma de gestão. É um nicho de estratégias focadas em entender as necessidades do cliente, se conectar com ele e conquistar sua confiança para, então, otimizar as personalizações, campanhas, vendas, resultados e retenção de uma marca.
Como funciona o CRM integrado ao WhatsApp?
O WhatsApp é o aplicativo de comunicação mais querido entre os brasileiros – instalado em 99% dos smartphones do nosso país! Por isso, pensar em um recurso tão importante como o CRM integrado ao WhatsApp é no mínimo interessante.
Essa integração funciona como uma solução para potencializar e facilitar a estratégia de comunicação e vendas de um negócio.
Assim como acontece com o envio de e-mail marketing, o CRM integrado ao WhatsApp permite organizar e automatizar os contatos feitos pelo mensageiro. E, portanto, garante uma alimentação mais inteligente e expressiva do funil de vendas. Desse modo, é possível elevar o/a:
- Número de potenciais clientes e leads;
- Relacionamento com tais públicos;
- Conversão (número de vendas fechadas);
- Nível do atendimento;
- Capacidade e qualidade do suporte;
- Índice de personalização das estratégias;
- Alcance e assertividade das ações de marketing promocional;
- Satisfação e fidelização de clientes;
- E muito mais!
Com o CRM integrado ao WhatsApp, ganha-se uma visão mais ampla do relacionamento com o cliente e novas oportunidades de atender suas necessidades e expectativas. Isso, a partir da combinação do melhor dos dois mundos: humanização e automação, personalização em larga escala, máximo de retorno com o mínimo de esforço.
Quais são os benefícios de integrar o CRM ao WhatsApp?
Existem muitas vantagens de integrar esses dois recursos de relacionamento e comunicação, e vamos te contar as principais agora mesmo. Um CRM integrado ao WhatsApp:
Facilita a prospecção de leads
O WhatsApp é reconhecido e apreciado pela grande maioria das pessoas, por sua popularidade, aderência e praticidade.
Sendo assim, incluir o “zap” dentre os botões e destinos de conteúdos promocionais é uma ótima aposta para potencializar a conversão e a prospecção de leads.
O contato via WhatsApp é descomplicado e acessível, e, através da integração com o CRM, os dados dos clientes e conversas são salvos automaticamente no sistema e o lead é adicionado ao pipeline da marca.
Assim, fica mais fácil para o time comercial, que não perde tempo e nem oportunidades de negócio, e também para o cliente, que não precisa repetir informações.
Embasa os fluxos de remarketing
Integrando as informações das interações com os clientes via WhatsApp com os dados e estratégias do sistema CRM é possível ter um banco de dados supercompleto, organizado e de fácil acesso sobre os consumidores.
E isso permite criar fluxos de remarketing embasados no comportamento de consumo dos clientes e potencializar o contato com eles, aprimorando sua retenção, conversão e fidelização.
Agiliza o envio de propostas
Assim como qualquer outra integração, ter um CRM integrado ao WhatsApp é sinônimo de agilidade. Depois do prospect se tornar um lead, você pode acelerar o fechamento do negócio a partir do envio rápido de uma proposta.
Com a integração, os dados ficam num só lugar e é muito mais fácil elaborar e enviar uma proposta personalizada para o cliente. Sem contar que ele recebe o arquivo rápida e diretamente no WhatsApp, o que garante altas chances de visualização e que o desenrolar da negociação aconteça de forma mais simples, eficiente e positiva.
Permite a escalabilidade no atendimento por meio de automações
Outra oportunidade gerada a partir de um CRM integrado ao WhatsApp é a de escalar o atendimento sem grandes dificuldades.
Isso porque existem diversas soluções de automatização que podem ser exploradas para ampliar a capacidade do time comercial e tornar a disponibilidade da empresa ininterrupta, como chatbots e mensagens automáticas pré-programadas.
No entanto, com os dados do CRM e do WhatsApp integrados e centralizados, essa automação se torna ainda mais viável e efetiva. O atendimento ganha escalabilidade sem perder agilidade, humanidade e qualidade.
Aumenta o número de vendas
Com uma prospecção mais fácil, um atendimento descomplicado e automatizado, e uma negociação rápida e eficaz, os resultados de vendas também se ampliam. Isso tanto em termos de taxa de conversão quanto de oportunidades de negócio.
Ou seja, contar um CRM integrado ao WhatsApp é uma estratégia para elevar o poder de convencimento e identificação das campanhas, de fechamento do time comercial e de vendas, rendimento e crescimento de uma marca.
Como integrar o WhatsApp ao meu sistema CRM?
Com o PlugMessage da TecnoSpeed, fica fácil tornar essa oportunidade uma fonte concreta de receita e valorização do seu sistema. Ele é a nossa API de WhatsApp: simples, intuitiva, multifuncional – são mais de 20 features em uma única integração.
Em outras palavras, ela é a melhor forma de integrar o seu sistema CRM com o WhatsApp. Além de levar todos os recursos do mensageiro para dentro do seu sistema, ela permite que você desenvolva soluções baseadas no Whatsapp e nas necessidades dos seus clientes.
Para terminar de te convencer a aderir essa solução e agarrar essa oportunidade que apresentamos neste texto, queremos apenas reforçar que todas as vantagens que citamos se tornaram benefícios do seu sistema. Vai perder essa chance de tornar sua solução ainda mais completa e atrativa?